Instituições financeiras
Conciliação de movimentos em conta corrente bancária
BANCOS.RQ-039
Descrição
A conciliação consiste na comparação dos lançamentos do extrato de uma conta bancária com os movimentos em conta corrente do sistema, de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise, em determinada data.
Fluxo normal
Para realizar a conciliação bancária é necessário que a conta corrente esteja cadastrada na interface FINANC.CAD_CONTAS_CORRENTES.
Para que a conciliação do extrato bancário se dê de forma completa, é necessário que sejam realizados os movimentos nos títulos e lançados na conta corrente, todos os valores que entram e que saem do caixa. Esses valores podem ser lançados nos títulos do contas a receber ou a pagar, ou então diretamente na interface CAIXAS.CAD_LANC_CAIXA_CONTAS_CORRENTES.
- Para realizar a conciliação bancária é necessário baixar do site do banco o extrato bancário da conta corrente em formato "OFX";
- Após, acessar a interface CONBANC.CAD_CONCILIACOES_BANCARIAS;
- Nesta tela, clicar em [b:Importar];
- Após importar, clicar em [b:Listar]. Serão apresentados vários registros. Cada registro equivale a um movimento na conta-corrente. Esses movimentos podem ser identificados por:
- CASH - Saque de valor
- DEBIT - Débitos da conta, pagamentos
- DEP - Depósitos na conta, recebimentos
- XFER - Transferências
- CHECK - Cheques
- Ao abrir o registro e clicar em [b:Alterar] no campo "Conciliação:" aparecerão os registros deste dia, nesta conta que possam ser relacionados ao movimento do extrato;
- Quando não houver registros no dia com essas especificações, o sistema não apresentará nada;
- Quando for um registro que não está nos lançamentos de conta-corrente, ao clicar em [b:Incluir lançamento caixa] o sistema criará um registro no valor do movimento do extrato.