Comissões e verba para descontos dos vendedores.
Saldo "flex" ou verba de descontos de vendedores
CAIVEN.RQ-004
Descrição
O sistema permite manter um conta corrente para controle de descontos e acréscimos realizados pelos vendedores. O objetivo deste controle é dar liberdade para o vendedor negociar o preço com o cliente sem que isso se torne a origem de prejuízos para a empresa.
O conceito é disponibilizar um determinado valor que o vendedor pode utilizar como ferramenta para fechar vendas com preços unitários abaixo do valor de lista:
- Vendas realizadas abaixo do preço de lista irão consumir o saldo "flex" do vendedor (caixa flex débito).
- Vendas realizadas acima do preço de lista irão agregar ao saldo "flex" do vendedor (caixa flex crédito).
- O vendedor não pode ficar com saldo "flex" negativo.
O controle do saldo é realizado da seguinte forma:
- Cada vendedor tem um caixa (conta corrente) onde são lançados os movimentos referentes às diferenças entre o preço praticado e o preço de lista. Essa movimentação é realizada apenas no momento da emissão do documento de venda, gerando um saldo que representa a verba de descontos disponível para o vendedor.
- Cada pedido que tenha alguma quantidade pendente de entrega e que pratica um preço abaixo do de lista, gera um valor (negativo), ainda não lançado no caixa "Flex" mas que é considerado para novas vendas. No momento do faturamento/entrega deste pedido, este valor "desaparece" do pedido e é efetivamente lançado no respectivo conta corrente.
- Cada pedido que tenha alguma quantidade pendente de entrega e que pratica um preço acima do de lista, gera um valor (positivo), ainda não lançado no caixa "Flex", que é reportado ao vendedor mas que não é considerado para novas vendas. No momento do faturamento/entrega deste pedido, este valor "desaparece" do pedido e é efetivamente lançado no respectivo conta corrente.
- Durante o processo de emissão do documento de venda (documento em manutenção), também são considerados valores negativos e positivos assim como no pedido.
- Quando o documento de venda é finalmente emitido, diferenças entre o preço praticado e o de lista são efetivamente lançados no caixa de controle "Flex" do vendedor.
- Devoluções do cliente, cancelamentos de documentos e outras operações que "desfazem" a venda geram lançamentos no caixa abatendo os da venda proporcionalmente às quantidades devolvidas/canceladas/etc.
- Cancelamentos de pedidos, entregas parciais, são tratados, de forma que os lançamentos são realizados somente sobre as quantidades efetivamente entregues.