Carregamento

Índice

Pedidos do carregamento

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS

Descrição

Processamento de pedidos vinculados ao carregamento.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de manutenção de itens do carregamento:

Campos:

Campo para seleção dos pedidos que serão vinculados a este carregamento.

Como opção, são apresentados pedidos que atendem aos seguintes critérios:
  • O tipo de pedido é de categoria "Venda" ou "Transferência".
  • A situação do pedido está dentro do filtro estabelecido na preferência ERP.CARREG.FILTRO_PEDIDOS.
  • O pedido não está em um carregamento ou já está neste carregamento ou está em um carregamento que a situação é uma das situações definidas na preferência ERP.CARREG.FILTRO_CARREGAMENTOS.
  • Atendem aos filtros de pesquisa de estabelecimento, cidade, bairro, data do pedido (este se refere a data de conclusão/emissão), data para entrega, tipo de pedido e/ou vendedor.
  • Pedidos devem possuir um endereço de entrega informado no pedido.

Será apresentado a palavra "BLOQUEADO" quando:
  • Destinatário está marcado como "bloqueado" no seu cadastro.
  • Destinatário do pedido é igual ao emitente. P.ex.: Pedidos de CONSUMO, onde o estabelecimento é o emitente e o destinatário do pedido.
LOP a ser aplicado em todos os títulos do tipo BOLETO.
O LOP padrão a ser apresentado no campo pode ser definido informando o ID do LOP desejado no valor da preferência CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.FINANCEIRO_BOLETOS.UN_LOP.DEFAULT_VALUE.
Natureza de operação utilizada para geração do documento de saída. Caso não informado será utilizado a natureza padrão para cada tipo de pedido.

Somente são apresentadas naturezas de saída, e que são liberadas para todas as espécies, ou para espécie de ENTREGA
Seleção dos pedidos para emissão dos documentos do carregamento.
Ordem para entrega do documento. Permite definir um número que estabelece a ordem com que os documentos/mercadorias do carregamento devem ser entregues.
Permite filtrar os pedidos por estabelecimento. Este filtro será utilizado na função Vincular pedidos.
Data de saída a ser informada nos documentos.

Esta informação não está sendo utilizada.
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Cidade do cliente
Permite filtrar os pedidos por bairro de entrega. Este filtro será utilizado na função Incluir pedidos.
Permite filtrar os pedidos por data de conclusão. Este filtro será utilizado na função Incluir pedidos.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Indica o tipo de frete a ser aplicado ao orçamento/pedido.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Permite filtrar os pedidos por data de entrega. Este filtro será utilizado na função Incluir pedidos.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Permite filtrar os pedidos por tipo de pedido. Este filtro será utilizado na função Incluir pedidos.
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Número de identificação do prédio no logradouro.
Código do município conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este código é obrigatório para algumas operações, tais como, emissão de NFe e SPED.

Não devem ser utilizado os dois primeiros dígitos a esquerda do código IBGE, apresentado nas consultas realizadas nos links abaixo indicados.
Ex: Novo Hamburgo/RS, apresenta o código 43-13409. Deve ser ignorado o 43-.

A lista de municípios e seus respectivos códigos pode ser consultada no website do IBGE, consultado por estado (clicando na sigla do estado):
http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php?lang=

Consulte também: https://www.tomweb.receita.fazenda.gov.br/TomWeb/SubMenuMunicipios.jsf

Para cidades do exterior (país diferente de Brasil) deve ser informado o código 99999.
Permite filtrar os pedidos por vendedor. Este filtro será utilizado na função Incluir pedidos.
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Define a classificação/prioridade de atendimento do pedido.
Ver também Classificações de pedidos.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Apresentar pedidos de CONSUMIDOR FINAL para seleção e inclusão dos pedidos no carregamento.
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Caso "Sim" as observações informadas no pedido serão incluídas nos dados adicionais dos documentos gerados a partir do pedido.
Espécie e numero de documento vinculado ao carregamento, informando a situação atual do documento.
M = Manutenção
P = Pendente
V = Em Lote
A = Aprovado
I = Emitido
E = Entregue
9 = Retornado Integralmente
C = Cancelado
D = Denegado
X = Inutilizado


Chave de identificação interna
Chave de identificação interna
Apresenta o carregamento anterior que foi feita tentativa de entregar as mercadorias do pedido.
Próximo carregamento que será feita tentativa de entregar as mercadorias do pedido.
Permite filtrar os pedidos pela rota utilizada. Este filtro será utilizado na função Incluir pedidos.
Relação de pedidos para o usuário selecionar quais deseja incluir no carregamento.
Define qual é o estabelecimento do documento que deve ser vinculado ao carregamento.

Este campo não é necessário ao ser informado uma chave de acesso.
Define qual é a espécie do documento que deve ser vinculado ao carregamento.

Este campo não é necessário ao ser informado uma chave de acesso.
Define qual é a série do documento que deve ser vinculado ao carregamento.

Este campo não é necessário ao ser informado uma chave de acesso.
Define qual é o número do documento que deve ser vinculado ao carregamento.

Este campo não é necessário ao ser informado uma chave de acesso.
Define qual é a chave de acesso do documento que deve ser vinculado ao carregamento.

Este campo não é preciso ser informado quando preenchido estabelecimento, espécie, série e número.
Tipo de impressão que se deseja utilizar: matricial ou PDF.

Este campo somente é apresentado quando a preferência CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECIONAR_MODELO_IMPRIMIR_PEDIDOS estiver com valor S.
  • Matricial - Imprime matricial. Utiliza o layout definido nos tipos de pedidos.
  • PDF - Imprime PDF. Utiliza o modelo definido nos tipos de pedidos.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
VENDACIFSÃO LEOPOLDONão
COMPRAFOBSÃO PAULOSim
AMOSTRADDPALVORADANão
ORDEM_DE_SERVICOCIFPARISSim
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Incluir pedidos

Inclui pedidos ao carregamento.
Topo

Custom

Emitir o documento fiscal
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

NFe

Permite gerar os documentos para os pedidos selecionados.
A espécie dos documentos será a espécie padrão informada no cadastro do estabelecimento.
O botão somente será apresentado caso a conferência dos pedidos esteja concluída.
Caso seja necessário realizar a entrega de um carregamento sem conferência a preferência CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SQL_PERMISSOES_SEM_CONFERENCIA deve ser configurada para customizar as condições que irão definir se deve permitir gerar entregas/documentos do carregamento sem conferência.
Comportamento:Topo

Vincular pedidos

Vinculação entre o carregamento e o pedido.
Comportamento:Topo

Financeiro

Opção de seleção do banco para geração do financeiro (títulos do contas a receber).
Comportamento:Topo

Liberar pedido de carregamento

Liberar o pedido deste carregamento.
Se o carregamento já foi emitido, a data de transito do pedido é retirada e sua situação volta para "Pendente".
Se o carregamento ainda não foi emitido, então o respectivo item do carregamento é removido.
Topo

Imprimir documentos

Impressão de todos os documentos existentes na lista apresentada.
Topo

Entregar

Permite gerar os documentos de entrega para os pedidos selecionados.
O botão somente será apresentado caso a conferência dos pedidos esteja concluída.
Caso seja necessário realizar a entrega de um carregamento sem conferência a preferência CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SQL_PERMISSOES_SEM_CONFERENCIA deve ser configurada para customizar as condições que irão definir se deve permitir gerar entregas/documentos do carregamento sem conferência.
Comportamento:Topo

Imprimir títulos

Emissão de financeiro de todos os títulos que possuem um layout padrão para impressão definido no tipo de título.
Comportamento:Topo

Gerar boletos

Geração e emissão dos títulos a receber do tipo BOLETO bancário para todos os documentos selecionados.
Comportamento:Topo

Alterar

Permite a alteração de todos os registros listados.
VENDASÃO LEOPOLDONão
COMPRASÃO PAULOSim
AMOSTRAALVORADANão
ORDEM_DE_SERVICOPARISSim
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Vincular documentos

Rotina para vincular documentos de outros carregamentos que não foram entregues ao destinatário.
Comportamento:Topo

Retirar entrega pendente

Remover documento de entrega pendente.
Topo

Incluir pedidos

Vincular pedidos ao carregamento.
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Incluir documento

Inclui um documento (nota ou entrega, por exemplo) ao carregamento que está com a situação "manutenção". Deve ser informado estabelecimento, espécie, série, número OU chave de acesso da nota fiscal.

Podem ocorrer os seguintes casos:
Comportamento:Topo

Gerar documento fiscal

Gera o documento fiscal para o pedido selecionado.
Topo

Gerar documentos

Gera os documentos para o carregamento com a espécie de documento selecionada.
Topo

Gerar entrega

Permite gerar o documento de "entrega" para o pedido selecionado.
Topo

Imprimir pedido

Realizar a impressão do pedido
Topo

Imprimir pedidos

Permite imprimir todos os pedidos que estavam listados.

O campo para selecionar o tipo de impressão só é apresentado quando a preferência CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECIONAR_MODELO_IMPRIMIR_PEDIDOS estiver com valor S. Caso contrário, será utilizado matricial se o usuário possuir uma impressora padrão e PDF caso não possuir impressora definida.
Comportamento:Topo

Reemprimir

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Topo

Salvar e imprimir os títulos

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Topo

Vincular pedidos

Vincula pedidos ao carregamento.

Configurações

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.ALERTAR_MOTORISTA

Alertar se motorista não está preenchido no carregamento

Apresentar mensagem de alerta caso o campo de "Motorista" não esteja preenchido no carregamento.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.ALERTAR_TRANSPORTADOR

Alertar se transportador não está preenchido no carregamento

Apresentar mensagem de alerta caso o campo de "Transportador" não esteja preenchido no carregamento.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.ALERTAR_VEICULO

Alertar se veículo não está preenchido no carregamento

Apresentar mensagem de alerta caso o campo de "Veículo" não esteja preenchido no carregamento.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.LAYOUT_IMPRIMIR_PEDIDOS

Layout para impressão PDF dos pedidos

Define o layout que a opção "Imprimir pedidos" utiliza. Quando não informado, assume o modelo definido no tipo de pedido.

Tipo: TEXT

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.ORDER_IMPRIMIR_PEDIDOS

Ordenação dos pedidos a serem impressos

Define a ordenação dos pedidos que serão impressos na ação de "Imprimir pedidos".

Alias:

  • ped: pedido
  • carreg: carregamento
  • pcli: pessoa do cliente

Tipo: TEXT

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.PERMITE_DOCUMENTO_SEM_CONFERENCIA

Permite gerar documentos sem conferência de carregamento

Permite definir se deve permitir gerar documentos mesmo se não houver uma conferência de carregamento concluída ou concluída com divergência.
Por padrão será permitido.
Essa preferência somente será verificada se a preferência CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SQL_PERMISSOES_SEM_CONFERENCIA não estiver nula, ou se o resultado do SQL informado for nulo.

Tipo: FLAG

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.PERMITE_ENTREGA_SEM_CONFERENCIA

Permite gerar entregas sem conferência de carregamento

Permite definir se deve permitir gerar entregas mesmo se não houver uma conferência de carregamento concluída ou concluída com divergência.
Por padrão será permitido.
Essa preferência somente será verificada se a preferência CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SQL_PERMISSOES_SEM_CONFERENCIA não estiver nula, ou se o resultado do SQL informado for nulo.

Tipo: FLAG

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECAO_DOCUMENTOS_CHEQUE_CABECALHO

Cabeçalho dos documentos para vinculo com o cheque

Cabeçalho dos documentos para vínculo com o cheque.

Tipo: TEXT

Valor padrão: |Estab|Espécie|Documento|Cliente|Nome completo| Valor total| Saldo disponível|Data emissão|Data retorno|Observações|Plano pagamento|

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECAO_DOCUMENTOS_CHEQUE_SQL

SQL utilizado para apresentar os pedidos para víncular a um cheque

SQL utilizado para apresentar os pedidos disponíveis para vinculo com um cheque.

Tipo: TEXT

Valor padrão: select pd.id as pd_id , '|'||estab.nome_estabelecimento || '|' || esp.especie ||'|'||doc.numero || '|' || pess.pessoa || '|' || pess.nome_completo || '| '|| to_char(doc.valor_total, '999,999,999.99') || '| '|| to_char( (doc.valor_total -coalesce(pd.valor_desconto,0) - pd.valor_devolucoes -pd.valor_cheque ), '999,999,999.99') || '|' || to_char(pd.data_emissao,'dd/MM/yyyy') || '|' || to_char(car.data_retorno_carregamento ,'dd/MM/yyyy') || '|' || coalesce(pedi.observacoes,'') || '|' || coalesce(pg.plano_pagamento,'') || ' |' as valor , pess.pessoa as cliente , pess.nome_completo as cliente_nome from pedidos_carregamentos pd inner join pedidos pedi on pedi.id = pd.pedido_id inner join doc_entradas_saidas doc on doc.id = pd.documento_id inner join especies esp on esp.id = doc.especie_id inner join pessoas pess on pess.id = pedi.cliente_id inner join estabelecimentos estab on estab.id = doc.estabelecimento_id inner join tipos_pedidos tp on tp.id = pedi.tipo_pedido_id inner join carregamentos car on car.id = pd.carregamento_id left join planos_pagamentos pg on pg.id = doc.plano_pagamento_id where pd.data_emissao is not null and pd.confirmar_entrega = 'N' and pd.carregamento_id = ? order by car.data_retorno_carregamento asc

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECAO_DOCUMENTOS_TENTATIVA_CABECALHO

Cabeçalho para apresentação dos documentos que devem ser vinculados ao novo carregamento

Cabeçalho para apresentação dos documentos que devem ser vinculados ao novo carregamento.
Valor padrão:
Estab.DocumentoPedidoTipo pedidoClienteNome completo Valor total Emissão Data retorno Observações

Tipo: TEXT

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECAO_DOCUMENTOS_TENTATIVA_SQL

Comando SQL para apresentar os documentos que podem ser vinculados ao carregamento

Comando SQL para apresentar os documentos que podem ser vinculados ao carregamento.

Valor padrão:

select  pd.id as pd_id 
, '|'||estab.nome_estabelecimento
|| '|' || doc.numero 
|| '|' || pedi.pedido
|| '|' || tp.tipo_pedido
|| '|' || pess.pessoa
|| '|' || pess.nome_completo
|| '| '|| pedi.valor_total
|| '|' || to_char(pd.data_emissao,'dd/MM/yyyy')
|| '|' || to_char(car.data_retorno_carregamento ,'dd/MM/yyyy')
|| '|' || coalesce(pedi.observacoes,'') || '|' as valor 
, pess.pessoa as cliente 
, pess.nome_completo as cliente_nome 
from pedidos_carregamentos pd
inner join pedidos pedi on pedi.id = pd.pedido_id
inner join pessoas pess on pess.id = pedi.cliente_id
inner join estabelecimentos estab on estab.id = pedi.estabelecimento_id
inner join tipos_pedidos tp on tp.id = pedi.tipo_pedido_id
inner join carregamentos car on car.id = pd.carregamento_id 
inner join doc_entradas_saidas doc on doc.id = pd.documento_id 
where pd.data_emissao is not null 
   and pd.data_entrega is null 
   and pd.proxima_tentativa_id is null 
   and pd.carregamento_id != ? 
   and car.data_retorno_carregamento is not null
   and doc.situacao_documento in ('I') 
order by car.data_retorno_carregamento asc

Tipo: SOURCE_CODE

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECAO_PEDIDOS_CABECALHO

Cabeçalho para apresentação dos pedidos que podem ser gerados

Cabeçalho para apresentação dos pedidos que podem ser gerados.
Valor padrão:
EstabPedidoTipo pedidoClienteNome completo Valor totalObservações

Tipo: TEXT

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECAO_PEDIDOS_SQL_ENTREGA

SQL para apresentação dos pedidos para os quais deve ser gerados os documento (ENTREGA)

SQL para apresentar os pedidos que devem ser gerados documento para a tela de ENTREGA:
Valor padrão:

select  pd.id as pd_id 
,coalesce( (select sum(quantidade_temporaria) from itens_pedidos where pedido_id=pedi.id),0) as qtde 
, '|'||estab.nome_estabelecimento
|| '|' || pedi.pedido
|| '|' || tp.tipo_pedido
|| '|' || pess.pessoa
|| '|' || pess.nome_completo
|| '| '|| pedi.valor_total
|| '|' || coalesce(pedi.observacoes,'') || '|' as valor 
, pess.pessoa as cliente 
, pess.nome_completo as cliente_nome 
from pedidos_carregamentos pd
inner join pedidos pedi on pedi.id = pd.pedido_id
inner join pessoas pess on pess.id = pedi.cliente_id
inner join estabelecimentos estab on estab.id = pedi.estabelecimento_id
inner join tipos_pedidos tp on tp.id = pedi.tipo_pedido_id
where pd.data_emissao is null
and pd.carregamento_id = ?
and pedi.situacao not in ('C')
and tp.tipo_pedido like '%XXX'
order by pess.nome_completo

Tipo: SOURCE_CODE

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECAO_PEDIDOS_SQL_SELECAO

SQL para apresentação dos pedidos para os quais deve ser gerados os documento (NFEs)

SQL para apresentar os pedidos que devem ser gerados os documentos para a tela de SELECAO.
Valor padrão:

select  pd.id as pd_id 
,coalesce( (select sum(quantidade_temporaria) from itens_pedidos where pedido_id=pedi.id),0) as qtde 
, '|'||estab.nome_estabelecimento
|| '|' || pedi.pedido
|| '|' || tp.tipo_pedido
|| '|' || pess.pessoa
|| '|' || pess.nome_completo
|| '| '|| pedi.valor_total
|| '|' || coalesce(pedi.observacoes,'') || '|' as valor 
, pess.pessoa as cliente 
, pess.nome_completo as cliente_nome 
from pedidos_carregamentos pd
inner join pedidos pedi on pedi.id = pd.pedido_id
inner join pessoas pess on pess.id = pedi.cliente_id
inner join estabelecimentos estab on estab.id = pedi.estabelecimento_id
inner join tipos_pedidos tp on tp.id = pedi.tipo_pedido_id
where pd.data_emissao is null
and pd.carregamento_id = ?
and pedi.situacao not in ('C')
and tp.tipo_pedido not '%XXX'
order by pess.nome_completo

Tipo: SOURCE_CODE

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SELECIONAR_MODELO_IMPRIMIR_PEDIDOS

Selecionar modelo para imprimir pedidos

Permite definir se deve apresentar um campo para selecionar qual tipo de impressão será feita: matricial ou PDF.

Quando a preferência estiver vazia, assume que não permite selecionar. Neste caso, será utilizado matricial se o usuário possuir uma impressora padrão e PDF caso o contrário.

Tipo: FLAG

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.SQL_PERMISSOES_SEM_CONFERENCIA

SQL para customização das condições que permitem gerer documentos para carregamentos sem conferência

Esta preferência permite customizar as condições que irão definir se deve permitir gerar entregas/documentos do carregamento sem conferência. Isso deve ser feito através de um SQL que recebe o ID do carregamento como parâmetro (representado no SQL com um "?") e que deve retornar duas colunas:

  • PERMITE_ENTREGA_SEM_CONFERENCIA: Deve informar "S" ou "N" para indicar se poderão ser geradas entregas.
  • PERMITE_DOCUMENTO_SEM_CONFERENCIA: Deve informar "S" ou "N" para indicar se poderão ser gerados documentos fiscais.

Se o SQL não retornar uma linha ou se uma das colunas retornar null, então a decisão fica por conta das respectivas preferências de estabelecimento:

Exemplo: Não bloquear a emissão dos documentos ou das entregas para os carregamentos cuja placa do veículos seja XXX-9999:
SQL
select case when placa_veiculo = 'XXX-9999' then 'S' end as PERMITE_ENTREGA_SEM_CONFERENCIA
, case when placa_veiculo = 'XXX-9999' then 'S' end as PERMITE_DOCUMENTO_SEM_CONFERENCIA
from carregamentos where id = ?

Tipo: SOURCE_CODE

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.UTILIZAR_METODO_ENTIDADE

Utilizar o método centralizado na entidade para incluir os itens no documento

Utilizar o método centralizado na entidade para incluir os itens no documento

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

CARREG.CAD_CARREG_PEDIDOS.VALIDAR_SITUACAO_CARREGAMENTO_VINCULAR

Validar a situação do carregamento ao vincular um documento referenciado a outro carregamento

A preferencia define se deve apresentar a mensagem de erro quando realizado o vinculo de um documento ao carregamento que já possui registro de saída.
Por padrão é marcado, apresentando o erro.

Tipo: FLAG

Regras

Ajustar campos incluir documento

Ajusta os campos da função de incluir documento, deixando o campo de número e chave de acesso como obrigatórios. Ao ser informado um dos campos, o oposto deve ficar opcional.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Incluir documento"
  • Ao alterar campo "Chave acesso" do formulário "Incluir documento"
  • Ao alterar campo "Número" do formulário "Incluir documento"

Ajustar formato dos pedidos da rota

Ajuda o campo "Pedidos a incluir" para ser uma tabela de pedidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Incluir pedidos"

Ajustar imprimir pedidos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir pedidos"

Imprimir títulos

Imprimir os títulos que estão vinculados a este documento

Montar interface

Montar a interface de títulos informando:
  • Todos os documentos que possuem um boleto como saída, e podem gerar um título impresso.
  • Todos os LOPS permitidos para seleção do usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar boletos"

Montar interface de inclusão de pedidos

Montar interface de inclusão de pedidos
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Vincular pedidos"

Montar interface impressão financeiro

Apresentar a interface de impressão do financeiro.
  • Todos os títulos que teriam um layout padrão para impressão.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir títulos"

Montar tela de financeiro

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Financeiro"

Montar tela de query

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Montar tela de seleção

Apresentar a tela para seleção de documentos a serem gerados para o mesmo lote
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Entregar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "NFe"

Montar tela de vincular outros documentos

Popular o checklist com os documentos que não foram entregues ao cliente e estão vinculados a outros carregamentos
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Vincular documentos"

Popular pedidos por rota

Popula a relação de pedidos que podem ser usados na rota selecionada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Incluir pedidos"
  • Ao alterar campo "Rota" do formulário "Incluir pedidos"

Redirecionar imprimir pedidos

Somente apresentará o campo para seleção do tipo de impressão na função "imprimir pedidos" quando configurado na preferência - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = !.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inicializar o componente formulário "Imprimir pedidos"

Remover ações conforme contexto

Remove a ação de gerar documentos e gerar entregas conforme preferências.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Remover botoes

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Remover botão lista

Remover os botões na lista
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"