Clientes

Índice

Cliente por estabelecimento

CLIENT.CAD_CLIENTES_ESTABELECIMENTOS

Descrição

Manutenções das especificações do cliente em um estabelecimento.

Serão aplicadas as configurações do cadastro de Clientes para as configurações não informadas nesta interface.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cliente:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Indica a finalidade que o cliente/destinatário dará para mercadoria. Caso não informado será utilizado o padrão existente no cadastro do cliente.
  • Revenda - Destinatário está comprando a mercadoria para revender. No XML é informado 0 = normal.
  • Consumo - Destinatário está comprando a mercadoria para consumo ou ativo imobilizado. No XML é informado 1 = consumidor final.
Define como deve ser tratada a informação da existência de estoque disponível (quantidade em estoque - quantidade reservada em pedidos > 0) para atender quantidades solicitadas dos itens do pedido/OS, caso não definido no cadastro do cliente para o estabelecimento.
Se não houver nada definido no cadastro do cliente para o estabelecimento ou neste campo o sistema, seguirá a regra geral definida no atributo VALIDAR_ESTOQUE_NO_FECHAMENTO_PEDIDO do tipo de pedido.
O tratamento será realizado nas interfaces de emissão (conclusão ou fechamento) dos pedidos/OSs onde poderá ser apresentada a relação de produtos sem disponibilidade de estoque com opção para bloquear a emissão do pedido.
  • Nada - Não é feito nenhum tipo de verificação dos estoques e não emite nenhuma mensagem para o usuário.
  • Alertar - Apresenta mensagem para o usuário com a relação de itens com indisponibilidade de estoque, mas permite a conclusão do pedido.
  • Erro - Apresenta mensagem para o usuário com a relação de itens com indisponibilidade de estoque e não permite a conclusão do pedido.
Arquivo PDF do documento deve ser enviado por e-mail.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo XML do documento deve ser enviado por e-mail.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo PDF do boleto deve ser enviado por e-mail.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivos anexos do documento deve ser enviado por e-mail.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo PDF sobre o lote deve ser enviado por e-mail
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de ICMS efetivos de ICMS.


Caso informado "Padrão" é utilizado a opção definida na natureza de operação.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente na natureza de operação
  • Não Imprimir - Informação não deve ser informada na DANFE
  • Imprimir - Informação deve ser informada na DANFE
Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de Base de cálculo e ICMS retido por ST.


Caso informado "Padrão" é utilizado a opção definida na natureza de operação.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente na natureza de operação
  • Não imprime - Informação não deve ser informada na DANFE
  • Imprime - Informação deve ser informada na DANFE
Valor de limite de crédito para compras pelo cliente.
O valor de crédito pode ser considerado como a capacidade de endividamento do cliente junto à empresa ou o valor máximo a ser devido pelo cliente.
Caso não informado, o limite de crédito não será verificado (cliente fica com crédito ilimitado).
Valor de crédito disponível para compras pelo cliente, calculado por:
valor de limite de crédito - valor de crédito tomado
Valor de títulos a receber em aberto (devidos pelo cliente - vencidos e vincendos) + valor de pedidos em aberto/pendentes (ainda não faturados).
Valor que o cliente tem a pagar para o estabelecimento:
  • Saldos dos títulos - Títulos a pagar para o cliente abatem do crédito tomado
  • Documentos sem títulos que não estejam nas situações Retornado integralmente, Cancelado, Denegado, Rejeitado ou Inutilizado (desconsidera o valor de itens que itens que não estejam marcados para gerar financeiro).
  • Pedidos das categorias Venda, Serviços ou Representação que não tenham títulos e que não estejam na situação Manutenção, Emitido, Vencido, Perdido ou Cancelado.
Indica de se sistema ao enviar arquivo CNAB permite instrução de protesto.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Dias antes do vencimento para concessão do desconto no título.
0: Igual ao dia do vencimento
>=1:Número de dias antes do vencimento.
Valor percentual para concessão do desconto do título.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZRevendaPadrãoPadrãoPadrãoPadrãoPadrãoPadrãoPadrãoNão
FILIAL 1ConsumoNão enviarNão enviarNão enviarNão enviarNão enviarNão ImprimirNão imprimeSim
FILIAL 2RevendaEnviarEnviarEnviarEnviarEnviarImprimirImprimeNão
CD-RSConsumoPadrãoPadrãoPadrãoPadrãoPadrãoPadrãoPadrãoSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.