Clientes

Índice

Conceitos de clientes

CLIENT.CAD_CONCLI

Descrição

Manutenção dos conceitos que podem ser aplicados aos clientes.

Campos:

Conceito do cliente.
Ex:
  • SOMENTE A VISTA
  • CRÉDITO SUSPENSO
  • ATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIO
  • INATIVO
  • A VISTA SEM CADASTRO COMPLETO
Indica e classifica o conceito, sendo que o maior número define o pior conceito.
Indica as categorias do pedido que podem utilizar este conceito. Quando não for informado nada, poderá ser usada em todas as categorias.
  • Agrupador - Define que é um pedido que agrupa outros pedidos. obrigatoriamente não pode possuir itens.
  • Compra - Tipos de pedidos que irão gerar uma entrada de produtos no estoque. Ex: Ordem de Compra.
  • Consumo - Tipo de pedido para realizar o consumo de produtos ou serviços para realização da produção/manufatura/beneficiamento.
  • Orçamento - Tipos de pedidos que representam apenas algum tipo de orçamento ou cotação. Estes pedidos não irão movimentar estoque.
  • Produção - Tipo de pedido para realização da produção/manufatura/beneficiamento.
  • Representação - O tipo de pedido de representação é quando o estabelecimento não é o Fornecedor ou Cliente.
  • Serviço - Define um pedido para prestação de serviço. Ex, consultoria, mão-de-obra, etc.
  • Transferência - Pedidos de transferência entre uma filial e sua matriz, ou filial para filial ou matriz para filial.
  • Outro - Define um pedido especial. Ex, um pedido interno que não é um pedido de venda nem de compra.
  • Venda - Tipos de pedidos que representam uma venda.
Indica se é permitida, ou não, a venda para clientes com este conceito. Este bloqueio somente ocorre quando o tipo de pedido estiver marcado para bloquear clientes bloqueados OU se o plano de pagamento utilizado tiver a opção "Restringir clientes com conceito bloqueado" marcada.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
SOMENTE A VISTAAgrupadorNão
CRÉDITO SUSPENSOCompraSim
ATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIOConsumoNão
INATIVOOrçamentoSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
SOMENTE A VISTA
Agrupador
Não
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].

Veja também