Clientes

Índice

Manutenção de clientes em lote

CLIENT.MAN_CLIENTES_LOTE

Descrição

Manutenção de clientes em lote (diversos clientes ao mesmos tempo), permitindo, p.ex.: alterar/trocar o vendedor dos clientes relacionados.

Campos:

Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Indica o tipo de pessoa relacionado a este registro.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Situação do cadastro da pessoa.
  • Ativo - A pessoa está ativa e pode ser utilizada em novos processos do sistema.
  • Inativo - A pessoa está inativa e não pode ser mais utilizada em novos processos do sistema que exigem pessoas ativas ou pendentes. O registro é mantido para efeito de histórico.
  • Pendente - O cadastro da pessoa não foi avaliado e verificado, mas a pessoa pode ser mais utilizada em novos processos do sistema que exigem pessoas ativas ou pendentes.
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Nome ou identificação da região.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Observações referentes a troca de vendedor.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Conceitos que o cliente pode possuir.
Conceito atual do cliente.
Ex:
  • SOMENTE A VISTA
  • CRÉDITO SUSPENSO
  • ATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIO
  • INATIVO
  • A VISTA SEM CADASTRO COMPLETO
Define se o cliente está bloqueado para realizar compras.
Percentual de desconto (valor maior que zero) ou acréscimo (valor menor que zero) aplicado automaticamente sobre o preço de venda unitário da lista no valor unitário dos itens dos pedidos emitido para o cliente.
P.ex.: Preço de lista de R$ 100,00
  • % desconto = 10: Será aplicado o desconto de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 90,00 (R$ 100,00 - 10% R$ 10,00).
  • % desconto = -10: Será aplicado o acréscimo de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 110,00 (R$ 100,00 + 10% R$ 10,00).
Ex:
  • 15%
  • 20%
  • 2%
  • -10%
Percentual máximo de desconto permitido para o cliente. Caso não informado é utilizado o percentual de desconto máximo informado no estabelecimento do pedido.
Será automaticamente informado 0 no percentual de desconto do cliente caso informado para não permitir desconto no cliente.
Somente são permitidos valores na faixa de 0% a 100%,
Tabela de fretes para cobrança dos serviços de transporte das mercadorias.
Ex:
  • TABELA 1 - DENTRO CIDADE
  • TABELA 2 - CIDADES ATÉ 25KM
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Categoria de pessoa
Quando marcado, indica que o cliente utiliza somente as listas de preços definidas explicitamente para ele. Demais listas de preços, mesmo que públicas, serão ignoradas.
Permite pesquisar por uma lista de preços que está vincula a um cliente.

Filtros disponíveis:
  • Igual a: O cliente deve estar vinculado somente a esta lista de preço pesquisada.
  • É um destes: O cliente está vinculado a uma destas listas de preços.
  • Não é um destes: O cliente não está vinculado a uma destas listas de preços.
  • É nulo: O cliente não está vinculado a pelo menos uma lista de preços.
  • Não é nulo: O cliente está vinculado a alguma lista de preços.
Valor padrão: |i
Quando marcado, indica que o cliente aceita apenas os planos de pagamentos definidos explicitamente para ele.
Define se deve ser utilizado o crédito existente no contas a pagar para realizar abatimentos na emissão de documentos fiscais de saída.
A forma de distribuição do crédito é definido no atributo Forma de aplicação do crédito.
Somente serão utilizados como crédito os tipos de títulos que estiverem marcados no atributo Utilizado como crédito na emissão dos documentos
Caso não informado, o sistema assume o comportamento definido pela preferência CLIENT.CLIENTES.UTILIZAR_CREDITO_EMISSAO_DOCUMENTOS_DEFAULT.
  • Sempre utilizar - Valor de crédito sempre será utilizado e deve ser obrigatoriamente consumido na emissão dos documentos que gerarão títulos a receber.
  • Opcional - Valor de crédito pode ser utilizado opcionalmente. O valor será indicado para ser consumido, mas o usuário pode desconsiderar os créditos no momento da emissão dos documentos que gerarão títulos a receber.
  • Seleção - Valor de crédito pode ser utilizado opcionalmente, mas o usuário deverá selecionar os títulos que devem ser utilizados para realizar o abatimento.
  • Não utilizado - Valor de crédito não pode ser utilizado por este cliente.
Forma de aplicação do crédito do cliente existente no contas a pagar para realizar os abatimentos nos títulos a receber gerados na emissão de documentos de saída.
  • Crescente - O valor dos créditos será distribuído da primeira para última parcela. Os créditos serão aplicados primeiro no título de menor vencimento e, caso o valor integral dos créditos não seja utilizado neste título, o saldo dos créditos será aplicado nos títulos com vencimentos subsequentes.
  • Decrescente - O valor dos créditos será distribuído da última para a primeira parcela. Os créditos serão aplicados primeiro no título de maior vencimento e, caso o valor integral dos créditos não seja utilizado neste título, o saldo dos créditos será aplicado nos títulos com vencimentos anteriores.
  • Rateado - O valor dos créditos será dividido de forma igual entre todas as parcelas. Poderá haver diferenças de valores no rateio entre os títulos.
Data em que o cliente realizou a última compra.
(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
Quando informada indica que este cadastro é válido apenas até esta data. Após esta data, será bloqueada qualquer operação em que este cliente poderia tomar algum crédito, tais como emissão de pedidos de venda, documentos fiscais e títulos no contas a receber.
Renda mensal do cliente.
Valor de limite de crédito para compras pelo cliente.
O valor de crédito pode ser considerado como a capacidade de endividamento do cliente junto à empresa ou o valor máximo a ser devido pelo cliente.
Caso não informado, o limite de crédito não será verificado (cliente fica com crédito ilimitado).
Login de identificação do usuário para o sistema.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Permite definir quais listas de preços são permitidas para o cliente.

Caso o cliente possua mais de uma lista de preço, ao alterar todos ela será removida do cliente e deixará vinculada somente as selecionadas.
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Dias antes do vencimento para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.
  • 0: Igual ao dia do vencimento.
  • >=1:Número de dias antes do vencimento.
  • Não informado: Não será preenchido o número de dias para desconto condicional nos títulos do cliente.
Percentual para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
FísicaAtivoSAO LEOPOLDO - RSRio Grande do SulSOMENTE A VISTANão15%CIFSempre utilizarCrescente
JurídicaInativoSAO PAULO - SPSanta CatarinaCRÉDITO SUSPENSOSim20%FOBOpcionalDecrescente
FísicaPendenteALVORADA - TOSão PauloATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIONão2%DDPSeleçãoRateado
JurídicaAtivoMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSBahiaINATIVOSim-10%CIFNão utilizadoCrescente
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:

Regras

Ajustar query operators

Ajusta os query operators do campo de lista de preços.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

Apresentar observações de troca de vendedor

Apresenta o campo de observações de troca de vendedor quando for informado um vendedor diferente do atual.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Alterar todos"

Atualizar observações de troca de vendedor

Atualiza as observações de troca de vendedor quando informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"

Filtrar categorias

Pesquisa por categorias pessoas, caso queira informar mais de uma categoria deve-se utilizar ,(virgula)
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Filtrar listas de preços

Filtra pelas listas de preços pesquisadas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Popular conceitos

Prepara a lista de conceitos, marcando quais o cliente possui e quantas vezes ele passou por aquele conceito.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar todos"

Popular listas de preços

Apresenta as listas de preços disponíveis para seleção do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar todos"

Salvar conceitos

Quando selecionado um conceito novo pro clientes, deve ser registrado um histórico de conceito para o mesmo, caso o usuário retire um conceito deve-se atribuir data de termino no mesmo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"

Salvar listas de preços

As listas selecionadas serão salvas ao cliente.

As listas não selecionadas serão removidas do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"

Salvar situação

Quando selecionada uma nova situação para os clientes selecionados, altera a situação da pessoa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"