Clientes

Gestão do limite de crédito dos clientes

CLIENT.RQ-003

Descrição

Este documento explica como o sistema trata o limite de crédito dos clientes.

Fluxo normal

A gestão do limite de crédito do cliente é baseada em 2 conceitos:

1) Limite de crédito

É o maior valor que o estabelecimento aceita que o cliente fique devendo e deve ser informado no cadastro de Clientes.

2) Crédito tomado

É o valor que o cliente está devendo para o estabelecimento. O sistema considera, para efeito de crédito tomado, os seguintes elementos:

2.1) Crédito tomado em títulos

É o principal elemento "tomador" de crédito.
O crédito é tomado sempre pelo saldo do título desde que ele seja do tipo "Receber" e esteja na situação "Aberto", "Análise", "Manutenção", "Programado" ou "Enviado".

2.2) Crédito tomado em pedidos

Esta rotina é responsável pelo cálculo do atributo Crédito tomado dos pedidos e pela indexação deste crédito ao cadastro do respectivo cliente que é automaticamente atualizado na regra de POS (ver Crédito tomado do cliente).

Os critérios considerados para tomar o crédito em um pedido são:

2.3) Crédito tomado em documentos

Um documento toma crédito quando:

Atenção
Caso o cliente também seja um fornecedor, títulos de contas a pagar, ordens de compra ou documentos de entrada não abatem do crédito tomado. Caso o cliente deseje utilizar um destes elementos para reduzir o crédito tomado, será necessário criar uma negociação destes títulos.

Procedimentos

Veja também