Gestão de colaboradores

Índice

Lançamentos do colaborador

COLABORADORES.CAD_LANCAMENTOS_COLABORADOR

Descrição

Interface que permite consultar/registrar vales, adiantamentos, vendas de produtos, etc. do colaborador.

Campos:

Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Descrição dada para o lançamento.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Por padrão considera o estabelecimento padrão do usuário.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Histórico que classifica e descreve o lançamento.
São apresentadas os históricos cujo tipo de caixa seja igual a "COLABORADOR".
Código ou identificação do histórico.
Data do movimento de débito ou crédito efetivo na conta corrente.

Se o movimento tem LANCAMENTO_ID nos movimentos financeiros e DATA_MOVIMENTO for alterado e estiver diferente da DATA_REALIZADA do respectivo lançamento a DATA_REALIZADA deste lançamento será atualizada pela DATA_MOVIMENTO.
Valor que foi efetivamente realizado. Este valor é expresso na moeda da conta-corrente. Quando o valor for originado em moeda diferente, o valor de origem, moeda de origem e as taxas de cambio deverão ser informadas.
Texto opcional para acrescentar observações ao lançamento.
Informa o número do documento que foi utilizado para registrar o lançamento.
Arquivos anexos para o lançamento, tais como cópia do comprovante, boleto, etc.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Criar caixa

Verifica se existe um caixa do tipo COLABORADOR para o colaborador e estabelecimento informados. Se não existir, cria e vincula.
Se não existir o tipo de caixa COLABORADOR, o sistema pode criar de forma automática e gerar um WARNING.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de validar formulário "Alterar"
  • Antes de validar formulário "Novo"

Popular campo estabelecimento

Se o estabelecimento preenche o campo estabelecimento com o estabelecimento padrão do usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"