TopoPesquisar
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em
Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:
TopoNovo
Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:
TopoListar
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
- Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
- Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
- É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
- Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
- No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
- No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
- No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
- Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
Comportamento:
TopoAlterar
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:
TopoExcluir
Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
TopoEspelho de ponto
Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:
TopoQuebra de relatório
Comportamento:
TopoRegistro de situação
Função que permite registrar a situação de um colaborador em um determinado período.
Permite, por exemplo, registrar o período de férias, licenças, atestados, etc.
TopoCompletar espelho
Esta função complementa o espelho do registro ponto, incluindo registros para todos os dias, ou seja, criar registros para aqueles dias em que o colaborador não compareceu na empresa.
Caso informado um colaborador, a função irá completar o espelho ponto apenas deste funcionário. Caso contrário, o complemento será feito apenas para os colaboradores atualmente ativos.
TopoPlanilha
Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).