Gestão de comissões e royalties

Índice

Conta-corrente de comissões (OBSOLETO)

COMISSOES.CAD_LANCAMENTOS_COMISSOES

Descrição

Interface que permite consultar e manter os lançamentos no conta-corrente de comissões.

Atenção
Esta interface está DEPRECIADA e recomenda-se utilizar a interface Lançamentos em caixas/comissões de vendedores.

Campos:

Número sequencial automático para identificar os lançamentos realizados no sistema.
Data em que o lançamento foi registrado/incluído no sistema.
Descrição do histórico.
Ex:
  • PAGAMENTO DE JUROS
  • RECEBIMENTO
  • DESCONTO
  • ADIANTAMENTO DE CLIENTE
Descrição dada para o lançamento.
Informa o número do documento que foi utilizado para registrar o lançamento.
Texto opcional para acrescentar observações ao lançamento.
Valor que foi efetivamente realizado. Este valor é expresso na moeda da conta-corrente. Quando o valor for originado em moeda diferente, o valor de origem, moeda de origem e as taxas de cambio deverão ser informadas.
Nome dado para identificar a conta-corrente (caixa).

As opções de conta-corrente oferecidas dependem dos acessos que o usuário tem às mesmas. Por padrão, o usuário terá acesso apenas às seguintes opções:
  • Contas-correntes que não tem restrição de usuários e que são de um dos estabelecimentos ativos que o usuário tem acesso.
  • Contas-correntes para as quais foi configurado que o usuário tem acesso do tipo "Administrar", "Lançar" ou "Consultar".
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa comisisonada.
Nome dado para identificar o tipo de caixa. Exemplos:
  • Conta corrente
  • Cofre
  • Caixa administrativo
  • Controle "Flex" de comissões
  • etc.

  • CAIXA: Caixa do vendedor para controlar valores "flex" de negociação dos produtos.
  • COMISSAO: Caixa de comissões (ou royalties) a serem pagas para o vendedor/representante.
  • CONTA: Caixas de conta-corrente em bancos.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
PAGAMENTO DE JUROS
RECEBIMENTO
DESCONTO
ADIANTAMENTO DE CLIENTE
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.