Pessoa com quem o título está relacionado. Para títulos a pagar, será o emitente. Para títulos a receber, será o destinatário.
Nome completo da pessoa de quem o estabelecimento irá receber ou pagar a comissão.
Código de identificação do emitente.
Nome completo do emitente.
Código do destinatário do título.
Nome completo do destinatário.
Tipo de operação do título.
Pagar
Receber
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.
Propriedades (format)
add-null-option
Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
Aberto - Título em aberto.
Baixado - Título que foi baixado.
Cancelado - Título foi cancelado.
Análise - Enviado para análise.
Liquidado - Título liquidado (pago).
Manutenção - Título não foi emitido.
Negociado - Título que foi negociado com a provável substituição por outro(s) título(s). P.ex.: Reparcelamento de dívidas.
Incobrável - Títulos que foram classificados como perdidos ou incobráveis.
Programado - Título está programado para liquidação automática em uma entidade financeira (banco, operadora de cartão de crédito, etc.).
Previsto - Um título previsto corresponde a algo que provavelmente irá ocorrer, mas que ainda não foi formalizado. P.ex.: Contas fixas como água, luz, previsão de faturamentos baseadas em pedidos ainda não entregues, etc.
Bloqueado - Título está bloqueado por algum motivo. P.ex: SPC, Cartório, etc.
Liquidado parcialmente - Título que foi liquidado (pago) parcialmente. Para utilizar está situação deve ser ativado no tipo de título.
Enviado - Título foi enviado/repassado para banco ou terceiros.
Número do pedido que originou a comissão.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Número do documento (NFe) que fez o embarque.
Número sequencial do título (parcela). Para documentos parcelados em 3 vezes, por exemplo, irão gerar títulos numerados sequencialmente de 1 a 3.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Nome da regra que gerou este comissionamento.
Percentual do valor de base a ser pago em comissão. Este percentual é definido pelas regras de comissionamento e pode ser um valor ponderado, para casos como, por exemplo, percentuais diferenciados por produto.
Valor utilizado como base para calculo da comissão. Para as comissões diretas, refere-se ao valor do pedido ou do documento. Para as comissões indiretas, refere-se ao valor do título que originou a comissão.
Data de vencimento onde a comissão será confirmada. No caso das comissões diretas, é a data de vencimento da fatura de pagamento do cliente para o fornecedor. Para as comissões indiretas, é a data efetiva ou prevista para a liquidação do recebimento da comissão direta.
Valor bruto a ser pago de comissão
Valor do título.
Data prevista para o pagamento do título. Esta data é calculada com base na dia de corte e de vencimento informados no cadastro da respectiva pessoa.
Data em que o título foi totalmente liquidado.
Representa um valor financeiro relacionado a débito ou crédito. Valores negativos são considerados débitos e são apresentados em vermelho e com a letra D logo atrás do valor. Valores positivos são apresentados em preto e com um C atrás.
Memorial descritivo do cálculo utilizado para justificar a comissão contratada. Este texto é gerado automaticamente pelas rotinas que calculam a comissão contratada. Em geral, ele é composto por uma lista de itens que somados
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Pagar
Aberto
Regras
Ajustar campos conforme o contexto
Se parâmetro existente, esconder coluna "Pedido". Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
Filtrar pedido
Caso parâmetro PEDIDO_ID esteja informado, filtrar o pedido. Eventos que disparam esta regra:
Depois de ler formulário "Pesquisar"
Incluir cabeçalho no memorial
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
Incluir link para a negociação
Quando título estiver negociado, incluir um link para a negociação. Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"