Consultórios médicos

Índice

Agendamento de sessões

CONMED.CAD_AGENDAMENTO_SESSOES

Descrição

Interface apropriada para o agendamento de uma série de sessões. Nesta interface, a pessoa que está fazendo o agendamento poderá escolher as datas e horários disponíveis em uma agenda específica.

Casos de uso:

Campos:

Data agendada para o evento.
Apresenta a hora e o paciente que estão agendados.
Hora agendada para iniciar o evento.
Código de identificação do paciente. Qualquer pessoa no cadastro pode ser utilizada. Caso a pessoa não esteja cadastrada, pode-se utilizar a ação "+" junto ao campo para cadastrar uma nova pessoa no sistema.
Nome completo do paciente, apresentado automaticamente após preenchido o código do mesmo.
Indica o tipo de atividade que está sendo agendada. As opções apresentadas são todos os tipos de atividades que podem ser agendadas, ou seja, que estão vinculadas a uma das agendas do sistema. Caso seja selecionado um tratamento, o tipo de atividade é automaticamente selecionado conforme o tipo de atividade que está relacionado a este tratamento.
Tratamento cujas sessões estão sendo agendadas (se houver). O sistema apresenta todos os tratamentos registrados para o paciente e que ainda não foram agendados.
Texto utilizado como diagnóstico central do paciente.
Nome da agenda em que o agendamento está sendo feito. As opções de agenda apresentadas são as agendas relacionadas ao tipo de atividade proposto. Caso tenha sido informado um tratamento, será considerado apenas o tipo de atividade deste tratamento.

Caso exista uma única opção, ela já vem automaticamente selecionada.
Descrição do tratamento.
Situação do agendamento desta pessoa neste horário.
  • Pendente - A pessoa está vinculada (convidada) para participar da atividade agendada mas não confirmou a sua presença.
  • Confirmado - A pessoa confirmou que irá participar da atividade agendada.
  • Recepcionado - A pessoa já chegou ao local agendado mas ainda não iniciou a sua participação efetiva (utilizado para cenários onde existe uma etapa de recepção dos participantes).
  • Presente - A pessoa está participando da atividade agendada neste momento.
  • Concluído - A pessoa já concluiu a sua participação na atividade agendada.
  • Reagendado - A pessoa reagendou a sua presença para uma outra data.
  • Cancelado - A pessoa cancelou a sua participação no evento.
Data e hora em que a pessoa confirmou o agendamento. Utilizado em eventos onde existe um convite prévio (onde o agendamento já é realizado) com uma posterior confirmação de cada um dos participantes.
Data e hora da chegada da pessoa para o evento relacionado a este agendamento. Utilizada em cenários onde existe uma recepção das pessoas antes do evento propriamente dito. O registro desta data/hora equivale a um "check-in".
Data e hora em que a pessoa efetivamente iniciou o evento agendado.
Data e hora em que a pessoa efetivamente terminou o evento agendado.
Data e hora em que a pessoa cancelou a sua participação na atividade agendada.
Indica o número de pessoas que esta pessoa representa. Por padrão, cada pessoa representa apenas a si própria, mas podem existir casos, onde uma pessoa pode representar um grupo de pessoas (um casal, uma família, uma equipe, etc.). Para estes casos, é importante saber se o agendamento completo tem a capacidade necessária para atender todas estas pessoas.
Existem ainda casos onde este número pode ser utilizado para compensar alguma questão operacional como, por exemplo, a participação de uma pessoa com necessidades especiais. Exemplo: Em uma sala de fisioterapia, um paciente com necessidades especiais exige uma atenção "tripla", ou seja, cada paciente destes ocupa, em termos de disponibilidade de vaga, a de 3 pacientes normais.

Este campo vem automaticamente preenchido conforme definido no tratamento ou no peso estabelecido para a combinação Tipo de atividade X Agenda.
Número de sessões que deverão ser agendadas. Este campo é automaticamente sugerido com uma das seguintes opções:
  • Número de sessões informado no tratamento (se houver);
  • Número de sessões configurado para a combinação tipo de atividade X agenda;
  • Número de sessões configurado para o tipo de atividade.
Indica a frequência de sessões por semana a ser utilizada. Este campo somente é apresentado quando o número de sessões é maior do que um. As opções de frequência oferecidas depende do número de dias semanais que existem disponível nesta(s) agenda(s) selecionadas.
Quando este campo é informado, o sistema sugere os dias da semana conforme os dias que possuem maior disponibilidade.
Dias da semana a serem utilizados para as sessões. No caso de agendamentos com uma determinada frequência semanal, o usuário deverá selecionar os dias da semana que deverão compor esta frequência. Nos demais casos (agendamento de apenas 1 sessão), este campo serve como um filtro em que se informa os dias da semana que o paciente prefere ser atendido.
O sistema sugere os dias da semana que possuem o maior número de horários disponíveis na agenda selecionada, mas o usuário poderá alterar estes dias conforme a disponibilidade do paciente.
Caso informado, irá restringir as opções apenas para horários a partir deste horário.
Caso informado, irá sugerir apenas agendamentos até este horário.
Data em que o tratamento será iniciado. Caso informada, o sistema apresentará apenas opções a partir desta data. Caso não informado, apresentará opções a partir de hoje.

Caso se deseja restringir que os agendamentos somente possam ser realizados a partir de N dias no futuro, então pode-se customizar para que o sistema sugerir uma data através da preferencia:
CONMED.CAD_AGENDAMENTO_SESSOES.INSERT.DATA_INICIO_SESSOES.DEFAULT_VALUE=[SYSDATE+1]
Dia e horário a ser agendado. São apresentadas opções disponíveis na agenda e que estão de acordo com os filtros de dia da semana e horários preferidos pelo paciente. O número entre parentes indica o numero de vagas existentes neste horário, ou seja, (+2) indica que existem 2 vagas apenas.
Relação de todos os dias e horários programados para as sessões do tratamento.
Filtro que permite listar apenas as pessoas que ainda não chegaram no consultório.
Domínio para campos de texto que permite tags de formatação HTML.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Novo

Permite agendar as sessões de um paciente.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Pendente
Confirmado
Recepcionado
Presente
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Check-in

Esta ação registra o comparecimento do paciente na recepção. Isso coloca o paciente na fila de atendimento por parte do(s) respectivo(s) médicos/terapeutas que estão relacionados a esta agenda.
Topo

Reagendar

Permite reagendar um determinado horário de um paciente para um outro horário. O sistema permite ao usuário filtrar dias das semana, horários e data e o sistema apresenta opções de datas/horários. Ao confirmar, é criado o novo agendamento e o atual é cancelado.
Comportamento:Topo

Cancelar

Cancela o agendamento (não reagenda);
Topo

Excluir

Exclui o agendamento realizado.
Topo

Excluir todos

Regras

Ajustar campos conforme agenda

Quando for informada a agenda, ajustar os campos:
  • Horários da agenda
  • Apenas dias da semana da agenda
  • Pesquisa/sugere as datas disponíveis
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Agenda" do formulário "Novo"

Ajustar campos conforme o tipo de atividade

Popula as agendas disponíveis para este tipo de atividade.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Tipo de atividade" do formulário "Novo"

Ajustar campos conforme tratamento

Caso seja informado um tratamento, então o tipo de atividade é alterado para o do tratamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Tratamento" do formulário "Novo"

Ajustar dias da semana

Se alterar os dias da semana, acrescenta ou excluir dias para ficar coerente com a frequência.

Ajustar frequência conforme o contexto

Se o número de sessões for 1, então não precisa informar a frequência.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Número de sessões" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tratamento" do formulário "Novo"

Criar atividade

Cria uma atividade para mapear o tratamento do paciente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Esconder dia da semana

Caso esteja filtrando uma data específica, então não deve listar o dia da semana.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Popular agendas

Quando selecionar um tipo de agenda, apresentar as agendas deste tipo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular opções de agendamento

Atualiza as opções de agendamento conforme os dias da semana e horários disponíveis do paciente
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Apenas horários antes de" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Apenas horários antes de" do formulário "Reagendar"
  • Ao alterar campo "Apenas horários depois de" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Apenas horários depois de" do formulário "Reagendar"
  • Ao alterar campo "Data de início" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Data de início" do formulário "Reagendar"
  • Ao alterar campo "Dias da semana" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Dias da semana" do formulário "Reagendar"
  • Ao alterar campo "Fator de sessão" do formulário "Novo"

Popular tipos de agendas

Quando informado um tratamento, o sistema popula os tipos de agenda compatíveis com este tratamento.

Popular tratamentos prescritos

Prepara a lista dos tratamentos prescritos com aqueles que ainda não foram agendados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Paciente" do formulário "Novo"

Preparar para reagendamento

Prepara o formulário para o reagendamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Reagendar"

Programar o restante das sessões

Caso o usuário informar um número de sessões maior que 1, então as outras sessões serão automaticamente inseridas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar agenda em uso

Salvar agenda em uso para sugestão do próximo agendamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Selecionar agenda pela agendamento

Quando não tem uma agenda definida e o usuário clica em uma das opções de agendamento, então, a agenda é automaticamente preenchida.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Agendamento" do formulário "Novo"

Sugerir dias da semana

Quando for informada uma frequencia, os dias da semana sugeridos serão os dias da semana que possuírem mais disponibilidade.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Agenda" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Frequencia" do formulário "Novo"

Sugerir número de sessões

O número de sessões pode ser automaticamente informado conforme o tratamento e/ou relação de agenda x tipo de atendimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Agenda" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de atividade" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tratamento" do formulário "Novo"

Sugerir o número de pessoas

O número de pessoas é automaticamente preenchido dependendo do tratamento selecionado ou da combinação tipo de atividade x agenda.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"