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Interface para manutenção de titulos

CONREC.CAD_TITULOS

Descrição

Interface para manutenção dos título.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de Titulos:

Modulo de Titulos:

Campos:

Define o tipo de operação do título.
  • Pagar - Compromissos a pagar para fornecedores de produtos e serviços.
  • Receber - Compromissos devidos por clientes e demais devedores da empresa.
  • Terceiros - Define que a operação é de terceiros, ou seja, o estabelecimento será o mediador da negociação entre um emitente e um destinatário.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Sequência do título (0, 1, 2, 3, 4, 5, ..., N).
A sequência 0 (zero) normalmente é indicada para título único, ou seja, não existem outros títulos com a mesma numeração considerando o estabelecimento, tipo do título e fornecedor (a pagar) ou estabelecimento (a receber).
A sequência 0 (zero) também é indicada para título antecipado ("entrada") e a numeração da sequência dos demais títulos do plano de pagamento será iniciada em 1 (um). P.ex.: DINHEIRO = 0, BOLETO = 1, DUPLICATA = 2.
A sequência deve ordenar os títulos de uma fatura, conforme as ordens de vencimento das parcelas (duplicatas).
Mesmo havendo tipos de títulos diferentes no parcelamento de um plano de pagamento (p.ex.: parcela 1 = BOLETO, parcela 2 = DUPLICATA) o número do título poderá ser igual ao pedido ou documento que originaram os títulos, mas a sequência de cada título será gerado conforme o número da parcela, no caso, BOLETO = sequência 1 e DUPLICATA = sequência 2.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Data prevista para pagamento do título.
Inicialmente é igual a data de vencimento do título, mas pode ser alterada conforme necessidades.
No caso de contas a pagar quando a data de vencimento não for um dia útil, a previsão será o próximo dia útil. P.ex. Vencimento em sábado, considera a previsão de pagamento para a próxima segunda-feira, desde que não seja feriado neste dia.
A data prevista para pagamento somente poderá ser anterior a data de vencimento do título caso esteja indicado no campo "Permite previsão antes do vencimento" no cadastro do tipo de título.
Data de vencimento para pagamento do título (calculada conforme o plano de pagamento).
Data em que o título foi totalmente liquidado.
Valor nominal do título. É resultante do valor inicial do título, descontados os valores de impostos retidos (INSS, IOF e/ou IR). Caso seja informado diretamente pelo usuário, o valor inicial é automaticamente preenchido com o mesmo valor. Para títulos resultantes de parcelamentos, este valor é calculado automaticamente conforme o respectivo plano de pagamento.
Número do título no banco. Pode variar conforme o banco.
Saldo a liquidar do título (atualizado automaticamente pelas movimentações do título). O saldo é inicialmente igual ao valor do título.
Data em que o título foi enviado para cartório.
Valor das custas e despesas de cartório, quando houver.
Percentual (%) dos juros (simples) a ser somado ao valor do título para cada dia de atraso no seu pagamento. Caso não informado, o sistema assume o percentual de juros informado no respectivo LOP.
P.ex.: Se o percentual de juros mensal for de 1% (um por cento), deve-se informar o percentual diário, calculado da seguinte forma: juros ao mês dividido por 30, no que no exemplo seria: 1 / 30 = 0,03333 (juros ao dia de 0,03333%).
Valor total de juros pagos por atraso no título.
Valor total de descontos oferecidos.
Outras deduções.
Valor de outros acréscimos.
Valor total do título
Define se o valor do título é composto pelo seu detalhamento.
O detalhamento do título permite "compor" o título com diversos itens, p.ex.: os itens de um contrato, os participantes de um plano de saúde (titular e dependentes).
Observações gerais sobre a título.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Dúvidas frequentes

  • Como excluir boletos de um arquivo CNAB gerado e não enviado ao banco?
  • Regras

    Modificar insert de pessoa emitente

    Procedimento deve executar uma operação de pre-insert vinculando o estabelecimento a pessoa emitente do documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Modificar interface colocando estabelecimentos

    Procedimento deve modificar a interface colocando os apenas os estabelecimentos disponíveis para o usuário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Processa campo de fatura geral

    Procedimento para query fazer a busca
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de ler formulário "Listar"