Contas a receber

Índice

Rotina de emissão de boletos a receber

CONREC.PRO_EMISSAO_BOLETOS

Descrição

Procedimento para emissão de boletos a receber

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Campos:

Identificação do registro para a natureza financeira
Identificação única para o título, composta dos valores definidos na preferência FINANC.TITULOS.CHAVE_TITULO.

Caso não exista o número para o título será informado o ID do título, depois de informado será atualizado a chave.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código sequencial para a taxa, será gerado conforme a sequencia determinada pela preferência "FINANC.TAXAS_ANUAIS_SERVICOS.SEQUENCIA_CODIGO_TAXA"
Ano relativo a vigência dos valores e datas informadas.
Nome dado ao tipo de pessoa.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Cidade do título, quando não informado é utilizado o endereço da pessoa.
Estado/UF do endereço do título ou pessoa
Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Número do título no banco. Pode variar conforme o banco.
Data de vencimento para pagamento do título (calculada conforme o plano de pagamento).
Identificação única para o motivo de cancelamento ou devolução do pedido/documento
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • DESACORDO COMERCIAL
  • MERCADORIA DANIFICADA
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Aberto - Título em aberto.
  • Baixado - Título que foi baixado.
  • Cancelado - Título foi cancelado.
  • Análise - Enviado para análise.
  • Liquidado - Título liquidado (pago).
  • Manutenção - Título não foi emitido.
  • Negociado - Título que foi negociado com a provável substituição por outro(s) título(s). P.ex.: Reparcelamento de dívidas.
  • Incobrável - Títulos que foram classificados como perdidos ou incobráveis.
  • Programado - Título está programado para liquidação automática em uma entidade financeira (banco, operadora de cartão de crédito, etc.).
  • Previsto - Um título previsto corresponde a algo que provavelmente irá ocorrer, mas que ainda não foi formalizado. P.ex.: Contas fixas como água, luz, previsão de faturamentos baseadas em pedidos ainda não entregues, etc.
  • Bloqueado - Título está bloqueado por algum motivo. P.ex: SPC, Cartório, etc.
  • Liquidado parcialmente - Título que foi liquidado (pago) parcialmente. Para utilizar está situação deve ser ativado no tipo de título.
  • Enviado - Título foi enviado/repassado para banco ou terceiros.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
DESISTÊNCIA DO CLIENTEAberto
DESACORDO COMERCIALBaixado
MERCADORIA DANIFICADACancelado
DESISTÊNCIA DO CLIENTEAnálise
Comportamento:Topo

Emitir boletos

Ação que pode ser disparada pelo usuário a partir de um escopo qualquer conforme fluxo customizado.