Contas a receber
Envio de títulos a receber por email
CONREC.RQ-013
Descrição
Através do seguinte procedimento é possível enviar por e-mail o PDF do boleto e uma relação dos documentos (número, data de emissão, valor total) que deram origem ao título.
Fluxo normal
Envio de E-mail
- Acessar a interface Títulos a receber
- No filtro de pesquisa informar valores conforme desejados. É necessário informar o campo "LOP" para que botão "E-mail" seja apresentado.
- Listar resultados clicando em "Pesquisar"
- Na listagem dos títulos o botão "E-mail" será apresentado junto com os demais botões
- Clicar no botão "Email"
- Será apresentada a tela de configuração do e-mail que será encaminhado, o corpo do e-mail deve ser apresentado, caso não seja verificar fluxo alternativo.
- Clicar novamente em "E-mail"
- O e-mail contendo o PDF do boleto e no corpo da mensagem a relação dos documentos (número, data de emissão, valor total) que deram origem ao título, será corretamente enviado para os e-mails dos clientes.
Fluxos alternativos
Corpo do e-mail não é apresentado
Caso o corpo do e-mail não esteja sendo listado ao tentar encaminhar os títulos por e-mail, é necessário cadastrar o campo "Corpo de E-mail" no LOP através do seguinte procedimento:
- Acessar a interface LOPs
- Buscar pelo LOP que não possui o corpo do e-mail
- Selecionar o LOP
- Clicar em "Alterar"
- Informar no campo "Corpo de E-mail" o seguinte conteúdo:
Prezado Sr (a),
A ${estab.findEstabelecimento().valueOfNomeCompleto()} agradece a sua preferência, será um grande prazer poder sempre atendê-lo.
Em anexo estão os títulos emitidos com origem:
#foreach( $titulo in $titulos )
${titulo.valueOfNumeroTitulo()} - ${titulo.valueOfSequencia()}:${titulo.retornarVinculosDocumento()}
#end
Atenciosamente,
${estab.findEstabelecimento().valueOfNomeCompleto()}
- Salvar o LOP e realizar novamente o procedimento de envio de títulos por e-mail. Deve ser corretamente apresentado corpo de e-mail conforme anteriormente configurado.
- Ao encaminhar o e-mail com o código listado acima o corpo do e-mail será apresentado da seguinte forma:
Prezado Sr (a),
A <Nome da Empresa> agradece a sua preferência, será um grande prazer poder sempre atendê-lo.
Em anexo estão os títulos emitidos com origem:
<Número do título> - <sequência>: <Número do documento fiscal>
Atenciosamente,
<Nome da Empresa>.
- Obs.: Será listada a quantidade de títulos conforme apresentada na pesquisa antes do envio de e-mail.
Cliente não possui e-mail financeiro
- Caso o cliente não possua um e-mail cadastrado com o tipo "Email financeiro" o usuário tem duas alternativas:
- Enviar para um outro e-mail do cliente
- Quando o cliente não possui nenhum e-mail cadastrado com o tipo "Email financeiro" o sistema automaticamente encaminha para um outro e-mail informado no cadastro do cliente, caso o cliente não possua nenhum e-mail cadastrado o sistema apresentará uma mensagem informando que o e-mail não foi encaminhado para um dos clientes pois o mesmo não possui e-mail.
- Cadastrar um e-mail financeiro antes de enviar os e-mails
- O usuário pode verificar se o cliente possui e-mail financeiro, caso não possua pode-se cadastrar um novo tipo de contato com o valor "Email financeiro" para que o sistema encaminhe o e-mail.