Sistema de administração de contratos

Índice

Relacionamento entre contratos de serviço

CONTRATO.CAD_RELACIONAMENTO_CONTRATOS

Descrição

Manutenção de relacionamentos entre contratos de serviço.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de contratos:

Modulo de contratos:

Modulo de contratos:

Modulo de contratos:

Campos:

Domínio utilizado para identificar todo os registros da base de dados. Todas as entidades possuem uma chave primária deste tipo.


Em condições normais, atributos deste domínio não são apresentados na Interface.

Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Define como é a regra de emissão de documentos para o relacionamento de contratos
  • Independente - Cada contrato deve gerar seu documento, não tendo relacionamentos entre eles.
  • Vinculado - Contratos devem ser unificados sobre o mesmo documento, quando forem da mesma espécie de documento.
Define o faturamento (títulos de cobrança) para os contratos relacionados.
  • Independente - Cada contrato deve gerar seu título, não tendo relacionamentos entre eles.
  • Vinculado - Contratos devem ser unificados sobre o mesmo título.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
IndependenteIndependente
VinculadoVinculado
IndependenteIndependente
VinculadoVinculado
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Montar interface de inclusão

Procedimento deve preencher o nome do estabelecimento e cliente, para não permitir que o usuário relacione contratos entre pessoas diferentes, e de empresas diferentes.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Salvar informação do contrato

Salvar a informação do contrato para relacionamento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"