Sistema de administração de contratos

Índice

Contratos de serviços

CONTRATO.UTL_CONTRATOS_SERVICOS

Descrição

Rotinas utilitárias diversas relacionadas à gestão de contratos.

Campos:

Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.
Descrição do tipo de contrato. P.ex.: Monitoramento, Serviços especiais, Portarias, Coletas, CFTV, Ronda, etc.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Quando informado, indica que o contrato entrou na fila de análise. Este atributo somente é utilizado em processos que exigem que seja realizada uma análise do contrato antes de sua aprovação. Neste caso, o resultado da análise será a aprovação ou cancelamento do contrato.

Contratos na fila de análise que ainda não foram aprovados e/ou cancelados ficam na situação "Em análise".
Data que o contrato foi aprovado ou assinado pelo contratante ou todas as partes (vias dos contrato ou formalização comprovada).
Data que o contrato foi cadastrado no sistema.
Data de emissão do contrato.
Data a partir da qual serão faturados e cobrados os valores do contrato. Este campo permite estabelecer um período de carência para início de pagamento dos serviços contratados.
Data em que o contrato foi cancelado.
Data que o contrato foi suspenso pelo contratado. Não deve gerar faturamento.
Data e hora de inclusão do contrato.
Última data e hora em que o contrato sofreu alguma alteração.
Data para reembolso quando ocorrer cancelamento.
Data da última autorização de serviço/procedimento realizada para este contrato.
Data da última geração dos documentos (p.ex, notas fiscais) para o contrato.
Data em que ocorreu o último reajuste dos valores do contrato.
Data de vencimento ou término do contrato.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa genérica

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Atualizar quantidade de pessoas

Revisa e atualiza a quantidade de pessoas dos contratos que estão configuradas para esse calculo.
Essa rotina pode ser utilizada nos casos de existirem datas de início e término registradas no futuro e que precisam de atualização diária através de JOB.