Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)

Índice

Contatos

CRM_2.CAD_CONTATOS_CRM

Descrição

Manutenção de contatos entre pessoas.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Perspectiva:

Registro de contato:

Registro de contato por Pessoa:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Pessoas envolvidas no contato.
  • Deve permitir busca de várias pessoas, como por exemplo 10,20,30
Identificação única do contato realizado formado por um número gerado automaticamente pelo sistema.
Código de identificação da pessoa responsável pela realização do contato. Normalmente é o próprio usuário logado no sistema.
Código de identificação da pessoa com a qual o contato foi realizado. No caso do contato ser realizado através de um interlocutor, é a pessoa (principal) com a qual se deseja fazer esse contato.
Apresenta informações adicionais da pessoa, conforme configurado na preferência CRM_2.CAD_CONTATOS_CRM.SCRIPT_INFORMACOES_PESSOA.
Nome dado para o tipo de contato. Ex: E-MAIL, TELEFONEMA, PESSOAL, etc. Na pesquisa são apresentados todos os tipos de contatos. Na inclusão e alteração são apresentados somente tipos de contatos ativos.
Descrição resumida do assunto tratado no contato.
Código de identificação da ação; Pode ser um código ou uma palavra significativa previamente definida no cadastro de ações de CRM.
Texto meramente informativa que descreve a ação de CRM.
Data em que ocorreu o contato.
Hora em que se iniciou o contato.
Hora em que se encerrou o contato.
Local onde foi realizado o contato. P.ex.: Na empresa do cliente, Na sede da nossa empresa, etc.
Texto com os informações sobre os assuntos tratados na comunicação. Deve ser o mais completo possível, devendo ser tratado como a transcrição completa da conversação (comunicação verbal, p.ex.: telefonema, reunião, vídeo ou áudio conferência).
Texto livre para informa quais ações foram realizadas para a atender o que foi descrito do contato.
Exemplo: O contato informou na descrição "Cliente pediu aumento em seu limite de crédito...".
A supervisora ou o back-office do receptivo informa no tratamento: "Após avaliação dos históricos de compras e pagamentos realizados sempre sem atraso, alterado o limite de crédito do cliente para R$..."
Campo unbound que mostrará uma das formas de contato( telefone comercial, ou celular ) da pessoa principal do registro de contato.
Número de identificação da perspectiva definida para o contato como principal.
Indica a qual perspectiva o contato está se referenciando para acompanhamento histórico do negócio.
Tipo de negócio.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Perspectivas de negócios. Apresenta todas as perspectivas cadastradas para o contato.
Nome dado para identificar a etapa da perspectiva de negócio.
Classifica o resultado obtido no contato.
  • Nenhum - O contato não gerou nenhum resultado prático. A perspectiva continua inalterada.
  • Aprovado - A pessoa contatada aprovou o negócio oferecido. A perspectiva de negócio foi concretizada.
  • Reagendado - Indica que a pessoa contatada requisitou que o contato fosse reagendado para outra data.
  • Não aprovado - A proposta foi aprovada pela pessoa mas o negócio não foi concluído devido a alguma condição do proponente.
  • Recusado - A pessoa contatada recusou a oferta de negócio. Não existe mais a perspectiva de concretizar este negócio com esta pessoa.
  • Telefonia - O contato não se concretizou por um problema de telefonia.
Título da tabulação do contato conforme cadastrado em Tabulações de contatos.
Quando informado, indica que este contato deve ser retomado na data/hora informada.
Isso é comum quando uma das partes ficou de executar alguma coisa e dar algum retorno. Este campo fica disponível quando o resultado do contato seja "reagendado".
Nome que o usuário utiliza para se identificar no sistema.
As vezes pode ser igual ao seu e-mail.
Data e hora de inclusão do registro
Nome que o usuário utiliza para se identificar no sistema.
As vezes pode ser igual ao seu e-mail.
Data e hora da ultima alteração do registro
Veículo utilizado no contato. Somente disponível se o tipo de contato estiver marcado para informar veículos.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Odômetro do veículo antes de realizar o deslocamento para o contato. Utilizado apenas nos contatos que envolvem uma visitação física e que se deseja controlar o deslocamento do responsável.
Odômetro do veículo após realizar o deslocamento para o contato.
Distância percorrida para o deslocamento efetuado no contato. Quando o odômetro inicial e final forem informados, este atributo é automaticamente calculado pela diferença entre eles.
Permite apresentar vinculações ao contato, como por exemplo pedidos ou orçamentos.

É configurado na preferência CRM_2.CAD_CONTATOS_CRM.SCRIPT_VINCULACOES.
Arquivos vinculados ao contato.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Pesquisa genérica

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:

Configurações

CRM_2.CAD_CONTATOS_CRM.SCRIPT_INFORMACOES_PESSOA

Script Engine para apresentação de informações adicionais da pessoa, como telefone, email, endereço e etc.
P.ex.:
Apresentar todos os meios de contatos da pessoa
item tipo_endereco text, label=Tipo;
item endereco text, label=Contato;
item observacoes text, label=Observações;

select tpend.tipo_endereco, ende.endereco, ende.observacoes
from enderecos ende
join tipos_enderecos tpend on tpend.id = ende.tipo_endereco_id
where pessoa_id = ${id}
and ende.ativo = 'S'
and tpend.tipo_enderecamento = 'E';

Tipo: SOURCE_CODE

CRM_2.CAD_CONTATOS_CRM.SCRIPT_VINCULACOES

Configuração da apresentação de vínculos ao contato CRM

Script engine utilizado para apresentar os vínculos do contato com, por exemplo pedidos ou orçamentos.

Quando informado, este campo representa um script que gera informações adicionais sobre este contato. Normalmente, esta preferência é utilizada para apresentar os pedidos gerados pelo contato, mas pode ser utilizada para agregar quaisquer outras informações neste contexto.

O preenchimento deve seguir a sintaxe do Telescope Script Engine que deve utilizar a(s) seguinte(s) variável(is) de contexto (macros):

  • ${id}: ID do contato que está sendo realizado.

Ver também:

Tipo: SOURCE_CODE

Valor padrão: set table-title '

Pedido/orçamentos

'; item pedido text_html; label='Pedido'; item data_inclusao date_time; label='Data inclusão'; item tipo_pedido text; label='Tipo'; item link text_html; label='Link'; select (''||p.pedido::text||'') as pedido , p.data_inclusao , tp.tipo_pedido from pedidos p join tipos_pedidos tp on tp.id = p.tipo_pedido_id where p.contato_crm_id = ${id} union select (''||p.pedido::text||'') as pedido , p.data_inclusao , tp.tipo_pedido from contatos c join pedidos p on p.id = c.pedido_id join tipos_pedidos tp on tp.id = p.tipo_pedido_id where c.id = ${id}

Regras

Ajustar campos conforme tipo de contato

Ajusta os campos de veículo, distância e odômetro conforme configurado no tipo de contato.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de contato" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de contato" do formulário "Novo"

Apresentar informações adicionais sobre a pessoa

Apresenta informações adicionais sobre o cliente, populado pela preferencia CRM_2.CAD_CONTATOS_CRM.SCRIPT_INFORMACOES_PESSOA
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Pessoa" do formulário "Novo"

Apresentar perspectivas de negócios

Apresentar perspectivas de negócios vinculadas ao contato.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"

Apresentar tabulação para recusa

Quando for selecionado um resultado de recusa, então o sistema apresenta um campo para que o usuário informe o motivo da recusa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Resultado" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Resultado" do formulário "Novo"

Apresentar vinculações

Apresenta as vinculações configuradas na preferência CRM_2.CAD_CONTATOS_CRM.SCRIPT_VINCULACOES.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Calcular distância percorrida

Calcula a distância percorrida conforme o odômetro inicial e final informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Odômetro final" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Odômetro final" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Odômetro inicial" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Odômetro inicial" do formulário "Novo"

Filtrar pessoa

Quando uma pessoa for informada pelo parâmetro, a interface deve filtrar as consultas apenas para aquelas relacionadas com esta pessoa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Inicialializar a data e hora de início com os valores atuais do sistema

Se data e hora de início não estiverem preenchidos, inicializa com a data e hora atuais do sistema.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular tipos de contatos

Popula as opções do campo tipo de contato para permitir a pesquisa de tipos ativos e inativos e na alteração e inclusão apresentar somente os ativos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Preencher "principal" pessoa do contato

Procedimento que deve preencher o campo pessoa com o nome da pessoa, se for passado por parâmetro, exclusivamente quando sua origem for do módulo de pessoas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Preencher o campo responsável com informações do usuário logado

O procedimento deve popular o campo de responsavel com as informações do usuário que estiver adicionando o contato.


Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"