Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)

Índice

Perspectivas de negócios

CRM_2.CAD_PERSPECTIVAS_NEGOCIOS

Descrição

Também conhecido como "Lead".

As perspectivas de negócio registram oportunidades identificadas para a realização de qualquer tipo de negócio com empresas/pessoas, novas ou não, tais como prestação de serviços, venda de produtos, etc.

A registro da perspectiva é uma ferramenta que permite direcionar esforços nas perspectivas mais promissoras e manter históricos sobre os respectivos contatos realizados gerando um acompanhamento de todo o processo.

Pode ser informada também uma data prevista para retomada da negociação ou mesmo perspectiva de fechamento do negócio.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Perspectiva:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Número sequencial único para cada perspectiva cadastrada.
Pessoa com qual estima-se realizar o negócio.
E-mail da pessoa da perspectiva, esse informação é preenchida com o primeiro e-mail (sequencia menor) do tipo de contato que começa com EMAIL.
Endereço principal do cliente que é considerado como o primeiro endereço físico ativo indiferente de tipo.

Número de identificação do prédio no logradouro.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Bairro da pessoa.
Apresenta a cidade da pessoa.

Cidade do endereço.
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Apresenta o estado (região) da pessoa.

Região em que a cidade está dentro do país (estado, província, etc.)
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Apresenta o endereço principal completo da pessoa.
Tipo de negócio.
Texto resumido que descreve a oportunidade/perspectiva de negócio. Normalmente irá descrever o serviço a ser prestado ou o produto a ser entregue. Exemplo: Desenvolvimento de website institucional, Consultoria contábil, Troca de central telefônica, Ampliação de 5 linhas do plano corporativo de telefonia celular, etc.
Determina a prioridade/importância da perspectiva de negócio.
As prioridades disponíveis podem ser configuradas em Prioridades das perspectivas.
Note que além da prioridade, as perspectivas podem ser ordenadas através do atributo sequencia.

Número (sequência) de importância da perspectiva de negócio. Este número pode ser utilizado para dar ordem de importância entre as perspectivas de mesma prioridade. Tanto menor o número, maior a sua importância.
Etapa que uma perspectiva de negócio pode alcançar. O cadastro é feito pela interface CRM_2.CAD_PERSPECTIVAS_NEGOCIOS_ETAPAS
Pessoa física da prospecção (empresa ou outra pessoa física) que possui poderes decisórios para concretização do negócio.
Valor estimado para o negócio.
Valor estimado para recebimento recorrente, normalmente indicado para estimativa de valores mensais que poderão ser pactuados em contratos de fornecimento de produtos ou serviços.
Nome da moeda no singular. Necessário para transcrever adequadamente um valor em extenso.
Percentual estimado de sucesso para fechamento do negócio.
Data prevista para a realização do negócio. O dia pode ser opcional, mas o mês e ano não.
Situação da perspectiva de negócio.
  • Não realizado - Perspectiva de negócio não concretizada, ou seja, não realizada.
  • Pendente - Perspectiva de negócio pendente de avaliação ou negociação.
  • Realizado - Negócio realizado parcial ou totalmente.
Data em que a situação foi alterada pela última vez.
Executivo (vendedor, representante ou outro agente comercial) responsável pela condução das negociações.
Pessoa a qual indicou ou intermediou a negociação. Normalmente é uma pessoa física que não pertence aos quadros funcionais da empresa/estabelecimento responsável pelo negócio.
Informações adicionais relevantes para análise da perspectiva de negócio.
Data de reagendamento feito em um dos registros de contato desta perspectiva como principal.
Pessoa que realizou a inclusão da perspectiva de negócio.
Data e hora de inclusão da perspectiva de negócio.
Pessoa que realizou a última alteração na perspectiva de negócio.
Data e hora da última alteração feita na perspectiva de negócio.
Arquivos anexos relacionado a perspectiva de negócio.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.

Configurações

CRM_2.CAD_PERSPECTIVAS_NEGOCIOS.ATRIBUTOS_HISTORICO

Atributos a serem apresentados no histórico

Nomes dos atributos a serem apresentados no histórico separados por vírgulas.

Tipo: UPPER

Regras

Apresentar endereço da pessoa

Apresenta o endereço principal da pessoa, formatado de forma a apresentar cada informação em uma linha.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Bloquear edição

Caso o parametro contato_id esteja informado, não deve apresentar os campos de pessoa
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Inicializar data da situação

Inicializar a data da situação atual com a data do sistema se a mesma não estiver informada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Remover informações conforme módulo

Remove informações da pessoa se já estiver no módulo de pessoa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Salvar informação da pessoa

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Se no contexto de pessoa, ocultar e proteger o campo PESSOA

Ocultar o campo PESSOA para não permitir a sua alteração quando o parâmetro PESSOA_ID estiver preenchido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

popular executivo

Popula o campo executivo com a pessoa do usuário logado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"