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Modulo de emissão de documento atraves de pedidos:
Estabelecimento emitente do documento. Ex:
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Identificação ou código da pessoa do estabelecimento emitente do documento. | ||||||||||||||||
Número de pedido que dará origem ao documento. | ||||||||||||||||
Pessoa a qual será destinada a emissão do documento fiscal. Campo é apresentado somente se a preferência DOENSA.BAIXA_PEDIDOS.APRESENTAR_OUTRO_DESTINATARIO estiver marcada. | ||||||||||||||||
Destinatário do documento fiscal, deve ser apresentado somente quando informado pedido e este possui um cliente e destinatário. | ||||||||||||||||
Identificação ou código da pessoa do destinatário (cliente ou fornecedor) do documento. | ||||||||||||||||
CPF do destinatário pessoa física ou CNPJ do destinatário pessoa jurídica. | ||||||||||||||||
E-mail do destinatário
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Endereço do destinatário do documento. Deverá estar informado no cadastro da pessoa com "finalidade" "endereço" selecionada. | ||||||||||||||||
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
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Tipos de pedidos permitidos para pesquisa de itens para emissão do documento. | ||||||||||||||||
Espécie de documento. | ||||||||||||||||
Indica que o destinatário do documento deve ser a pessoa do CONSUMIDOR FINAL, em substituição ao(s) cliente(s) informado(s) no(s) pedido(s) de origem do documento quando for selecionado a espécie NFCE (modelo fiscal 65).
O(s) cliente(s) do(s) pedido(s) não será(ão) alterado(s). A pessoa do CONSUMIDOR FINAL é parametrizada através das preferências ERP.CONSUMIDOR_FINAL e PESSOA.CONSUMIDOR_FINAL_ID. | ||||||||||||||||
Define qual a natureza de operação deve ser utilizada para este documento.
Somente pode ser informada uma natureza de operação que tenha vínculo ativo com o estabelecimento (ver Naturezas de operações dos estabelecimentos) e a espécie (ver Associações entre naturezas de operações e espécies) informada no documento. Informar a natureza de operação significa que todos os itens terão a mesma natureza. Para vir selecionada a natureza de operação definida no tipo de pedido, deve-se alterar a preferência DOENSA.BAIXA_PEDIDOS.SUGERIR_NATUREZA_OPERACAO. | ||||||||||||||||
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
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Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie. | ||||||||||||||||
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema. | ||||||||||||||||
Número do ECF, quando o documento for emitido por um equipamento emissor de cupom fiscal. | ||||||||||||||||
Indicador de presença do comprador no estabelecimento comercial no momento da operação
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Indica a finalidade que o cliente/destinatário dará para mercadoria.
Caso não informado é utilizado por padrão:
A "finalidade" do documento será preenchido com a "finalidade da mercadoria" informado nos pedidos vinculados ao documento. Em caso onde houverem dois ou mais pedidos será aplicado o valor da "finalidade" do primeiro pedido vinculado ao documento.
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Data que o documento foi cadastrado no sistema. | ||||||||||||||||
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido. | ||||||||||||||||
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente. | ||||||||||||||||
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
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Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
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Label para endereços de entrega e retirada | ||||||||||||||||
Local de retirada.
Informar apenas se o local de retirada for diferente do remetente. | ||||||||||||||||
Local de entrega do documento, em notas de serviço pode ser utilizado como endereço da Obra.
Informar apenas quando o endereço de entrega for diferente do endereço do destinatário. | ||||||||||||||||
Pedidos a serem vinculados.
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Lista de itens de pedidos liberados para emissão de documentos, conforme opções de pesquisa informados (cliente, número de pedido, tipo de pedido, etc).
Permite selecionar os itens de pedidos que serão incluídos no documento. Para permitir a emissão de documentos por estabelecimento diferente dos estabelecimentos dos pedidos desejados deve ser configurada a preferência DOENSA.BAIXA_PEDIDOS.FILTRAR_PEDIDOS_ESTABELECIMENTO com o valor S. A tabela apresentada é configurada através da preferência ERP.PEDIDO.BUSCA. A quantidade apresentada é a quantidade a entregar ou a quantidade a faturar (neste caso, somente se o pedido não possuir endereço de entrega e não for um pedido de venda). São apresentados itens quando:
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Valor total selecionado nos itens de pedidos.
É considerado uma "prévia", pode não ser o valor total que o documento terá. Considera a soma dos itens selecionados, calculando: quantidade a entregar * preço de venda Não é considerado valores de acréscimos, descontos ou impostos. | ||||||||||||||||
Definição do procedimento que deve ser realizado com o saldo dos pedidos vinculados ao documento.
Ver configurações para geração dos documentos de entrega conforme as preferências:
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Definições financeiras para geração do documentos
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Define se antes da emissão do documento deve ser gerado o faturamento utilizando como base as definições do plano de pagamento informado no documento.
No caso de devolução define se deve realizar os abatimentos dos títulos dos documentos de origem. | ||||||||||||||||
Plano de pagamento utilizado para geração dos títulos vinculados ao documento. | ||||||||||||||||
LOP que será utilizado para na geração dos títulos a serem vinculados ao documento emitido. | ||||||||||||||||
Indica se os títulos financeiros do documento devem ser os títulos vinculados aos pedidos constantes no documento.
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Se for marcado o campo "Financeiro vinculado ao(s) pedido(s)"
Apresenta a relação de título(s) do(s) pedido(s) selecionados no campo "Pedidos / Itens" conforme definido na preferência DOENSA.BAIXA_PEDIDOS.TITULOS_PEDIDOS_SCRIPT. | ||||||||||||||||
Define se os títulos financeiros vinculados aos pedidos e/outros documentos devem ser vinculados (importados) ao documento. O padrão é a importação dos títulos o documento.
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Valor total de títulos a pagar para o destinatário do documento e que poderão ser utilizados como aproveitamento de créditos como abatimentos ou descontos no documento.
Considera o saldo dos títulos a pagar para a pessoa:
Esse comportamento pode ser modificado e configurado através da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS. | ||||||||||||||||
Forma de aplicação e distribuição dos créditos do cliente existente no contas a pagar para realizar os abatimentos nos títulos a receber gerados a partir da emissão do documento ou concessão de desconto na emissão do documento de saída.
Somente são usados os títulos:
O campo somente será apresentado se:
O campo será preenchido automaticamente com a opção constante no campo "Forma de aplicação do crédito" do cadastro de Clientes. Caso seja necessário definir um valor padrão para este campo, independente de como estiver configurado no cadastro do cliente, deve-se criar uma preferência DOENSA.BAXA_PEDIDOS.FORMA_UTILIZACAO_CREDITO.DEFAULT_VALUE com um dos valores abaixo:
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Títulos a pagar que podem ser compensados na operação de pagamento do documento fiscal.
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Informa quem transportará o documento e/ou de suas mercadorias.
OBS: A preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.QUEM_TRANSPORTA permite definir o valor padrão para o campo.
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Define quem deve ser o responsável pelo "pagamento" do frete ao transportador.
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Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
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Placa do veículo do transportador.
Apresenta as opções de placa de veículos ativos que tenham cidade de emplacamento preenchida no cadastro do veículo desde que a pessoa transportadora esteja ativa. | ||||||||||||||||
Unidade da federação a que pertence o veículo.
Quando veículo de fora do Brasil informar "EX" | ||||||||||||||||
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Projeto ao qual o documento está vinculado. Utilizado quando se deseja apropriar documentos fiscais, tanto de entrada como de saída a um determinado projeto.
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Conta orçada de um projeto.
Somente permite valores do tipo de conta conforme o a operação:
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Conta gerencial "completa" utilizada como facilitadora para pesquisas das contas.
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Centro de custos do destinatário. Utilizado para emitir o faturamento separado para cada centro de custos do cliente.
São apresentados centros de custo para o estabelecimento selecionado ou centros de custo que não possuem um estabelecimento definido. Ex:
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Conta contábil gerencial de crédito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.
A conta crédito pode ser de natureza devedor ou credor. | ||||||||||||||||
Conta contábil gerencial de débito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.
A conta débito pode ser de natureza devedor ou credor. | ||||||||||||||||
Outras informações para o documento | ||||||||||||||||
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.
Propriedades (format)add-null-optionIndica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado). Valores possíveis: add-null-option:yes add-null-option:no
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Valor total das mercadorias do documento. | ||||||||||||||||
Percentual de desconto concedido no documento.
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Valor de desconto concedido no documento. Será considerado o somatório dos descontos informados nos itens do documento caso seja informado o desconto em qualquer item do documento. | ||||||||||||||||
Valor total do seguro destacado nas despesas acessórias do documento. | ||||||||||||||||
Valor total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destacado no documento. | ||||||||||||||||
Valor da taxa de cobrança, outras despesas acessórias.
Caso informado o campo de "Valor de despesas acessórias informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos. | ||||||||||||||||
Valor do frete do documento fiscal.
Caso informado o campo de "Valor de frete informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos. | ||||||||||||||||
Valor total do documento.
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Caso o vendedor seja informado irá sobrepor os vendedores dos itens do documento. | ||||||||||||||||
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
Valor é preenchido automaticamente quando for vinculado um pedido. |
Próprio | |
Saída | |
1 | |
MATRIZ | |
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | |
Próprio | |
Saída | |
1 | |
Manutenção | |
Caso marcado (S) será apresentado o campo "Outro destinatário" para que possa ser informado qualquer pessoa (destinatário) para o documento, indiferente dos clientes informados nos pedidos que compõem o documento.
O campo somente será apresentado quando forem informados os campos "Estabelecimento" e "Pedido" para geração do documento.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Caso "N" será apresentado somente as naturezas que possuem algum vinculo com o tipo de pedido; caso informado "S" será apresentado todos as naturezas permitidas para a operação.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Campos de contabilidade gerencial devem ser obrigatórios
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Define se a impressão automática da NFCE em impressora térmica deve ser executado na autorização da emissão do documento.
É possível a impressão em impressora térmica, caso desmarcado, através da opção/botão de reimpressão do documento.
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
No caso da reemissão da NFE deve ser enviado para impressora diretamente.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Filtro adicional que permite restringir os pedidos e/ou itens de pedidos que podem ser apresentados para seleção do usuário.
O sistema já informa automaticamente o " and "
Exemplo:
Para pedidos que sejam Serviços deve ser apresentado somente pedidos que estão na situação de pronto.
(CASE WHEN tipe.categoria = 'S' then pedi.situacao in ('O') else true end)
Tipo: TEXT
Define se devem ser apresentados somente os pedidos do estabelecimento informado.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Caso seja necessário modificar a tela ou forma de redirecionar para a tela de emissão do documento após o processo de emissão documento.
No caso de dúvidas utilize a FAQ Redirecionamento para outras operações em regras de negócio
O padrão utilizado é
MODE=self
bloco=BAIXA_PEDIDOS
action=UPDATE
Tipo: TEXT
Caso seja necessário modificar a tela ou forma de abertura da tela do PDF dos BOLETOS na emissão do documento.
No caso de dúvidas utilize a FAQ Redirecionamento para outras operações em regras de negócio
O padrão utilizado é
MODE=tab
Tipo: TEXT
Caso seja necessário modificar a tela ou forma de abertura da tela do PDF da DANFE na emissão do documento.
No caso de dúvidas utilize a FAQ Redirecionamento para outras operações em regras de negócio
O padrão utilizado é
MODE=tab
Tipo: TEXT
Caso "S" será apresentado somente espécies que estão informadas na guia de "Número doc" do estabelecimento; senão apresenta todas existentes no sistema.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Permite definir um SQL a ser utilizado para apresentar as informações do campo "Créditos em haver" (títulos a pagar) do cliente.
Macros:
item soma text_html; set table off; select case when soma is null or soma = 0 then null else '<font color="red">'|| case when position('.' in to_char(1.11, '9D99')) = 0 then ' '||trim(both '.,' from coalesce(to_char(soma, 'FM9G999G999G990D00'), '')) else ' '||replace(replace(replace(to_char(soma, 'FM9G999G999G990D00'), '.', '*'), ',', '.'), '*', ',') end ||'</font>' end as soma from ( select sum(t.saldo) as soma from titulos t join pessoas p on p.id = t.emitente_id where p.pessoa = '${cliente}' and t.tipo_operacao = 'P' and t.data_vencimento <= current_date and t.data_bloqueio_pagamento is null ) q
Tipo: SOURCE_CODE
Define o comportamento do campo "Natureza de operação":
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Permite definir um SQL a ser utilizado na rotina DOENSA.BAIXA_PEDIDOS.APRESENTAR_TITULOS_PEDIDOS para apresentar as informações dos títulos vinculados aos pedidos selecionados.
Por padrão, o script deve apresentar:
select t.numero_titulo as titulo , t.sequencia as seq , tt.tipo_titulo as tipo , t.data_vencimento as vencimento , t.valor as valor , t.saldo as saldo , t.situacao from pedidos p join pedidos_titulos pt on p.id = pt.pedido_id join titulos t on t.id = pt.titulo_id join tipos_titulos tt on tt.id = t.tipo_titulo_id where p.id in (select p.id from pedidos p join itens_pedidos ip on ip.pedido_id = p.id where ip.id in (${ids}))
Tipo: SOURCE_CODE