Documentos de entrada e saída

Índice

Emissão de documentos de transferência entre estabelecimentos

DOENSA.BAIXA_TRANSFERENCIAS

Descrição

Emissão de documento fiscal de transferência entre estabelecimentos realizando a baixa dos itens dos pedidos selecionados.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de emissão de documento atravez de pedidos:

Campos:

Estabelecimento de origem dos pedidos de transferências. Este estabelecimento é utilizado como filtro para tabela dos pedidos/itens.

Somente serão apresentados estabelecimentos que possuem vínculo com uma natureza de operação de saída de transferência.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Espécie a ser utilizada na emissão do documento que será gerado na baixa da transferência.
Estabelecimento de destino dos pedidos de transferências. Este estabelecimento é utilizado como filtro para tabela dos pedidos/itens.

Somente serão apresentados estabelecimentos que possuem vínculo com uma natureza de operação de saída de transferência.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Campo com os tipos de pedidos
Número de pedido específico para pesquisa.
Data de cadastramento (no sistema) do documento que será gerado na baixa da transferência.
Valor padrão: [SYSDATE]
Espécie de documento.

Somente serão apresentadas espécies que:
  • Pode ser utilizada para o estabelecimento de origem.
  • A espécie está vinculada com uma natureza de operação de saída de transferência que, esta mesma natureza de operação está vinculada ao estabelecimento de origem.
  • A espécie está vinculada a uma natureza vinculada ao tipo de pedido selecionado. Isso pode ser descartado através da preferência DOENSA.BAIXA_TRANSFERENCIAS.ESPECIES_POR_TIPO.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Número do ECF, quando o documento for emitido por um equipamento emissor de cupom fiscal.
Natureza de operação a ser utilizada na emissão do documento.

Somente serão apresentadas naturezas de operações de saída de transferência que possuem vínculo com o estabelecimento de origem e com a espécie selecionada.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Apresenta os itens dos pedidos de transferências. São Apresentados itens de pedidos que:
  • O tipo de pedido informado no filtro corresponder ao tipo de pedido das transferências;
  • O estabelecimento de origem e o estabelecimento de destino for o mesmo informado no filtro e nos pedidos de transferências;
  • O pedido de transferência não estiver em manutenção;
  • O item do pedido de transferência não estiver cancelado.
A tabela é apresentada conforme configurado na preferencia ERP.PEDIDO.BUSCA
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).

Operações

Topo

Novo

Inserir um documento
Comportamento:Topo

Emitir documento fiscal

Emitir documento fiscal de saída
Topo

Imprimir em pdf

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • A reserva depois de enviada pode ser recebida por qualquer filial, ou só a filial a quem se destinava
  • Configurações

    DOENSA.BAIXA_TRANSFERENCIAS.ESPECIES_POR_TIPO

    Espécies por tipo de pedido

    Define que deve apresentar somente espécies vinculadas a uma natureza de operação que esteja vinculada ao tipo de pedido selecionado.

    Tipo: FLAG

    DOENSA.BAIXA_TRANSFERENCIAS.PEDIDOS_ORDER_BY

    Ordenação dos pedidos/itens para apresentação nas transferências

    A lista de pedidos para emissão dos documentos de transferência pode ser ordenada utilizando os nomes das colunas (mesmo formato imposto em consultas SQL).

    Pode ser ordenado pelos campos da entidade ITENS_PEDIDOS (itpe), PRODUTOS (prod) e PEDIDOS (pedi), tais como:
    CampoDescrição
    itpe.sequenciaSequência do item no pedido
    prod.produtoCódigo do produto
    pedi.pedidoNúmero do pedido

    Exemplo:

    pedi.pedido,itpe.sequencia
    

    Tipo: TEXT_LONG

    Regras

    Apresentar informações para saída

    • Pedidos entre os estabelecimentos
    • Apresentar as Especies
    • Apresentar as naturezas de operação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Data de cadastramento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento destino" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento origem" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Pedido" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar resumo dos pedidos

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Criar documento

    Procedimento deve chamar o método de inserção parcial de documentos, passando como parâmetro os itens de pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Deve selecionar um ou mais itens

    Deve selecionar um ou mais itens
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Inserir endereço do emitente

    Inserir endereço de emitente
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Popular campo com todos os estabelecimentos do sistema

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento origem" do formulário "Novo"

    Popular campo de estabelecimentos

    Popular o campo de estabelecimento conforme o cadastro do usuário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular campo de tipos de pedido

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular naturezas conforme vínculo

    Somente deve apresentar as naturezas que a espécie seleciona pode ser utilizada.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Espécie" do formulário "Novo"

    Popular naturezas de operações

    Popula as naturezas de operações disponíveis, conforme o estabelecimento e espécie.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Salvar natureza de operacao

    Salvar a natureza de operação selecionada
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"