Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Modulo de documento de entrada:
Modulo de projetos:
Chave de identificação interna
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Arquivo XML a ser importado
Podem ser importados arquivos de NFe, CTe, NFSe (dependendo do serviço de NFSe do município) NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal CTe: http://www.cte.fazenda.gov.br | |
Número da chave de acesso para a importação do documento.
Disponível para download de NFE (modelo 55) e CTE (modelo 57) No caso de CTE é necessário que monitor de documentos esteja ativo Monitor de documentos fiscais Para utilizar a importação do documento através da chave de acesso, o estabelecimento padrão do usuário terá de ser obrigatoriamente o do estabelecimento do destinatário contante no documento a ser importado. Para importar documentos de outros estabelecimentos, deve ser alterado o estabelecimento padrão do usuário (ver Como alterar o estabelecimento padrão do usuário logado?). | |
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção. Ex:
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Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc. | |
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie. | |
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Este campo ficará obrigatório caso não houver uma sequência definida no estabelecimento selecionado para a espécie informada. | |
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
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Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.
Propriedades (format)add-null-optionIndica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado). Valores possíveis: add-null-option:yes add-null-option:no
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Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
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Define qual a natureza de operação deve ser utilizada para este documento.
Somente pode ser informada uma natureza de operação que tenha vínculo ativo com o estabelecimento (ver Naturezas de operações dos estabelecimentos) e a espécie (ver Associações entre naturezas de operações e espécies) informada no documento. Informar a natureza de operação significa que todos os itens terão a mesma natureza. Operação a ser realizada nas transações de entrada de produtos e serviços do estabelecimento. Somente serão apresentadas naturezas de operações de "entrada" e que possuam itens (naturezas de operações que não exigem itens não serão apresentadas). Ex:
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Considera o documento como "compra" de mercadorias ou serviços. Não se enquadram nesses casos operações tais como: devoluções de clientes, entradas para conserto, entradas por transferência entre estabelecimentos, entradas para garantia. | |
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente. | |
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido. | |
Data que a mercadoria/documento foi recebido, mas não entrou no estoque. | |
Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal. A data deve ser superior ou igual a data de recebimento do documento.
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Data de cancelamento do documento.
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Data que o documento foi cadastrado no sistema. | |
Data que o documento fiscal foi arquivado ou recebido pela área administrativa, por exemplo. | |
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
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Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
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Finalidade para emissão do documento
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Indica a finalidade que o cliente/destinatário dará para mercadoria.
Caso não informado é utilizado por padrão:
A "finalidade" do documento será preenchido com a "finalidade da mercadoria" informado nos pedidos vinculados ao documento. Em caso onde houverem dois ou mais pedidos será aplicado o valor da "finalidade" do primeiro pedido vinculado ao documento.
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A manifestação do destinatário permite ao destinatário da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e manifestar-se sobre a sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando, ou não, as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal.
Quando informado o caso "Operação não realizada" deve ser informado a justificativa para o mesmo.
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Justificativa da manifestação do destinatário em casos onde não houve a realização do recebido das mercadorias pelo destinatário do documento. Somente pode ser preenchido quando for informado "Operação não realizada" na manifestação do destinatário. | |
Indica quem é o tomador do serviço no documento de transporte (CTe).
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Permite selecionar itens de pedidos/ordens de compra para vinculação ao documento de entrada e baixa (atendimento ou entrega) dos respectivos itens.
A apresentação das colunas e a definição de quais itens serão apresentados é definida no campo SQL itens de pedidos para baixa do Naturezas de operação. O campo com os itens não será apresentado na tela caso o SQL não esteja informado. | |
Define se os itens dos pedidos devem ser liberados para novo faturamento ao executar o cancelamento do documento de saída ou na emissão de documentos de devolução ou retorno das mercadorias vinculados ao documento de saída.
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Observações gerais sobre o documento. Permite um comentário ou observação para o uso de gerenciamento do documento. | |
Motivo pelo qual foi emitido o documento de devolução. Ex:
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Define se o sistema deve recalcular automaticamente os impostos deste documento. | |
Define como será feito o lançamento do valor do produto, se será unitário ou pelo total.
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Define se após a inclusão da nota, deve ser redirecionado para a tela de inclusão de itens, de alteração de quantidades ou concluir a nota.
Esta opção só está disponível quando feita baixa de OC. Neste caso, será sugerido automaticamente ir para tela de conclusão do documento. Quando não for feita baixa de OC será redirecionado para a tela de inclusão de itens e a opção de direcionar não estará disponível.
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Apresenta as conferências vinculadas ao documento de entrada.
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Número do lote para envio para contabilidade | |
Arquivos vinculados ao documento.
Para incluir no e-mail os arquivos vinculados ao documento é necessário que na configuração espécie para o estabelecimento esteja marcada a opção "Anexos ao documento" do campo Anexos do e-mail, caso a espécie não esteja configurada por estabelecimento, então a preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.ENVIAR_ANEXOS_EMAIL deverá estar marcada (valor S). | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Deve ser informado apenas se este documento foi gerado com base em um pedido (ordem de compra) que utilizou uma moeda alternativa. Quando informado, deve-se informar também a cotação que foi utilizada para a conversão. Exemplo: Ordem de compra em dólares sendo recebida através de uma NFE em reais. | |
Cotação da moeda utilizada para converter, por exemplo, uma ordem de compra em dólares para uma NFe em reais. Este campo somente deve ser preenchido após ser informada a moeda alternativa. | |
Valor total das mercadorias do documento. | |
Valor total de produtos do documento. | |
Valor total em serviços do documento | |
Valor de desconto concedido no documento. Será considerado o somatório dos descontos informados nos itens do documento caso seja informado o desconto em qualquer item do documento. | |
Valor de desconto para o documento. | |
Valores relativos a créditos quando bonificação | |
Valor do frete do documento fiscal.
Caso informado o campo de "Valor de frete informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos. | |
Domínio utilizado para armazenar valores monetários. | |
Valor total do seguro destacado nas despesas acessórias do documento. | |
Domínio utilizado para armazenar valores monetários. | |
Valor da taxa de cobrança, outras despesas acessórias.
Caso informado o campo de "Valor de despesas acessórias informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos. | |
Domínio utilizado para armazenar valores monetários. | |
Outros valores registrados no documento. | |
Valor de impostos retidos. | |
Valor total da base de cálculo do ICMS.
É a soma dos valores de base de cálculo de ICMS registrados nos itens do documento. | |
Valor de base informado no documento | |
Valor total de ICMS destacado no documento.
É a soma dos valores de ICMS registrados nos itens do documento. | |
Valor de ICMS informado no documento. | |
Valor de ICMS creditado pelo destinatário do documento de entrada. | |
Valor de outros de ICMS.
É a soma dos valores de outros de ICMS registrados nos itens do documento. | |
Valor total de isentos do ICMS.
É a soma dos valores de isentos de ICMS registrados nos itens do documento. | |
Valor de diferencial de alíquota de ICMS que deve ser agregado ao custo fiscal do produto.
Seu uso é indicado para empresas optantes pelo Simples Nacional onde o diferencial de ICMS é um "custo". O valor será distribuído somente entre os itens do documento que possuírem as CSTs 00 e 20. | |
Valor de base de cálculo ICMS substituição | |
Valor de base para substituição tributária do ICMS. | |
Valor de ICMS substituição tributária destacado no documento, já considerando o valor de "crédito" de ICMS.
Exemplo: Base ICMS = R$ 100,00 Alíquota ICMS = 18% MVA = 40% Base ICMS ST = R$ 140,00 Alíquota ICMS ST = 18% Valor de ICMS ST = (R$ 140 x 18%) - (R$ 100 x 18%) = 25,20 - 18,00 = 7,20. | |
Valor de substituição tributária do ICMS. | |
Valor total de ICMS ST recolhido em guia avulsa, em operação com mercado substituída no estado de destino, e não recolhida pelo emitente do documento fiscal.
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Valor de ICMS substituição tributária FCP destacado no documento.
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Valor total de FCP (Fundo de Combate a Pobreza). | |
Valor total do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza(FCP) para a UF de destino. | |
Valor total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destacado no documento. | |
Valor total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) devolvido destacado no documento.
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Domínio utilizado para armazenar valores monetários. | |
Valor total do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) destacado no documento. | |
Valor total do documento.
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valor total | |
Valor total da carga documento de transporte | |
Valor de frete recebido/enviado via documento de conhecimento de frete e que não influi no valor total do documento, mas é considerado no custo de aquisição da mercadoria.
OBS: Caso vinculado a uma CTE o campo não deve ser preenchido, pois será informado automaticamente pela mesma. | |
Valor de ICMS destacado em documento de frete, p.ex.: CTRC. | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Define se deve importar os títulos que estão no documento XML da NFe. No caso de CTe e NFSe será criado um título com vencimento com a data atual, pois em ambas não existe a informação de títulos no XML. Valor padrão: S | |
Documento fiscal não possui nenhum lançamento financeiro, ou não deve validar o valor do documento com os títulos.
P.ex: Documentos de bonificação, brinde, etc. | |
Define se antes da emissão do documento deve ser gerado o faturamento utilizando como base as definições do plano de pagamento informado no documento.
No caso de devolução define se deve realizar os abatimentos dos títulos dos documentos de origem. | |
Define o plano de pagamento para este documento.
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Permite definir um prazo para pagamento, gerando o financeiro conforme as parcelas informadas.
Deve ser informado cada parcela separada por barras, por exemplo: 30/60/90 | |
Tipo de título ser utilizado na geração do financeiro. | |
Indicador do tipo e forma de pagamento do documento fiscal eletrônico conforme especificações do SPED.
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Sistema deve manter os títulos na situação de previstos? | |
Criar um título previsto para o documento com base no valor total do documento. | |
Relação de títulos a pagar para o fornecedor, não vinculados a documentos, que estão previstos ou que estão antecipados (liquidados) que podem ser vinculados ao documento de entrada.
Este campo pode ser ocultado pela configuração de interface. As opções apresentadas neste campo são configuradas na preferência DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.SQL_TITULOS_PREVISTOS_ANTECIPADOS. | |
Conta contábil gerencial para o título gerencial. | |
Indica que os valores do documento de entrada por devolução poderão ser abatidos (movimento de abatimento por devolução) nos títulos do documento de saída vinculado. | |
Valor livre para lançamento crédito financeiros no documento. Esse valor será rateado no valor de aquisição de forma proporcional entre os itens do documento. | |
Valor livre para lançamento de débitos referentes ao documento | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Ordem de compra para o transporte para documentos de conhecimento de transporte.
Somente são apresentadas ordens de compra para fornecedor e o tomador do transporte. São apresentadas ordens de compra com o fornecedor igual ao da nota, com quantidade pendente maior que zero e com a situação "pendente/proposta". | |
Itens parciais nas ordens de compra que podem ser cancelados.
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Apresenta os itens do documento que estão sem OC informada, mas que possuem uma OC para este mesmo produto e fornecedor do documento.
Configurável pela preferência SQL_ITENS_SEM_OC. | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Projeto ao qual o documento está vinculado. Utilizado quando se deseja apropriar documentos fiscais, tanto de entrada como de saída a um determinado projeto. | |
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade. Ex:
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Conta orçada de um projeto.
Somente permite valores do tipo de conta conforme o a operação:
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Modelo de rateio que será utilizado para desmembramento contábil ou gerencial do documento. | |
Conta gerencial a ser utilizada nos títulos a pagar vinculados ao documento. | |
Centro de custos do destinatário. Utilizado para emitir o faturamento separado para cada centro de custos do cliente.
Ex:
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Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor do lançamento. Quando o desmembramento é marcado, o sistema apresenta uma guia extra onde o usuário poderá informar o desmembramento do valor em diferentes contas gerenciais, centros de custo, projetos, estabelecimentos, etc.
Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Conta contábil gerencial de débito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.
A conta débito pode ser de natureza devedor ou credor. | |
Permite definir para qual conta de débito os movimentos financeiros dos títulos gerados devem possuir.
Pode ser informado a conta ou apenas a chave da conta. Quando não informado, será utilizado a conta contábil de débito informado para o lançamento do tipo de título conforme o estabelecimento informado (ver no cadastro do estabelecimento, guia "Cont títulos"). | |
Conta contábil gerencial de crédito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.
A conta crédito pode ser de natureza devedor ou credor. | |
Permite definir para qual conta de crédito os movimentos financeiros dos títulos gerados devem possuir.
Pode ser informado a conta ou apenas a chave da conta. Quando não informado, será utilizado a conta contábil de crédito informado para o lançamento do tipo de título conforme o estabelecimento informado (ver no cadastro do estabelecimento, guia "Cont títulos"). | |
Data que foi registrado a ciência do documento fiscal de terceiro.
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Apresenta os documentos referenciados a este documento e link para documentos vinculados a CTE |
MATRIZ | Manutenção | REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | DESISTÊNCIA DO CLIENTE | ||||||||||||||
FILIAL 1 | Pendente | REVENDA A VISTA COM COMISSÃO | DESACORDO COMERCIAL | ||||||||||||||
FILIAL 2 | Aprovado | REVENDA A PRAZO | MERCADORIA DANIFICADA | ||||||||||||||
CD-RS | Cancelado | TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS | DESISTÊNCIA DO CLIENTE | ||||||||||||||
MATRIZ | |
Manutenção | |
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | |
NF-e normal | |
Revenda | |
Confirmação da operação | |
Remetente | |
DESISTÊNCIA DO CLIENTE | |
Não | |
Valor unitário do item | |
Não | |
Pagamento à vista | |
Projeto de Software | |
ESTOQUE | |
Conta gerencial | |
MATRIZ | |
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | |
CTE 123 - Valor total: 426,75 - Valor Carga: 28.450,25 Notas vinculada 1: Valor total documento: 4.406,30 - Valor de frete a ser informado: 66,09 Notas vinculada 2: Valor total documento: 24.043,95 - Valor de frete a ser informado: 360,66
MATRIZ | |
MATRIZ | Manutenção | REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | Remetente | ||||||||||||
FILIAL 1 | Pendente | REVENDA A VISTA COM COMISSÃO | Expedidor | ||||||||||||
FILIAL 2 | Aprovado | REVENDA A PRAZO | Recebedor | ||||||||||||
CD-RS | Cancelado | TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS | Destinatário |
MATRIZ | |
Manutenção | |
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | |
Indica se o sistema deve verificar se itens do documento não foram vinculados a listas de preços.
Caso marcado, o sistema irá gerar uma advertência para o usuário sempre que existirem itens que não foram vinculados a nenhuma formação de preços.
Por padrão, o sistema não faz esta advertência.
Tipo: FLAG
Apresentar títulos do fornecedor que estão pagos e não estão vinculados a um documento de entrada.
Ver:
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Não permitir a importação de CTE quando documento NFE não for localizado no sistema.
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Natureza de operaçao para contra-nota de documentos de dentro do estado
Tipo: TEXT
Valor padrão: CONTRA NOTA DENTRO ESTADO
Natureza de operação para contra-nota de documentos de fora do estado
Tipo: TEXT
Valor padrão: CONTRA NOTA DE FORA DO ESTADO
Natureza de operação para contra-nota de documentos de fora do país
Tipo: TEXT
Valor padrão: CONTRA NOTA
Espécie padrão para inclusão do documento de entrada
Tipo: TEXT
Valor padrão: NFE
Caso marcado será exigido a manifestação do destinatário ao concluir o documento de entrada para a espécie NFE.
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Caso marcado, o valor de crédito de ICMS deve ser informado no documento de entrada, sendo utilizado na composição do custo da mercadoria.
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Define se deve ser permitido informar as contas contábeis gerenciais de crédito e/ou de débito na inclusão do documento de entrada.
Esta opção só é válida quando for configurada a opção para apresentação dos itens dos pedidos/ordens de compra (ver Itens para baixa) na inclusão do documento.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Caso informado será utilizado como manifestação padrão para o documento. Deve ser informado os códigos aceitos para a manifestação:210200,210220,210240
Tipo: TEXT
Caso marcado, automaticamente será sugerido para realizar o abatimento os títulos dos documentos vinculados.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Valor padrão: DOENSA.MOD_DOC_ENTRADA
Tipo: TEXT
Valor padrão: N
Valor padrão: N
Quantidade de títulos que serão apresentados para permitir o abatimento
Tipo: INTEGER
Valor padrão: 10
Script engine utilizado para apresentar os vínculos de conferências ao documento.
O preenchimento deve seguir a sintaxe do Telescope Script Engine que deve utilizar a(s) seguinte(s) variável(is) de contexto (macros):
Tipo: SOURCE_CODE
SQL utilizado para apresentar os itens do documento que estão sem OC informada, mas que possuem uma OC para este mesmo produto e fornecedor do documento.
select itdoc.sequencia , prod.produto , prod.descricao , marca.marca , prod.referencia_fabricante , uni.simbolo , itdoc.quantidade , ip.quantidade_pendente , p.pedido , p.data_emissao , p.data_requerida from itens_pedidos ip join pedidos p on p.id = ip.pedido_id join tipos_pedidos tp on tp.id = p.tipo_pedido_id join produtos prod on prod.id = ip.produto_id left join marcas marca on marca.id = prod.marca_id join unidades_medidas uni on uni.id = prod.unidade_medida_id join itens_doc_entradas_saidas itdoc on itdoc.produto_id = prod.id and itdoc.ordem_compra is null where ip.produto_id in (${produtos_ids}) and (ip.quantidade_pendente > 0) and (p.fornecedor_id = ${emitente_id}) and (tp.categoria = 'C') and (p.situacao not in ('M','E','C')) and itdoc.documento_id = ${documento_id} order by itdoc.sequencia, p.data_emissao
Tipo: SOURCE_CODE
SQL para os títulos que estão pagos e não foram vinculados a um documento.
As informações são apresentadas somente quando a preferência abaixo está marcada (valor = S): DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.APRESENTAR_TITULOS_PAGOS_SEM_DOCUMENTO
SQL padrão utilizado:
select t.id,t.titulo,t.data_pagamento from titulos t where t.tipo_operacao='P' and t.data_pagamento is not null and t.emitente_id = ? and t.id not in (select titulo_id from pedidos_titulos where titulo_id = t.id)
Tipo: SOURCE_CODE
SQL para seleção dos títulos antecipados.
Caso não informado utiliza o padrão:
select * from (select t.id as id
, estab.nome_estabelecimento as "Estabelecimento"
, tt.tipo_titulo as "Tipo título"
, t.numero_titulo as "Número"
, t.sequencia as "Seq"
, t.data_conclusao as "Emissão"
, t.data_vencimento as "Vencimento"
, t.data_pagamento as "Pagamento"
, t.valor as "Valor"
, t.saldo as "Saldo"
, sum(doc.valor_total) as "_doc"
from titulos t
inner join tipos_titulos tt on tt.id = t.tipo_titulo_id
inner join pessoas emit on emit.id = t.emitente_id
inner join pessoas dest on dest.id = t.destinatario_id
inner join estabelecimentos estab on estab.id = t.estabelecimento_id
left join pedidos_titulos pt on pt.titulo_id = t.id
left join doc_entradas_saidas doc on doc.id = pt.documento_id
where t.tipo_operacao="P" and t.situacao in ("PR","L","A","PM") and t.emitente_id = ?
group by t.id
, estab.nome_estabelecimento,tt.tipo_titulo,t.sequencia,t.data_conclusao,t.data_vencimento
, t.numero_titulo
, t.valor
, t.saldo) as q
where "_doc" is null
Tipo: TEXT
Caso marcado ("S") será utilizado o valor total do documento vinculado para distribuição do frete, caso não marcado("N) será utilizado somente o valor da mercadoria.
Tipo: FLAG
Valor padrão: S