Documentos de entrada e saída

Índice

Itens de documentos de entrada

DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA_ITENS

Descrição

Manutenção de itens de documentos de entrada.

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Unidade de produto do item de documento:

Campos:

Produto referenciado
Quantidade do item do documento referenciado.
Itens de documento referenciados.
Sequência dos itens do documento. Deve ser iniciado em 1.
Relação de ordens de compra pendentes para o fornecedor/emitente do documento.
Item do pedido de compra ou de venda.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto adicional para o produto. P.ex: Número de série, lote, dados adicionais, etc.
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Referência/código do produto conforme informado pelo emitente do documento.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Informações adicionais do produto.
P.ex: Norma referenciadas, informações complementares, códigos adicionais.
NCM (classificação fiscal do produto).
Natureza de operação do item do documento.
Por padrão ela segue a mesma operação existente no cabeçalho do documento. Caso a natureza selecionada no cabeçalho esteja marcada como "Permite alterar natureza nos itens", será apresentado o campo para seleção da natureza na inclusão dos itens.

A natureza do item não modifica definições financeiras do documento, somente definições de estoque e fiscais.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Tributação do item do documento. Pode ser a tributação definida no produto ou no tipo de produto.

Para apresentar todas as opções de tributação modifique a preferência: "DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA_ITENS.FILTRAR_TRIBUTACOES_CFOP" para o valor "N"
Quantidade do item, conforme a unidade de medida do produto/serviço.
Quando informado quantidade alternativa não será informado no XML e na impressão este campo.
Unidade de medida do produto.
Valor unitário do item.
Sub-total para o item
Código Fiscal de Operações e Prestações.
Ver O que é CFOP?
Código da Situação Tributária (Origem + Tributação do ICMS).
É obrigatória somente quando for produto (não serviço).
Mais detalhes em:
Percentual em desconto para o item, o campo serve como apoio para calcular o valor de desconto em R$ do item
Valor de desconto informado para o item do documento
Campo livre para ajuste do valor de custo da mercadoria. Deve aceitar valores positivos e negativos.
Valor de desconto para o item do documento.
Valor total para o item considerando o valor unitário e a quantidade informada para o mesmo. Não considera descontos ou acréscimos no seu cálculo.
Valor de serviços agregados ao custo fiscal e/ou financeiro da mercadoria.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Percentual da alíquota de ICMS para o produto nesta operação.
Valor de base para cálculo do ICMS.
Valor ICMS isento.
Valor de ICMS em outros.
Valor de ICMS para o produto.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Percentual da alíquota de IPI para o produto.
Valor de base para cálculo do IPI.
Valor de IPI isento
Valor de IPI outros
Valor de IPI para o produto
Valor subtotal do item
Valor da alíquota de de cofins
Aliquota de PIS
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor de base para ICMS substituição tributária.
OBSOLETO!
Valor de substituição tributária do item.
O valor do ICMS ST do item deve ser obtido através da Operações fiscais de itens do documento.
Percentual de ICMS retido na operação de substituição tributária. Deve ser informada a alíquota do cálculo do ICMS-ST, nao deve ser incluso o FCP caso incida sobre a mercadoria.
Exemplo: Alíquota da mercadoria na venda ao consumidor final = 18% e 2% de FCP deve ser informado no campo especifico.
Valor de base de ICMS ST retido
Valor de ICMS que foi retido no documento de entrada, campo implementado para atender o NT 2018.005 versão 1.20.
Valor de ICMS ST retido
Valor de ICMS substituído em operação com mercadoria substituída no estado de destino e não recolhida pelo emitente e destacado no documento fiscal.
  • Deve ser informado o valor total do ICMS_ST para o item do documento.
  • O valor unitário do ICMS-ST avulso do item será calculado pelo valor total do ICMS-ST do item dividido pela quantidade do produto informado no item.
  • O ICMS-ST avulso somente é aceito em documentos de entrada emitidos por terceiros.
  • O valor informado será agregado ao custo fiscal da mercadoria.
  • O valor informado substituirá o valor de ICMS ST que estiver informado no item.

Estes valores são recolhidos ao Fisco em guia de recolhimento específica.
Valor de despesas acessórias do item.
Valor contábil
Representa o valor total para item considerando:
+ Valor de  mercadorias/serviços
- desconto
+ frete
+ despesas
+ ipi
+ impostos
Valor de base de cálculo para o Imposto de Importação, quando a operação for sujeita a II, nas operações de entrada por importação.
Valor de despesas aduaneiras nas operações de entrada por importação.
Valor de Imposto de Importação para o item do documento (II).
Valor do imposto sobre operações financeiras nas operações de entrada por importação.
Valor de despesas acessórias informada para o item do documento
Valor de frete informado para o item do documento
Valor informado para o seguro
Ordem de compra
DOENSA.ITENS_DOC_ENTRADAS_SAIDAS.DATA_VALIDADE
Este campo somente é apresentado conforme parametrizado no atributo "Informar a data de validade nos documentos" do respectivo tipo de produto.
Identificação para os lotes do item do documento separados por linha.
Documento ID
Chave de identificação interna
NCM ( Nomenclatura Comum para o Mercosul ) para o produto
Layout a ser utilizado para impressão.
Impressora que irá imprimir as etiqueta.
Quantidade de etiquetas do mesmo item a ser impresso
Motivo do cancelamento da OS
Itens a serem cancelados da ordem de compra
Valor de substituição tributária do ICMS que foi recolhida de forma avulsa e que deve ser distribuída entre os itens com CSTs 10, 30 ou 70 do documento.
Define se o item deve ser considerado no valor total do documento.
Preenchido com:
  • 0 (N) o valor do item (vProd) não compõe o valor total da NF-e (vProd)
  • 1 (S) o valor do item (vProd) compõe o valor total da NF-e (vProd)
Define se o item deve ser considerado na geração do financeiro (contas a pagar ou receber).
Define se deve ou não calcular os impostos como ICMS, IPI. Quando informado "N", os campos devem ser preenchidos manualmente.
  • Sim - Os valores de impostos são calculados automaticamente
  • Sim - Importação NFE - Os valores de impostos são preenchidos pelo processo de importacao de nota fiscal
  • Manual - Os valores de impostos devem ser informados manualmente.
Layout utilizado para realizar a importação do arquivo.
Arquivo para realizar a importação da movimentação contábil. Deve seguir o layout informado no campo de TIPO_LAYOUT
Valor bruto para preenchimento do campo de outros valores
Define o estoque a ser movimentado para operações que ocorrem com terceiros ou o estoque que deve ser movimentado para operação.

Deve seguir obrigatoriamente o estoque informado na natureza de operação, quando o proprietário ou detentor não for o estabelecimento.

Casos:
  • Caso na CFOP da natureza de operação esteja determinado para exigir a escolha estoque a ser movimentado.
  • Operação de "Envio de garantia para a fabrica"
    • Debita do estoque de terceiros em meu poder
    • Credita em estoque próprio em poder de terceiros (neste caso o proprietário do estoque deve ser o cliente que enviou a mercadoria)

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
COCA-COLA
PEPSI
FRUKI
COCA-COLA
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

Operação que permite alterar as informações do registro.

A edição da maior parte dos campos somente é permitida quando a situação do documento estiver em "Manutenção" e o campo "Calcular impostos" estivar marcado como "Manual".
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Cancelar itens de compra

Cancelar os itens da ordem de compra
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Etiquetas

Interface para emissão de etiquetas para itens de um documento de entrada, parâmetros disponível para geração do layout

${qtd} = Quantidade de etiquetas que vão ser geradas
${destinatario} = Nome completo do destinatário do documento
${documento} = Número do documento
${especie} = Especie do documento
Topo

Etiqueta dos itens

Interface responsável para impressão de etiquetas de itens de documento de entrada.
Topo

Documento referenciado

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

ICMS ST avulsa

Operação para informar valor de ICMS ST recolhido e que não foi vinculado ao documento fiscal de saída emitido pelo fornecedor/emitente do documento fiscal. O valor será rateado no documento proporcionalmente entre os itens com CSTs 10, 30 e 70.
Topo

Alterar quantidades

Permite a alteração das quantidades dos itens do documento, em casos por exemplo de que foi feito baixa de itens na inclusão do documento e deseja-se informar as quantidades entregues.
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Comportamento:Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Retorno Beneficiamento

Interface para registrar o retorno dos itens beneficiados e valor do serviço, com base nas ordens de compra enviadas para o fornecedor.
Comportamento:Topo

Importação por layout

Realizar a importação de arquivo utilizando um layout pré-definido.
Comportamento:Topo

Atualizar referências do fornecedor

Verifica se existe registro da referência informada para os produtos dos itens do documento na tabela de referências do produto e fornecedor e, se não houver, inclui um novo registro com esta informação (produto + fornecedor + referência).
Atualiza o custo de reposição do produto para o fornecedor com o valor do produto informado no documento de entrada.
Topo

Cancelar itens selecionados da ordem de compra

Cancelar os itens que foram selecionados na ordem de compra
Topo

Salvar itens de referencia

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.

Configurações

DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA_ITENS.CRIAR_REFERENCIA

Define se deve ser inserido a referencia entre o produto e o fornecedor.

Valor padrão: S

DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA_ITENS.FILTRAR_TRIBUTACOES_CFOP

Definir quais CFOPs apresentar para seleção nos itens do documento

Define quais as CFOPs serão apresentadas para seleção nos itens do documento de entrada:


Tipo: FLAG

Valor padrão: S

DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA_ITENS.PESQUISA_PRODUTO

Define qual deve ser a interface que deve abrir ao clicar na lupa do campo de produtos.
Exemplos: PROD.LOV_PRODUTOS_FORNECEDOR, PROD.CAD_PRODUTOS(padrão)

Valor padrão: PROD.CAD_PRODUTOS

DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA_ITENS.RETORNO_BENEFICIAMENTO_ENTREGA

Atualizar a quantidade entregue do pedido vinculado ao beneficiamento

Atualizar a quantidade entregue do pedido vinculado ao beneficiamento

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA_ITENS.RETORNO_BENEFICIAMENTO_FATURAR

Atualizar a quantidade faturar do pedido vinculado ao beneficiamento

Atualizar a quantidade faturar do pedido vinculado ao beneficiamento

Tipo: TEXT

Valor padrão: S

Regras

Ajustar valor de desconto

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Apresentar campo de natureza de operação

Caso natureza de operação do documento permitir alterar a natureza nos itens, deve ser apresentado o campo com as naturezas permitidas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Apresentar campos para importação por layout

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Importação por layout"

Apresentar data de validade

Apresenta ou esconde o campo data de validade do produto conforme informado nos tipos de produtos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Código" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar estoques disponíveis

Apresentar os estoques disponíveis para realizar a movimentação dos estoques de propriedade e detentor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Código" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar informações conforme ordem de compra

Apresentar os campos conforme a ordem de compra selecionada
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Item ordem de compra" do formulário "Novo"

Apresentar informações tributárias

Apresentar informações sobre a tributação do item
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Importar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar itens para retorno de beneficiamento

Apresentar os itens que podem ser retornados no processo de beneficiamento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Retorno Beneficiamento"
  • Ao alterar campo "Produto retornado" do formulário "Retorno Beneficiamento"

Apresentar operações tributárias do item

Apresentar as operações tributárias do item, como por exemplo PIS, COFINS, etc.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Apresentar preço

Apresenta um preço sugerido caso a natureza de operação determine.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Importar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar produtos referenciados

Apresentar os produtos referenciados
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Documento referenciado"

Apresentar valores de tributos

Apresentar os valores de tributos para o item
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

Atualizar documento

Atualizar documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Atualizar ordem de compra

Atualizar a ordem de compra
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Atualizar ordem de compra em caso de delete

Atualizar ordem de compra em caso de delete
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de excluir formulário "Excluir"

Atualizar valor de outros valores

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Valor bruto" do formulário "Alterar"

Atualizar valores do documento

Executar rotina de atualização do total do documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de excluir formulário "Excluir"

Calcular desconto item

Calcula o valor de desconto quando desconto em percentual for informado
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Desconto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto" do formulário "Importar"
  • Ao alterar campo "Desconto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Qtde." do formulário "Importar"
  • Ao alterar campo "Qtde." do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor unitário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor unit." do formulário "Importar"
  • Ao alterar campo "Valor unit." do formulário "Novo"

Definir obrigatoriedade de campo

Tornar campos obrigatórios na insert e update, pois devem ser informados como opcionais por causa da import.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Disponibilizar campo de valor unitário ou valor total do item

Liberar para preenchimento pelo usuário o campo de "valor unitário" ou o de "valor total" do item de acordo com o informado no campo "tipo de valor" informado no cabeçalho do documento.
Caso seja informado o campo "valor unitário" o valor total do item será calculado por:
valor unitário * quantidade
Caso seja informado o campo "valor total" o valor unitário do item será calculado por:
valor total / quantidade
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Incluir LOV no campo de produtos

Incluir o campo de LOV conforme preferencia do sistema
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Incluir informações básicas do produto

Incluir as informações básicas do produto incluído no documento como:
  • tributação
  • Unidade de medida
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Importar"

Informações para LOV

Modificar a lov de produtos, para permitir pesquisas dos produtos deste fornecedor
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Montar tela de cancelamento de itens

Montar a tela de cancelamento de itens quando informado uma ordem de compra
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar itens de compra"

Ocultar informações de importação

Quando documento não for de importação os campos relativos a esta operação não devem ser apresentados
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular campo com informação da entidade

Popular campo de documento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Popular campo de NCM

Popular campo de classificação fiscal(NCM )

Popular campo de documento com informação repassada como parâmetro

Popular campo de documento com informação repassada como parâmetro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Popular naturezas de operações permitidas

Popular as naturezas de operação permitidas para serem selecionadas no item.
  • Devem seguir a mesma operação da natureza do documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Popular ordens de compra

Apresentar as ordens de compra que estão em aberto, deve manter o último pedido de compra sendo apresentado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular ordens de compra em aberto

Popular campo de opção com as ordens de compra em aberto
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Ordem de Compra" do formulário "Novo"

Salvar NCM informado

Procedimento deve salvar o NCM informado no documento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Salvar valor unitário

Salvar valor unitário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Sequencia do item do documento

Sequencia do item no documento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Tratar unidade de produto

Quando ocorrer uma inclusão de um item e este for Unidade de Produto deve ser apresentado a tela de VIEW, senão deve ser apresentada a tela de INSERT
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Unidade de medida

Unidade de medida

Veja também