Documentos de entrada e saída

Índice

Documentos de entradas e saídas

DOENSA.CAD_DOCTES

Descrição

Manutenção e emissão de documentos fiscais de entrada ou saída com emissão própria ou terceiro.

Críticas apresentadas para emissão do documento fiscal:
Retorna as críticas existentes no documento fiscal.

Serão realizados movimentos financeiros de abatimento nos títulos vinculados para documentos de saída com finalidade "devolução" definida no Naturezas de operação utilizada.






Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Lotes de NFSe:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Modulo de Lotes de NFE:

Modulo de Processos:

Campos:

Estabelecimento que é responsável pela emissão ou lançamento do documento.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
  • Entrada
  • Saída
Espécie do documento.
Utilizado somente na tela de visualização
Série e número do documento fiscal
Natureza de operação do documento fiscal.
Nome do emitente/destinatário do documento.
Ele deve ser utilizado na tela de list.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Pessoa emitente do documento fiscal.
No caso de documento fiscal de entrada por emissão própria a pessoa é o remetente do documento fiscal.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
CPF do emitente pessoa física ou CNPJ do emitente pessoa jurídica.
Inscrição Estadual do emitente do documento, quando for pessoa jurídica.
Endereço do emitente do documento.
Endereço do emitente do documento.
Concatenação das seguintes informações: endereço (tipo de logradouro + nome do logradouro) + número + complemento.
Cidade do emitente do documento.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Nome do estado do emitente do documento.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Pessoa destinatária do documento fiscal.
No caso de documento fiscal de entrada por emissão própria a pessoa é o emitente do documento fiscal.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Nome dado ao tipo de pessoa.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
CPF do destinatário pessoa física ou CNPJ do destinatário pessoa jurídica.
Deve ser informado o valor formatado para realização de consultas:
  • CPF no formato 999.999.999-99.
  • CNPJ no formato 99.999.999/9999-99.
Inscrição Estadual do destinatário do documento fiscal, quando for pessoa jurídica.
Identificação do endereço do destinatário.
Endereço do destinatário do documento.
Concatenação das seguintes informações: endereço (tipo de logradouro + nome do logradouro) + número + complemento.
Cidade do endereço endereço principal do destinatário do documento.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Estado do destinatário do documento.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
E-mail do destinatário
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Local de entrega do documento, em notas de serviço pode ser utilizado como endereço da Obra.
Informar apenas quando o endereço de entrega for diferente do endereço do destinatário.
Endereço de entrega da mercadoria
Endereço de retirada da mercadoria
Local de retirada.
Informar apenas se o local de retirada for diferente do remetente.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Data que o documento foi cadastrado no sistema.
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Natureza de operação utilizada para emissão/cadastro do documento fiscal.
Na operação de importação de pré-nota será utilizado o título fiscal da natureza de operação informado no arquivo XML a ser importado para identificação da natureza de operação de operação a ser informada no documento, caso a natureza de operação não seja especificamente informada na importação da pré-nota.
O campo da natureza de operação informada no XML deve ser exatamente igual ao campo "Título fiscal" informada no cadastro da natureza de operação e caso existam duas ou mais naturezas de operação com o mesmo título fiscal será utilizada a natureza de operação com a maior prioridade (quanto menor o número da prioridade, mais prioritária ser a natureza).
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Cidade onde o serviço foi executado.
O campo deverá ser apresentado caso a natureza de operação esteja configurada para "Permitir serviços".
Caso não informado é preenchido com o padrão determinado na natureza de operação no campo Serviço prestado no município.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Estado onde o serviço foi realizado.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.

Quando cancelado (inutilizado) uma RPS, sua numeração ficará com valor "INUT".
Número do documento, normalmente gerado automaticamente pelo sistema quando emissão própria, mas pode ser informado pelo usuário em casos especiais (p.ex.: documentos de entrada emitidos por terceiros).
Número do documento RPS (Recibo Provisório de Serviço), que será utilizado somente em NFSE.
Número do ECF, quando o documento for emitido por um equipamento emissor de cupom fiscal.
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
  • Para documentos modelos 55 (NFE), 65 (NFCE), 57 (CTE), 67 (CTEOS), 58 (MDFE) o tamanho é 44 números, com validação de dígito verificador.
  • Para documentos modelo NFSe não existe tamanho fixo e não existe validação do conteúdo.
Número do protocolo para Nota Fiscal Eletrônica fornecido pela Sefaz após envio do documento.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data e hora de emissão do documento fiscal
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Finalidade para emissão do documento
  • NF-e normal
  • NF-e complementar
  • NF-e de ajuste
  • Devolução
Tipo de emissão de notal fiscal eletrônica (NFE/NFCE).
  • Normal - Emissão normal (não em contingência)
  • Contingência FS-IA - Deverá ser emitido em 2 vias, sendo que uma via deverá ser armazenada pelo prazo decadencial (5 anos) pelo emitente e a outra entregue ao consumidor. Após superado o problema técnico, ou em prazo máximo de 168 horas as NF-e emitidas em contingência devem ser encaminhadas para autorização pela Secretaria da Fazenda da jurisdição do contribuinte. Não é permitido seu uso para NFCe.
  • Contingência SCAN - Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (desativado)
  • Contingência EPEC - Evento Prévio da Emissão em Contingência.
  • Contingência FS-DA - Deverá ser emitido em 2 vias, sendo que uma via deverá ser armazenada pelo prazo decadencial (5 anos) pelo emitente e a outra entregue ao consumidor. Após superado o problema técnico, ou em prazo máximo de 168 horas as NF-e emitidas em contingência devem ser encaminhadas para autorização pela Secretaria da Fazenda da jurisdição do contribuinte.Não é permitido seu uso para NFCe.
  • Contingência SVC-AN - SEFAZ Virtual de Contingência do AN
  • Contingência SVC-RS - SEFAZ Virtual de Contingência do RS
  • Contingência off-line da NFC-e - Na escolha de contingência off-line da NFC-e (tpEmis = 9) não é necessária a adoção de série específica ou a utilização de papel especial, todavia deve ser observado o prazo de 24 horas da emissão da NFC-e para o envio para autorização da NFC-e.
Indica a finalidade que o cliente/destinatário dará para mercadoria.

Caso não informado é utilizado por padrão:
  • CNPJ com IE: Revenda
  • Outros: Consumo

A "finalidade" do documento será preenchido com a "finalidade da mercadoria" informado nos pedidos vinculados ao documento. Em caso onde houverem dois ou mais pedidos será aplicado o valor da "finalidade" do primeiro pedido vinculado ao documento.
  • Revenda - Destinatário está comprando a mercadoria para revender. No XML é informado 0 = Normal.
  • Consumo - Destinatário está comprando a mercadoria para consumo. No XML é informado 1 = Consumidor final.
Indicador de presença do comprador no estabelecimento comercial no momento da operação
  • Não se aplica
  • Operação presencial
  • Operação não presencial, pela Internet
  • Operação não presencial, Teleatendimento
  • NFC-e em operação com entrega a domicílio
  • Operação presencial, fora do estabelecimento
  • Operação não presencial, outros
Definição do procedimento que deve ser realizado com o saldo dos pedidos vinculados ao documento.

Ver configurações para geração dos documentos de entrega conforme as preferências:
  • Nenhum procedimento - Não deve ser realizado qualquer procedimento no pedido.
  • Entrega - O saldo do pedidos será vinculado a um documento de entrega.
  • Cancelado - O saldo do pedidos será cancelado.
Forma de envio do documento/recibo.
  • Ambos - Documento deve ser enviado por e-mail e impresso ao contratante.
  • Impresso - Documento deve ser entregue impresso ao contratante, não deverá ser enviado um e-mail para a contratante.
  • E-mail - Documento deve ser entregue por e-mail ao contratante, não é necessário a impressão do documento/recibo.
    Caso não exista um e-mail no cadastro do contratante será apresentado uma mensagem de erro, não permitindo a emissão do documento.
Ordem de compra existente nos itens do documento
Ordem de Compra (pedido de compra) informado pelo destinatário do documento.
Lista de e-mails que devem possuir um encaminhamento do e-mail da NFe/NFCe/CTe.
Deve ser informado apenas um e-mail por linha.
Será enviado um e-mail separadamente para cada e-mail informado.
Este campo não substitui os campos de e-mail destinatário transportador ou contador.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Define se antes da emissão do documento deve ser gerado o faturamento utilizando como base as definições do plano de pagamento informado no documento.

No caso de devolução define se deve realizar os abatimentos dos títulos dos documentos de origem.
Informa se as operações devem ser levadas em consideração nas estatísticas de compras.
Informa se as operações devem ser levadas em consideração nas estatísticas de vendas.
Este atributo é utilizado em relatórios e consultas coma a curva ABC de produtos e relatórios gerencias de vendas.
Indica se os títulos financeiros do documento devem ser os títulos vinculados aos pedidos constantes no documento.
  • Marcado: Os títulos financeiros serão os títulos registrados nos pedidos. Não serão gerados títulos para o documento. No XML dos documentos fiscais eletrônicos será informada a fora de pagamento "Outros valores (99)" e não será apresentada a relação dos títulos nos DANFEs dos documentos.
  • Desmarcado: Os títulos financeiros serão gerados e vinculados diretamente ao documento. Títulos vinculados aos pedidos não serão vinculados ao documento, podendo haver duplicidade de cobrança com títulos vinculados ao documento.
Define se os títulos financeiros vinculados aos pedidos e/outros documentos devem ser vinculados (importados) ao documento. O padrão é a importação dos títulos o documento.
  • Não - O financeiro dos pedidos e outros documentos vinculados não devem ser vinculados ao documento e se necessário deve gerar novos títulos para o documento.
  • Sim - O financeiro dos pedidos e outros documentos vinculados serão vinculados ao documento
Define o plano de pagamento para este documento.
Caso a preferencia DOENSA.CAD_DOCTES.PLANO_PAGAMENTO_PADRAO possuir o valor "S", será sugerido o plano de pagamento padrão do destinatário (definido no cadastro de cliente).
Plano de pagamento utilizado para a emissão do documento fiscal
Indicador do tipo e forma de pagamento do documento fiscal eletrônico conforme especificações do SPED.
  • Pagamento à vista - A transação foi realizada com pagamento à vista.
  • Pagamento a prazo - A transação foi realizada a prazo (parcelada ou não).
  • Outros - A transação não envolveu transações de pagamento (anteriormente definido no SPED como "Sem pagamento").
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.

Será assumido automaticamente o LOP definido no cadastro de cliente do destinatário do documento.

Este autocomplete apresenta LOPs que:
  • LOP não possui um estabelecimento definido ou o usuário possui direto de acesso ao estabelecimento do LOP.
  • LOP não possui uma conta corrente ou a conta corrente pode ser acessada pelo usuário.
  • LOP está ativo.


LOP que será utilizado na geração dos títulos vinculados ao documento.
Caso o LOP não seja informado explicitamente no documento, o mesmo será definido para os títulos de acordo com a Sequência de definição do LOP para títulos financeiros.
Esta definição somente se aplica aos títulos gerados automaticamente e não afeta os títulos informados manualmente no documento.
Forma de aplicação e distribuição dos créditos do cliente existente no contas a pagar para realizar os abatimentos nos títulos a receber gerados a partir da emissão do documento ou concessão de desconto na emissão do documento de saída.

Somente são usados os títulos:
  • Situação aberto;
  • Saldo superior a zero;
  • Que esteja configurado no tipo de título para ser utilizado como crédito;
  • Natureza de operação utilize o crédito do cliente;
  • Pertença ao mesmo estabelecimento.
  • Crescente - O valor dos créditos será distribuído da primeira para última parcela. Os créditos serão aplicados primeiro no título de menor vencimento e, caso o valor integral dos créditos não seja utilizado neste título, o saldo dos créditos será aplicado nos títulos com vencimentos subsequentes.
  • Decrescente - O valor dos créditos será distribuído da última para a primeira parcela. Os créditos serão aplicados primeiro no título de maior vencimento e, caso o valor integral dos créditos não seja utilizado neste título, o saldo dos créditos será aplicado nos títulos com vencimentos anteriores.
  • Rateado - O valor dos créditos será dividido de forma igual entre todas as parcelas. Poderá haver diferenças de valores no rateio entre os títulos.
  • Não utilizar - O valor dos créditos não será utilizado na emissão do documento. Poderá ser escolhido somente se o campo "Utilizar crédito na emissão dos documentos" no cadastro de Clientes estiver com a opção "Opcional" ou a opção "Não utilizado".
Títulos a pagar que podem ser compensados na operação de pagamento do documento fiscal.
No caso documento com finalidade de devolução, é gerado o abatimento ou novo título a pagar/receber. Quando informado "S" não será gerado financeiro ou realizado abatimento nos títulos.
  • Realizar o abatimento - Caso possível será realizado o abatimento do título ou gerado um título para crédito.
  • Não realizar abatimentos - Não será gerado abatimentos ou gerado novos títulos.
Percentual a ser retido do financeiro para garantia contratual.
Valores totais do documento
Valor total das mercadorias do documento.
Valor total em serviços do documento
Valor do frete do documento fiscal.

Caso informado o campo de "Valor de frete informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Percentual de desconto
Valor de desconto concedido no documento. Será considerado o somatório dos descontos informados nos itens do documento caso seja informado o desconto em qualquer item do documento.
Valor de desconto que deve ser realizado obrigatoriamente pelo emissor. P.ex: Emissão para Zona Franca
Soma dos valores de desconto incondicional serviços
Valor total de descontos condicional dos itens do documento fiscal.
Valor de frete recebido/enviado via documento de conhecimento de frete e que não influi no valor total do documento, mas é considerado no custo de aquisição da mercadoria.

OBS: Caso vinculado a uma CTE o campo não deve ser preenchido, pois será informado automaticamente pela mesma.
Valor total do seguro destacado nas despesas acessórias do documento.
Valor da taxa de cobrança, outras despesas acessórias.

Caso informado o campo de "Valor de despesas acessórias informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Valor total de impostos retidos no documento fiscal.
Na visualização o campo é substituído pelos impostos de forma individual.
Valor total do documento.
Valor líquido das mercadorias, considerando o desconto, frete, despesas acessórias e seguro.
Valor líquido dos serviços, considerando o desconto, frete, despesas acessórias e seguro.
Valor livre para lançamento crédito financeiros no documento. Esse valor será rateado no valor de aquisição de forma proporcional entre os itens do documento.
Valor livre para lançamento de débitos referentes ao documento
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Informa quem transportará o documento e/ou de suas mercadorias.

OBS: A preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.QUEM_TRANSPORTA permite definir o valor padrão para o campo.
  • Destinatário - O destinatário do documento transportará o documento e/ou mercadorias.
  • Emitente - O emitente do documento transportará o documento e/ou as mercadorias.
  • Sem transporte - Documento não possui transporte.
  • Terceiro - Um terceiro transportará o documento e/ou as mercadorias, ou seja, o transportador não será o emitente ou destinatário do documento.
Define quem deve ser o responsável pelo "pagamento" do frete ao transportador.
  • 0 - Emitente - Contratação do frete por conta do remetente (CIF) (emitente do documento).
  • 1 - Destinatário - Contratação do frete por conta do destinatário do documento (FOB).
  • 2 - Terceiros - Contratação do frete por conta de terceiros (não é de responsabilidade do remetente/emitente e nem do destinatário do documento).
  • 3 - Transporte próprio por conta do remetente - Transporte próprio por conta do remetente (emitente do documento).
  • 4 - Transporte próprio por conta do destinatário - Transporte próprio por conta do destinatário do documento.
  • 9 - Sem frete - Sem ocorrência de transporte (frete).
Pessoa responsável pelo transporte da mercadoria.
Nome ou razão social da pessoa que está realizando o transporte.
Placa do veículo transportador do documento e/ou mercadorias.
Unidade da federação que pertence o veículo.
Quando veículo de fora do Brasil informar "EX"
Quantidade de volumes transportados. Dependendo do que foi definido em "Informações de pesos e volumes", este atributo é calculado automaticamente pelas informações cadastradas ou informado manualmente.
Espécie dos volumes do documento. P.ex.: Caixa, rolo, pacote.
Dependendo do que foi definido em "Informações de pesos e volumes", este atributo é calculado automaticamente pelas informações cadastradas ou informado manualmente.
Marca que identifica os volumes do documento.
Texto livre com a identificação ou numeração dos volumes no documento. Quando existirem vários volumes, deve-se separá-los por vírgulas.
Exemplos: PL024, GH030, AB001
Peso líquido do volumes.
Peso bruto dos volumes.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor total da base de cálculo do ICMS.
É a soma dos valores de base de cálculo de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor total de ICMS destacado no documento.
É a soma dos valores de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor total do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza(FCP) para a UF de destino.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor de base de cálculo ICMS substituição
Valor de ICMS substituição tributária destacado no documento, já considerando o valor de "crédito" de ICMS.
Exemplo:
Base ICMS = R$ 100,00
Alíquota ICMS = 18%
MVA = 40%
Base ICMS ST = R$ 140,00
Alíquota ICMS ST = 18%
Valor de ICMS ST = (R$ 140 x 18%) - (R$ 100 x 18%)
                 = 25,20 - 18,00 
                 = 7,20.
Valor de ICMS substituição tributária FCP destacado no documento.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor total do ICMS Interestadual para a UF do remetente.
Nota: A partir de 2019, este valor será zero.
Valor total do ICMS Interestadual para a UF de destino, já considerando o valor do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza naquela UF.
Valor total a ser devolvido de IPI.
Este campo é informado nos dados adicionais do documento.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destacado no documento.
Valor total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) devolvido destacado no documento.
Chave de identificação interna
Espécie de documento destino.
Label para lote de NFE, NFCE, NFSE, CTE, MDFE.
Número do lote.
Data e hora que o documento foi inserido ao um lote e enviado para aprovação da receita.
Número do lote
Número do recibo quando o lote tiver sido enviado para validação com a SEFAZ
Opção para o lote
  • Manutenção - Permite a inclusão de documentos dentro do lote
  • Pendente de envio - Lote não permite incluir novos documentos, mas ainda não foi enviado para processamento.
  • Enviado - Lote foi enviado para processamento na Receita
  • Em envio - Lote de NFe está sendo enviado
  • Retornado - Lote retornou do processamento dos documentos
  • Rejeitado - Lote se encontra com problemas
  • Desconsiderado - Lote foi desconsiderado para processamento, normalmente ocorre quando todos os documentos vinculados não removidos do lote.
Número do lote.
Data e hora no formato DD/MM/YYYY HH:MM:SS. Na entrada de dados, existe um único campo onde é digitada a data e a hora separados apenas por um ou mais espaços. A data e hora digitados devem responder pelas mesmas funcionalidades existentes para os domínios DATE e TIME.


As consultas são tratadas em faixas de valores, ou seja, dois campos são apresentados onde é possível digitar uma faixa para filtragem.



Propriedades (format)

mask

Máscara de formatação da data.
Por padrão, assume:
dd/MM/yyyy HH:mm:ss

show-datepicker

show-timenow


Para utilizar valor com parâmetros ver FAQ: Como utilizar SYSDATE em domínios do tipo "data" como parâmetros em dashboards e relatórios?
Número do recibo quando o lote tiver sido enviado para validação pela autoridade (prefeitura).
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Documento MDFE vinculado.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Vendedor informado no documento.
Na pesquisa serão apresentados somente os documentos que possuírem um vendedor informado no documento, sendo que não serão considerados na pesquisa documentos onde o vendedor é informado somente nos itens do documento.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
Valor é preenchido automaticamente quando for vinculado um pedido.
Nome completo da pessoa que indicou a operação
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Número dado para identificar, de forma única, um caixa de PDV.
IP da estação de trabalho que está associada este caixa.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Modelo de rateio que será utilizado para desmembramento contábil ou gerencial do documento.
Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor do lançamento. Quando o desmembramento é marcado, o sistema apresenta uma guia extra onde o usuário poderá informar o desmembramento do valor em diferentes contas gerenciais, centros de custo, projetos, estabelecimentos, etc.

Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.
  • Conta gerencial
  • Centro de custo/resultado
  • Estabelecimento
  • Projeto
Conta gerencial "completa" utilizada como facilitadora para pesquisas das contas.
Centro de custos do destinatário. Utilizado para emitir o faturamento separado para cada centro de custos do cliente.

São apresentados centros de custo para o estabelecimento selecionado ou centros de custo que não possuem um estabelecimento definido.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo texto.

Propriedades (format)


text-transform

  • uppercase: Transforma o texto para letras maiusculas
  • lowercase: Transforma o texto para letras minúsculas
  • capitalize: Primeiras letras em maiúscula
  • ascii7: Ajusta acentos, cedilhas e outros caracteres especiais para caracteres básicos
  • trim: Remove espaços extras no início e no fim do texto.

ellipsis-in

Indica que deve apresentar apenas "N" primeiros caracteres. Se existir um quarto caractere, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado

ellipsis-at

Indica que deve apresentar todos os caracteres até o caractere incluído como parâmetro. Se o caractere informado não for encontrado, então mostra todo o conteúdo. Se ocorrer algum caractere depois, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado.

OBS: Se ambas propriedades forem utilizadas ao mesmo tempo, apresenta até o caractere "X" limitando a "N" caracteres.

validações

  • accept-digit:S/N = define se aceita ou não digitos
  • accept-alpha:S/N = define se aceita caracteres alfabeticos
  • accept-special:S/N = define se aceita caracteres especiais
  • min-length: = define a quantidade minima de caracteres
  • max-length: = define a quantidade maxima de caracteres
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Nome global da atividade é determinado no tipo de atividade no campo PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.SCRIPT_ATIVIDADE_GLOBAL.
Título dado para a atividade.
Tipo de projeto da nota.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Chave de identificação única da conta orçada para o projeto, formada pelo código estruturado, seguido de sua descrição e seguido de número do projeto entre parênteses.

O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Conta contábil gerencial de débito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.

A conta débito pode ser de natureza devedor ou credor.
Conta contábil gerencial de débito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.

A conta débito pode ser de natureza devedor ou credor.
Conta contábil gerencial de crédito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.

A conta crédito pode ser de natureza devedor ou credor.
Conta contábil gerencial de crédito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.

A conta crédito pode ser de natureza devedor ou credor.
Contra e ordem de terceiros
Chave de acesso para a NFE de conta e ordem emitida pelo terceiro.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Data de cancelamento do documento.
Data e hora da aprovação do cancelamento pela SEFAZ.
Motivo de cancelamento do documento fiscal.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • DESACORDO COMERCIAL
  • MERCADORIA DANIFICADA
Texto curto com observações sobre o motivo do cancelamento do documento fiscal eletrônico.
O texto das observações do motivo do cancelamento deve possuir 15 caracteres ou mais. O cancelamento poderá ser rejeitado caso informado com menos de 15 caracteres.
Número do protocolo de cancelamento do documento fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
Retornar situação de pedidos para anterior a emissão do documento
  • Liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ser liberados para nova emissão de documento
  • Não liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento não devem ser liberados para nova emissão de documento, por isso deve ser atualizado a quantidade devolvida.
  • Cancelar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ter a sua quantidade retornada, e cancelada.
Valor a ser debitado do caixa de comissão do vendedor.
O valor é integralmente informado para o vendedor informado no documento ou no primeiro item do documento.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Data e hora que o documento foi inutilizado por um usuário.
Número do protocolo de inutilização de numeração de documentos fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Número do protocolo de denegação do documento fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Observações da entrega. Deve ser utlizada somente quando a situação do documento for 'Entregue' , 'Devolvida'...
Arquivos vinculados ao documento.

Para incluir no e-mail os arquivos vinculados ao documento é necessário que na configuração espécie para o estabelecimento esteja marcada a opção "Anexos ao documento" do campo Anexos do e-mail, caso a espécie não esteja configurada por estabelecimento, então a preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.ENVIAR_ANEXOS_EMAIL deverá estar marcada (valor S).
Identificação do processo resultante da concatenação da sigla do tipo de processo com o respectivo código sequencial.
Link para o contrato de serviço vinculado ao documento.
Valor aproximado de impostos para o documento fiscal, conforme a Lei 12.742/2012.

Origem das informações: IBPT
Data e hora da aprovação do documento pela SEFAZ
Data que a mercadoria/documento foi recebida. Note não é necessariamente a data em que a mercadoria entrou no estoque.
Data e hora que o documento foi emitido.
Data e hora da autorização da receita para emissão do documento fiscal eletrônico.
Data em que o documento foi devolvido integralmente
Motivo da emissão do documento de devolução
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • DESACORDO COMERCIAL
  • MERCADORIA DANIFICADA
Inconsistências que foram encontradas para emissão do documento fiscal.
Informações para o FISCO
Dados adicionais para o documento fiscal.
Apresenta o(s) carregamento(s) que o documento se encontra.
Referencia ao documento original que foi substituído pela emissão do documento atual. Somente pode ser informado em documentos de espécie NFS ou NFSE.
Apresenta as conferências vinculadas a este documento.
XML de retorno de mensagem do sefaz
Arquivo XML de NFE (55) versão 3.10 para importação de prenota. São aceitos documentos de emissão próprio ou de terceiros.
No caso de importação de pré-nota são aceitos arquivos XML e ZIP.
Data que foi efetuada a saída do documento da empresa.
Identificação do volume que teve saída efetiva.
Quantidade de vezes que o documento deve ser clonado.
Informação do motivo para emissão da carta de correção.
Natureza de operação a ser utilizada para emissão do documento fiscal de contra e ordem do documento de saída do estoque, sendo opcionalmente informado a chave de acesso do documento fiscal de venda do adquirente
Indica se deve ou não criar títulos na clonagem com base nos títulos do documento original.
Data e hora de rejeição do documento pela SEFAZ
Apresenta qual o último registro de manifestação do destinatário do documento fiscal, o detalhamento dos eventos é encontrado na guia de eventos do documento
  • Confirmação de Operação pelo Destinatário - Confirmação da operação e o recebimento da mercadoria
  • Ciência da Operação pelo Destinatário (ou Ciência da Emissão) - Ciência da operação destinada ao CNPJ, mas ainda não possui elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva.
  • Desconhecimento da Operação pelo Destinatário - Declaração do desconhecimento da operação.
  • Operação não Realizada - Declaração de que a operação não foi realizada (com recusa do Recebimento da mercadoria e outros).
  • Cancelamento pelo Emitente - Cancelamento da NF-e.
  • Cancelamento por substituição - Cancelamento, no prazo não superior a 168 horas, da NFC-e emitida em duplicidade e que não acobertou a operação (NFC-e 1), tendo que referenciar a NFC-e que substituiu (NFC-2) aquela que está sendo cancelada
Texto livre para determinar a origem do cadastro do documento, seu preenchimento é opcional.
Por exemplo: MERCADOLIVRE, PREFEITURA, etc.
Relação de críticas identificadas para o documento.
Registro de referencias de documentos ou títulos referenciados pelo documento.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZEntradaSAO LEOPOLDO - RSRio Grande do SulSAO LEOPOLDO - RSRio Grande do SulREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)SAO LEOPOLDO - RSRio Grande do SulManutençãoESTOQUE
FILIAL 1SaídaSAO PAULO - SPSanta CatarinaSAO PAULO - SPSanta CatarinaREVENDA A VISTA COM COMISSÃOSAO PAULO - SPSanta CatarinaPendentePRODUÇÃO
FILIAL 2EntradaALVORADA - TOSão PauloALVORADA - TOSão PauloREVENDA A PRAZOALVORADA - TOSão PauloAprovadoADMINISTRATIVO
CD-RSSaídaMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSBahiaMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSBahiaTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSBahiaCanceladoVENDAS
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
Entrada
Física
Próprio
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
SAO LEOPOLDO - RS
Rio Grande do Sul
Manutenção
NF-e normal
Normal
Revenda
Não se aplica
Nenhum procedimento
Ambos
Não
Não
Não
Pagamento à vista
Crescente
Realizar o abatimento
Destinatário
0 - Emitente
Manutenção
Conta gerencial
ESTOQUE
Projeto de Software
DESISTÊNCIA DO CLIENTE
DESISTÊNCIA DO CLIENTE
Confirmação de Operação pelo Destinatário
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
MATRIZ
Entrada
Próprio
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Cancelar

Cancelamento de documento fiscal eletrônico.

Devem ser observados os prazos e dispositivos legais para cancelamento do documento como, p.ex.:

Regras do sistema:

Ver também:
Comportamento:Topo

Custom

Realizar a conversão de um cupom fiscal em um documento
Comportamento:Topo

Enviar e-mail

Permite enviar o documento fiscal eletrônico (NFE, NFCE, NFSE, CTE, etc) por e-mail, apresentando o campo e-mail com o endereço padrão para o qual o documento foi enviado na sua emissão.
O campo de e-mail poderá ser alterado para informar um novo destinatário. Podem ser informados mais de um endereço de e-mail, separados por , (vírgula), mas não podendo exceder a concatenação destes endereços em mais de 60 (sessenta) caracteres.
O e-mail enviado obedece ao padrão de mensagem definido para envio do documento na sua emissão, anexando arquivos XML, PDF do DANFE e CCE e PDF dos boletos bancários vinculados ao documento.
Comportamento:Topo

Consultar SEFAZ

Verificar a situação do documento na Sefaz e atualizá-lo no sistema em caso de divergência dos dados retornados.

Topo

CCe

Consultar e emitir de evento de carta de correção eletrônica para o documento.
Topo

Espelho nota

Imprime um espelho da nota com as informações correntes. Esta ação não disponível para documentos emitidos.
Para realização dos cálculos e apresentação dos textos legais, deve ser informada a data de emissão para o documento.
Topo

Atualizar cadastro

Atualizar as informações do remetente/destinatário, e alterações no NCM do produto.

Não são realizadas alterações na tributação dos produtos.
Topo

Conta e ordem

Emissão de documento fiscal de conta e ordem com base no documento emitido para o adquirente, com informações do documento fiscal emitido pelo próprio ao destino final.
Comportamento:Topo

Substituir

Substituir o documento de serviço permitindo nova emissão do mesmo.
OBS:
Comportamento:Topo

Clonar

Clonar o documento permitindo nova emissão do mesmo.
OBS:
Comportamento:Topo

Confirmar saída

Realiza a confirmação da saída (data e hora) e permite informar uma identificação de volume para o documento fiscal.
Para alteração dos dados deve-se:
Comportamento:Topo

Importar pré-nota

Procedimento para importação de arquivo XML de documento próprio ou de terceiros para operações de entrada ou saída como pré-nota para emissão posterior.









Topo

Excluir todos

Ação que permite excluir todos os registros que obedecem ao filtro informado!
Comportamento:Topo

Remover rejeição

Tirar a rejeição do documento, e permitir que o mesmo seja reenviado para processamento com a SEFAZ
Comportamento:Topo

Ajustar

Processo para realizar o ajuste dos protocolos de autorização, cancelamento ou inutilização do documento.

Operação é permitida somente para:
Comportamento:Topo

Críticas

Apresenta um campo que coleta todas as críticas do documento.
Comportamento:Topo

Emitir

Emite o documento fiscal. Pode ser NFe ou NFSe (utilizando RPS).
Topo

Reemitir

Reemiti o documento fiscal.
Esta opção não será apresentada se:
Topo

Reemitir

Reemiti todos os documentos apresentados na lista e que possuem autorização de emissão.
Topo

Criar documento de cupom fiscal

Procedimento deve criar uma nota fiscal com origem em um Cupom Fiscal(CF)
Topo

Relatório de documentos de entradas e saídas

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Salvar e enviar e-mail

Salva as informações alteradas e envia o documento por e-mail para:

Dúvidas frequentes

  • Como liberar o pedido para novo faturamento?
  • O que fazer quando um documento fiscal eletrônico é rejeitado por duplicidade?
  • Como consultar se um número de documento fiscal eletrônico (NFe) está inutilizado na Sefaz?
  • Como concluir o cadastro ou lançamento de uma nota fiscal?
  • Como configurar os tributos sobre serviços para destaque e retenção diretamente no documento fiscal?
  • Como emitir uma NFS ou NFSe com serviços tributados normalmente e com reembolso de despesas não tributados?
  • Como deve ser calculado a base e o valor de ICMS em um documento fiscal com frete, despesas acessórias e/ou seguro?
  • NFE de devolução para fornecedor
  • Por que o valor de serviços é obrigatório no updade de um documento
  • Quanto tempo um documento fiscal eletrônico pode ficar na situação "manutenção"?
  • Como configurar o percentual ou alíquota de crédito de ICMS destacado nas operações de saída de uma empresa Simples Nacional?
  • Como corrigir emissão de documento NFE para Zona Franca?
  • O que fazer quando apresenta a mensagem "O valor do título deve ser maior que 0 (zero)! " ao emitir um documento fiscal?
  • Como definir o prazo legal para cancelamento de NFSe?
  • Como definir o prazo legal para cancelamento de NFe?
  • Importação de itens de documentos conforme layouts externos.
  • Porque não está sendo enviado o arquivo XML NFSe por e-mail?
  • Configurações

    DOENSA.CAD_DOCTES.APRESENTAR_CORRECAO

    Apresentar ação para correção do documento

    Caso marcado será apresentado a ação (botão [B:Corrigir]) que permite realizar ajustes em documentos.
    Esse recurso pode ser utilizado em operações onde a situação do documento esteja diferente da situação do documento no órgão autorizador, p.ex.: prefeituras ou Sefaz.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOCTES.APRESENTAR_PENDENCIAS

    Define se deve ser apresentado antes do botão de emissão de documento as seguintes regras:
    • Validar estoque negativo (apresenta mensagem em vermelho se existem itens que podem estar com estoque negativo).
    • Validar se plano de pagamentos e transportadora informados no documento são iguais aos pedidos, ou se existem mais de uma possibilidade.
    • Apresentar quais são os pedidos que foram incluídos e quais não foram incluídos.
    • Alertar se transportador informada é a padrão do destinatário ou não.

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOCTES.CANCELAR_LIBERA_PEDIDOS

    Define o que deve ser feito, por padrão, com os pedidos vinculados ao documento quando o documento é cancelado.
    Na tela de cancelamento do documento é apresentado um checkbox preenchido conforme definido neste preferência:
    • Caso o checkbox esteja marcado (valor de preferencia é "S"), então os respectivos pedido serão liberados para um novo faturamento.
    • Caso o checkbox esteja desmarcado (valor de preferencia é "N"), então os respectivos pedidos serão mantidos do mesmo jeito e seus produtos não serão liberados para um novo faturamento.

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOCTES.CONTABILIDADE_GERENCIAL_OBRIGATORIO

    Campos de contabilidade gerencial devem ser obrigatórios

    Campos de contabilidade gerencial devem ser obrigatórios

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_DOCTES.EMITIR_NFCE_TERMICA

    Impressão automática da NFCE em impressora térmica

    Define se a impressão automática da NFCE em impressora térmica deve ser executado na autorização da emissão do documento.
    É possível a impressão em impressora térmica, caso desmarcado, através da opção/botão de reimpressão do documento.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOCTES.ENVIAR_PDF_IMPRESSORA_REEMISAO

    No caso da reemissão da NFE deve ser enviado para impressora diretamente.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_DOCTES.ESPECIE_DOCTO_DEFAULT

    Espécie padrão

    Espécie de documento padrão a ser utilizada pela interface. Utilizado apenas quando a interface é chamada com o parâmetro indicando que o tipo de documento é uma saída.

    Tipo: TEXT

    DOENSA.CAD_DOCTES.IMPRESSAO_REDIRECTOR

    Impressão utilizando o redirector

    Impressão utilizando o redirector para impressão do documento, neste caso é aconselhado configurar a preferencia abaixo:
    DOENSA.CAD_DOCTES.EMITIR_DOC_FISCAL.ACTION_TARGET com o valor "_blank"

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOCTES.PLANO_PAGAMENTO_PADRAO

    Define o plano de pagamento padrão do cliente como plano de pagamento do documento

    Caso marcado, apresenta automaticamente o plano de pagamento padrão informado no cadastro do cliente no campo de plano de pagamento do documento.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOCTES.REDIRECTOR_BOLETO

    Preferencia para abertura dos BOLETOS na emissão do documento

    Caso seja necessário modificar a tela ou forma de abertura da tela do PDF dos BOLETOS na emissão do documento.
    No caso de dúvidas utilize a FAQ Redirecionamento para outras operações em regras de negócio
    O padrão utilizado é
    MODE=tab

    Tipo: TEXT

    DOENSA.CAD_DOCTES.REDIRECTOR_PDF

    Preferencia para abertura do PDF/DANFE na emissão do documento

    Caso seja necessário modificar a tela ou forma de abertura da tela do PDF da DANFE na emissão do documento.
    No caso de dúvidas utilize a FAQ Redirecionamento para outras operações em regras de negócio
    O padrão utilizado é
    MODE=tab

    Tipo: TEXT

    DOENSA.CAD_DOCTES.SCRIPT_CONFERENCIAS_VINCULADAS

    Configuração da apresentação de conferências vinculadas ao documento

    Script engine utilizado para apresentar os vínculos de conferências ao documento.

    O preenchimento deve seguir a sintaxe do Telescope Script Engine que deve utilizar a(s) seguinte(s) variável(is) de contexto (macros):

    • ${id}: ID do documento que está sendo realizado.

    Ver também:

    Tipo: SOURCE_CODE

    DOENSA.CAD_DOCTES.SLEEP_IMPRESSAO

    Tempo para gerar liberar a impressão da DANFE

    Tempo para gerar liberar a impressão da DANFE

    Tipo: INTEGER

    Valor padrão: 5000

    DOENSA.CAD_DOCTES.SUGERIR_NATUREZA_OPERACAO

    Sugerir natureza de operação

    Sugerir na tela de inclusão de documento uma natureza de operação

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOCTES.UTILIZAR_DATA_CADASTRO_EMISSAO

    Ao emitir deve ser utilizado a data de emissão igual a data de cadastro

    Caso marcado será utilizado como data de emissão a data de cadastro.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    Regras

    Ajustar autocomplete das contas gerenciais

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar autocomplete projeto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar confirmar saída

    Ajusta a tela de confirmação de saída para que a data de saída prevista e a identificação do volume não esteja editável caso já haja estas informações preenchidas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Confirmar saída"

    Ajustar visibilidade contas contábeis gerenciais

    Quando a preferência de estabelecimento ELIGO.CONTABILIDADE_GERENCIAL estive "true" os campos devem ser visíveis.
    Quando a preferência de estabelecimento ELIGO.CONTABILIDADE_GERENCIAL_OBRIGATORIO - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = ELIGO.CONTABILIDADE_GERENCIAL_OBRIGATORIO! estive "true" os campos devem ser obrigatórios.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Apresentar alerta na tela de correção

    Apresentar alertas para a tela de correção
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Ajustar"

    Apresentar campos conforme tipo de operação

    Apresentar os campos de emitente/destinatário conforme o tipo de operação do documento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Apresentar campos do estabelecimento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo operação" do formulário "Novo"

    Apresentar conferências vinculadas

    Apresenta todas as conferências vinculadas ao documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar contas contabeis gerenciais

    Apresenta as contas contábeis gerenciais de débito e crédito já informadas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Apresentar dados para documento de conta e ordem

    Apresentar dados para documento de conta e ordem
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Conta e ordem"

    Apresentar documentos referenciados a este documento

    Apresentar os outros documentos que estão sendo referenciados por este documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Apresentar endereços destinatário

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"

    Apresentar endereços disponíveis para retirada e entrega

    Apresentar endereços disponíveis para retirada(emitente) e entrega(destinatário).
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Apresentar especies conforme data de cadastro

    As especíes são populadas a partir da data de cadastro, caso a especíe possua data de fim essa data de fim tem que ser maior que a data de cadastro
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Data de cadastramento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Data de cadastramento" do formulário "Novo"

    Apresentar informações adicionais para remover a rejeição

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Remover rejeição"

    Apresentar informações de endereço

    Apresentar os endereços do documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Apresentar informações para clonagem

    Apresenta as informações para clonagem do documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Clonar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Substituir"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Clonar"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Substituir"

    Apresentar informações sobre a natureza de operação

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Endereço do destinatário" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Natureza de operação" do formulário "Novo"

    Apresentar mensagem de alerta para CCe

    Apresenta mensagem para o usuário informando que qualquer alteração em um documento da espécie NFE (nota fiscal eletrônica) que não estiver em manutenção deverá ser realizada através de uma CCe (Carta de Correção eletrônica).
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Apresentar naturezas de operação

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Data de cadastramento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Endereço do destinatário" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Endereço do emitente" do formulário "Novo"

    Apresentar os campos conforme o tipo de emitente

    Alterar apresentação dos campos de "emitente" e "destinário" para "remetente" para documentos de "entrada" onde o "emitente" é o próprio estabelecimento (tipo de emitente do documento = "Próprio").
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar os endereços do emitente

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Emitente" do formulário "Novo"

    Apresentar os valores totais de tributos retidos

    Apresenta detalhadamente os valores de tributos retidos no documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar planos de pagamentos

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Natureza de operação" do formulário "Novo"

    Apresentar resumo dos pedidos

    Apresentar um resumo com os pedidos envolvidos na NF

    Apresentar títulos a compensar

    Apresentar os títulos que podem ser selecionados para realizar a compensação.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Atualizar o valores do documento

    Rateia o valores dos itens abaixo destacados no documento entre os itens do documento:
    • Despesas acessórias.
    • Frete.
    • Seguro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Atualizar os custos de documentos de entrada

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Bloquear campo de data de entrega

    Campo deve ser editável somente nas regras:
    • Documentos de entrada emitidos pelo sistema;
    • Situação do documento deve estar como "Entregue"
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Bloquear edição campos com a situação Cancelado, Inutilizado e Denegado

    Documentos com a situação Cancelado, Inutilizado e Denegado deve bloquear a edição de todos os campos
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Calcular percentual de desconto

    Calcula o percentual de desconto conforme o valor informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"

    Calcular valor de desconto

    Calcula o valor de desconto conforme o percentual informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Percentual de desconto" do formulário "Alterar"

    Definir espécie de documento

    Se o tipo de operação = 'SAIDA', preencher o valor da espécie do documento com a preferencia DOENSA.CAD_DOCTES.ESPECIE_DOCTO_DEFAULT (padrão = NFF).
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Excluir o movimentos e títulos vínculados

    Procedimento deve excluir todos os movimentos de estoque.

    Filtrar ordem de compra

    Realizar o filtro por ordem de compra utilizando a informação existe na pesquisa
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Informar modelo de rateio

    Informar o modelo de rateio
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Modelo de rateio" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Modelo de rateio" do formulário "Novo"

    Informar registro

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Informações a serem inseridas

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Montar interface de cancelamento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

    Montar tela de atualização

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Montar tela de envio de email

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Enviar e-mail"

    Montar tela para emissão de documento de um cupom fiscal

    Montar tela para emissão de documento de um cupom fiscal
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

    Mostrar endereços

    Apresenta os endereços relacionados ao pedido:
    • Endereço do cliente
    • Endereço do destinatário
    • Endereço da entrega
    Além disso, agrega algumas informações como cliente inativo/bloqueado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Emitente" do formulário "Novo"

    Ocultar campos com valor zero

    Ocultar campos que tiverem valor igual a zero
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular campo de estabelecimentos no insert

    Popular campo de estabelecimentos com os acessos para o usuario.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular centros de custo

    Popula o campo "centro de custo" com os centros de custo do estabelecimento selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Popular contas contábeis gerenciais

    Popula o autocomplete dos campos de contas contábeis gerenciais.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Popular contas orçadas

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Novo"

    Popular naturezas de operações

    Popula as naturezas de operações disponíveis, conforme o estabelecimento e espécie.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Preencher críticas

    Preenche o campo críticas com o que foi identificado no documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Críticas"

    Remover ação de excluir todos conforme contexto

    Remove a ação de [b:Excluir todos] caso haja um documento na listagem que não esteja em manutenção.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Remover botões

    Remover determinadas ações (botões) conforme a situação do documento:
    • Não pode cancelar documentos emitidos a mais do que:.
      • NFE.MINUTOS_CANCELAMENTO para NFE
      • NFCE.MINUTOS_CANCELAMENTO para NFCE
      • NFSE.MINUTOS_CANCELAMENTO - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = NFSE.MINUTOS_CANCELAMENTO! para NFSE ou dentro do cadastro da cidade pode ser informado o número de dias, ou se é permitido cancelar documentos naquela cidade


    • Ações de envio por e-mail, consultar no SEFAZ e Carta de Correção são permitidas apenas para documentos do tipo 55 (NFe)
    • Quando o tipo de emitente for "Terceiro", não pode emitir, nem enviar por e-mail, nem reemitir e nem gerar carta de correção.
    • Remove o checkbox de confirmação para situações que não possa enviar o documento
    • Para NFSE Cancelada, não pode reemitir o documento
    • ... outras combinações não documentadas ...

    Clonar

    DOENSA.CAD_DOCTES.CLONAR

    Substituição

    DOENSA.CAD_DOCTES.SUBSTITUIR
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Remover o campo de CPF ou CNPJ

    Quando espécie do documento for diferente de 65 (NFCE) campo de documento CPF/CNPJ do destinatário deve ser removido da tela.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Retornar a situação dos itens de pedidos

    Retornar as quantidades vinculadas ao pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de excluir formulário "Excluir"
    • Antes de excluir formulário "Excluir todos"

    Salvar conta contabil gerencial crédito débito

    Quando informado uma conta gerencial de crédito ou débito, estas informações devem ser salvas no histórico de lançamento do título.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Salvar títulos a compensar

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Sugerir LOP do destinatário

    Quando informado um destinatário (cliente) que possui um LOP padrão definido no seu cadastro de cliente, será sugerido no campo LOP.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"

    Sugerir natureza de operação

    Sugere a primeira natureza de operação definida no autocomplete do campo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Data de cadastramento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Endereço do destinatário" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Espécie" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo operação" do formulário "Novo"

    Veja também