Documentos de entrada e saída

Índice

Cadastro de Documentos de entradas e saídas complementares ou de ajuste

DOENSA.CAD_DOCTES_TEXTO

Descrição

Interface para manutenção de documentos fiscais de entrada ou saída complementares ou de ajuste.

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Campos:

Data que o documento foi cadastrado no sistema.
Estabelecimento que está emitindo o documento fiscal.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Espécie de documento.
Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
  • Entrada
  • Saída
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Número do ECF, quando o documento for emitido por um equipamento emissor de cupom fiscal.
Nome do emitente/destinatário do documento.
Ele deve ser utilizado na tela de list.
Emitente do documento fiscal, no caso de um documento de entrada com emissão própria é o remetente do documento.
Pessoa destinatária do documento fiscal, no caso de um documento de entrada com emissão própria é o emitente do documento.
Nome dado ao tipo de pessoa.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Identificação do endereço do destinatário.
Natureza de operação a ser utilizada no documento.
Somente naturezas de operação que possuírem um "produto" informado em seu cadastro serão apresentadas.
Define qual a natureza de operação deve ser utilizada para este documento.
Somente pode ser informada uma natureza de operação que tenha vínculo ativo com o estabelecimento (ver Naturezas de operações dos estabelecimentos) e a espécie (ver Associações entre naturezas de operações e espécies) informada no documento.
Informar a natureza de operação significa que todos os itens terão a mesma natureza.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Data de cancelamento do documento.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Informa quem transportará o documento e/ou de suas mercadorias.

OBS: A preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.QUEM_TRANSPORTA permite definir o valor padrão para o campo.
  • Destinatário - O destinatário do documento transportará o documento e/ou mercadorias.
  • Emitente - O emitente do documento transportará o documento e/ou as mercadorias.
  • Sem transporte - Documento não possui transporte.
  • Terceiro - Um terceiro transportará o documento e/ou as mercadorias, ou seja, o transportador não será o emitente ou destinatário do documento.
Define se antes da emissão do documento deve ser gerado o faturamento utilizando como base as definições do plano de pagamento informado no documento.

No caso de devolução define se deve realizar os abatimentos dos títulos dos documentos de origem.
Define o plano de pagamento para este documento.
Valores totais do documento
Valor total das mercadorias do documento.
Valor total do documento.
Valor da taxa de cobrança, outras despesas acessórias.

Caso informado o campo de "Valor de despesas acessórias informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Valor de juros/dia a ser aplicado nos títulos financeiros vinculados ao documento.
Valor do frete do documento fiscal.

Caso informado o campo de "Valor de frete informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Percentual de desconto
Valor de desconto concedido no documento. Será considerado o somatório dos descontos informados nos itens do documento caso seja informado o desconto em qualquer item do documento.
Valor total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destacado no documento.
Valor total do seguro destacado nas despesas acessórias do documento.
Valor total de ICMS destacado no documento.
É a soma dos valores de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor total da base de cálculo do ICMS.
É a soma dos valores de base de cálculo de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor total de isentos do ICMS.
É a soma dos valores de isentos de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de outros de ICMS.
É a soma dos valores de outros de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de base de cálculo ICMS substituição
Valor de ICMS substituição tributária destacado no documento, já considerando o valor de "crédito" de ICMS.
Exemplo:
Base ICMS = R$ 100,00
Alíquota ICMS = 18%
MVA = 40%
Base ICMS ST = R$ 140,00
Alíquota ICMS ST = 18%
Valor de ICMS ST = (R$ 140 x 18%) - (R$ 100 x 18%)
                 = 25,20 - 18,00 
                 = 7,20.
Valor de base para o documento
Valor do ICMS do documento a ser impresso.
Valor da base de cálculo do ICMS ST (substituição tributária).
Valor do ICMS ST (substituição tributária).
Valor do ICMS-ST Retido as ser informado no item do documento
Valor de Base do ICMS-ST Retido as ser informado no item do documento
Valor de IPI a ser informado no documento
Valor total do ICMS Interestadual para a UF do remetente.
Nota: A partir de 2019, este valor será zero.
Valor total do ICMS Interestadual para a UF de destino, já considerando o valor do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza naquela UF.
Dados a serem inseridos no corpo do documento.
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
  • Para documentos modelos 55 (NFE), 65 (NFCE), 57 (CTE), 67 (CTEOS), 58 (MDFE) o tamanho é 44 números, com validação de dígito verificador.
  • Para documentos modelo NFSe não existe tamanho fixo e não existe validação do conteúdo.
Finalidade para emissão do documento
  • NF-e normal
  • NF-e complementar
  • NF-e de ajuste
  • Devolução
Informações complementares a serem inseridas nos dados adicionais do documento
Link para o contrato de serviço vinculado ao documento.
Observação obrigatória em caso de cancelamento de documento.
Define se os itens dos pedidos devem ser liberados para novo faturamento ao executar o cancelamento do documento de saída ou na emissão de documentos de devolução ou retorno das mercadorias vinculados ao documento de saída.
  • Liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ser liberados para nova emissão de documento
  • Não liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento não devem ser liberados para nova emissão de documento, por isso deve ser atualizado a quantidade devolvida.
  • Cancelar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ter a sua quantidade retornada, e cancelada.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Documento MDFE vinculado.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZEntradaREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)Manutenção
FILIAL 1SaídaREVENDA A VISTA COM COMISSÃOPendente
FILIAL 2EntradaREVENDA A PRAZOAprovado
CD-RSSaídaTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSCancelado
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Cancelar documento

Cancelar o documento fiscal
Topo

Planilha eletrônica

Planilha
Topo

Espelho nota

Imprime um espelho da nota até o momento, ação não disponível para documentos emitidos
Topo

Remover rejeição

Tirar a rejeição do documento, e permitir que o mesmo seja reenviado para processamento com a SEFAZ
Topo

Emitir doc fiscal

Imprime o documento fiscal de saída modelo 1
Topo

Relatório de documentos de entradas e saídas

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.

Dúvidas frequentes

  • Como consultar a situação da Nota Fiscal Eletrônica?
  • Como emitir uma NF-e de débito ou crédito de ICMS residual mensal?
  • Como emitir uma nota de ressarcimento de ICMS por diferencial de alíquota entre estados
  • Regras

    Apresentar estabelecimentos do usuário

    Apresentar somente estabelecimentos autorizados para este usuário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Apresentar informações do destinatário

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo operação" do formulário "Novo"

    Apresentar natureza de operação

    Apresentar a natureza de operação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Data de cadastramento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Endereço do destinatário" do formulário "Novo"

    Bloquear estabelecimentos

    Não permitir que o usuário localize documentos de estabelecimentos não liberados a ele
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Definir espécie de documento

    Se o tipo de operação = 'SAIDA', preencher o valor da espécie do documento com a preferencia ("DOENSA.CAD_DOCTES.ESPECIE_DOCTO_DEFAULT","NFF")
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Informar registro

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Inserir item

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Ocultar campos com valor zero

    Ocultar campos que tiverem valor igual a zero
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Popular campo de estabelecimentos no insert

    Popular campo de estabelecimentos com os acessos para o usuario.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular naturezas de operações

    Popula as naturezas de operações conforme o estabelecimento e espécie informados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Preparar para inserir

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Remover botões conforme a situação

    Remover os botões conforme a situação do documento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Veja também