Documentos de entrada e saída

Índice

Inventários com custo

DOENSA.CAD_INVENTARIO_CUSTO

Descrição

Documento que permite registrar as quantidades atuais em estoque,informando obrigatoriamente o custo da mercadoria.
Ao concluir o documento serão registrados os movimentos informados no documento.

Observações:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo para inventário:

Campos:

Nome do estabelecimento que está sendo inventariado.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Data do inventário.
Tipo de estoque que está sendo inventariado.
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Espécie de documento a ser utilizado para o inventário.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Informações complementares a serem inseridas nos dados adicionais do documento

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZEstoqueManutenção
FILIAL 1Matéria-primaPendente
FILIAL 2RevendaAprovado
CD-RSEm terceirosCancelado
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
Estoque
Manutenção
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Concluir inventário

Funcionalidade que permite ao usuário disparar uma ação customizada em um registro da entidade base.

Topo

Abrir inventário

Abrir inventário

Configurações

DOENSA.CAD_INVENTARIO_CUSTO.ESPECIE

Espécie utilizada para a operação de inventário com custo

Espécie utilizada para a operação de inventário com custo

Tipo: TEXT

Valor padrão: SALDO_INICIAL

Regras

Apresentar somente estabelecimento do usuário

Apresentar somente estabelecimento do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Inserir informações básicas

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Não apresentar inventários de estabelecimentos que o usuário não possua acesso

Não apresentar inventários de estabelecimentos que o usuário não possua acesso.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Remover ações

Remover botões conforme a situação do documento:
  • A ação "Abrir inventário" não deve estar disponível de se o documento estiver em manutenção.
  • O ação "Concluir" deve estar disponível apenas para inventários em manutenção.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Veja também