Documentos de entrada e saída

Índice

Itens de documentos (entradas/saídas)

DOENSA.CAD_ITDOES

Descrição

Manutenção de itens de documentos (entrada/saída).

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de emissão de documento atravez de pedidos:

Unidade de produto do item de documento:

Campos:

Layout utilizado para realizar a importação do arquivo.
Filtra os itens de pedido pelo estabelecimento.
Produto que será devolvido
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Sequência dos itens do documento. Deve ser iniciado em 1.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Arquivo para realizar a importação dos itens do documento. O arquivo selecionado deve seguir o layout informado no campo "Layout de importação".
Permite filtrar itens de OSs por cliente.
Tipo de produto que deve ser filtrado nos itens.
Código do produto ou código de barras.
Permite filtrar pedidos pela sua data de emissão.
Número do documento do qual deve ser filtrado os itens.
Número de série dos equipamentos a serem incluídos no documento
Descrição do produto ou serviço que deve ser impressa nos documentos.
Quantidade do item, conforme a unidade de medida do produto/serviço.
Quando informado quantidade alternativa não será informado no XML e na impressão este campo.
Permite filtrar pedidos pela sua data de emissão.
Série do documento do qual deve ser filtrado os itens.
Necessário estar informado número ou data de emissão para incluir a série no filtro.
Valor unitário do item.
Texto adicional para o produto. P.ex: Número de série, lote, dados adicionais, etc.
Denominação da unidade de medida. P.ex.: metro, metro quadrado, metro cúbico, milheiro, unidade, peça, quilograma.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Filtra itens de documentos emitidos na data informada.
Filtra os itens de pedido pelo número do pedido.
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Natureza de operação do item do documento.
Por padrão ela segue a mesma operação existente no cabeçalho do documento. Caso a natureza selecionada no cabeçalho esteja marcada como "Permite alterar natureza nos itens", será apresentado o campo para seleção da natureza na inclusão dos itens.

A natureza do item não modifica definições financeiras do documento, somente definições de estoque e fiscais.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Espécie do documento do qual deve ser filtrado os itens.
Filtra os itens de pedido pelo tipo de pedido.
Tributação do item do documento. Pode ser a tributação definida no produto ou no tipo de produto.
Quantidade utilizada para o produto variação, que deve ser informada somente para produtos que são variação de outro, e que será sugerido conforme fator de conversão.
Itens de pedido. O filtro é configurado na preferência DOENSA.CAD_ITDOES.SQL_ITENS_PEDIDOS.

Por padrão, é apresentado itens que sigam os critérios abaixo:
  • O pedido não está cancelado ou em manutenção.
  • a Quantidade a faturar esteja maior que zero.
  • A categoria do pedido seja venda, serviço, representação, produção, transferência ou consumo.
  • Quando informado estabelecimento, será filtrado por ele.
  • Quando informado um pedido, será filtrado itens desse pedido.
  • Quando informado um tipo de pedido, será filtrado itens do tipo de pedido.
  • Quando a preferência DOENSA.CAD_ITDOES.PEDIDO_QUALQUER_CLIENTE estiver marcada (valor S), será apresentado pedidos de todos os clientes, independente do destinatário da nota.
  • Quando a preferência DOENSA.CAD_ITDOES.PERMITE_INCLUIR_CONSUMIDOR_FINAL estiver marcada (valor S), será apresentado pedidos para consumidor final, independente do destinatário da nota. Esta opção só é válida se a preferência DOENSA.CAD_ITDOES.PEDIDO_QUALQUER_CLIENTE também estiver marcada (valor S).
  • Se a natureza do documento estiver marcada a opção Permitir vincular todos os tipos de pedidos, somente será apresentado pedidos do tipo informado na natureza.
Quantidade a ser devolvida, se não informada será considerado o saldo do item a ser devolvido
Regra para o tributo ICMS. Somente por ser informada quando não informada regra do ICMS informado no cadastro do produto ou no tipo de produto.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Soma total dos itens selecionados.

Somente será somando se na preferência DOENSA.CAD_ITDOES.SQL_ITENS_PEDIDOS possuir uma coluna "total".
Itens de documentos que podem ser vinculados ao documento.
Valor total do item.
Número da ordem de compra do cliente.
Valor total para o item considerando o valor unitário e a quantidade informada para o mesmo. Não considera descontos ou acréscimos no seu cálculo.
Sequência do item do pedido de compra (ordem de compra) fornecido pelo destinatário (cliente) do pedido.
Total do item, calculado pela quantidade X valor unitário.
NCM para o produto
Centro de custos do destinatário. Utilizado para emitir o faturamento separado para cada centro de custos do cliente.
Percentual da alíquota de ICMS para o produto nesta operação.
Informações adicionais do produto.
P.ex: Norma referenciadas, informações complementares, códigos adicionais.
Código Fiscal de Operações e Prestações.
Ver O que é CFOP?
Valor de ICMS para o produto.
Percentual da alíquota de IPI para o produto.
Código numérico para representar o produto na ANP.
Valor percentual da alíquota de PIS
Código da Situação Tributária (Origem + Tributação do ICMS).
É obrigatória somente quando for produto (não serviço).
Mais detalhes em:
Valor percentual de aliquota de COFINS
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Define se o item deve ser considerado na geração do financeiro (contas a pagar ou receber).
Valor de IPI para o produto
Define se o item deve ser considerado no valor total do documento.
Preenchido com:
  • 0 (N) o valor do item (vProd) não compõe o valor total da NF-e (vProd)
  • 1 (S) o valor do item (vProd) compõe o valor total da NF-e (vProd)
Valor de despesas acessórias do item.
Define se deve ou não calcular os impostos como ICMS, IPI. Quando informado "N", os campos devem ser preenchidos manualmente.
  • Sim - Os valores de impostos são calculados automaticamente
  • Sim - Importação NFE - Os valores de impostos são preenchidos pelo processo de importacao de nota fiscal
  • Manual - Os valores de impostos devem ser informados manualmente.
Valor de base de cálculo para os tributos PIS e COFINS em operações de importação de mercadorias.
Valor de frete para o item do documento.
Sequência do item de pedido que deu origem ao item do documento.
Valor contábil
Representa o valor total para item considerando:
+ Valor de  mercadorias/serviços
- desconto
+ frete
+ despesas
+ ipi
+ impostos
Valor de base de cálculo para os tributo COFINS em operações de importação de mercadorias.
Valor base de ICMS para operações de entrada por importação.
Valor de base para cálculo do ICMS.
Percentual aproximada de impostos para item de documento.
Alíquota percentual de impostos aproximados de produtos com origem nacional, a ser apresentado no documento fiscal conforme a Lei 12.742/2012.

Origem das informações: IBPT
Valor de ICMS em outros.
CST para o PIS
Valor de IPI a ser inserido
Valor ICMS isento.
Percentual da base de cálculo do ICMS. Este percentual será aplicado sobre a alíquota de ICMS.
P.ex.:
  • 17% de alíquota de ICMS x 100% de base de cálculo = ICMS de 17%
  • 17% de alíquota de ICMS x 70,589% de base de cálculo = ICMS de 12%
Valor aproximado de impostos para item de documento, conforme a Lei 12.742/2012.

(Aliquota proximada / 100 * Valor total item)

Origem das informações: IBPT
CST para o COFINS
Valor percentual do II
Valor de base para cálculo do IPI.
Valor de Imposto de Importação para o item do documento (II).
Valor de direitos antidumping para o documento fiscal de importação
Valor do imposto sobre operações financeiras nas operações de entrada por importação.
Código de identificação da classificação fiscal do produto. Este código é formado pelo código de NCM do produto concatenado com a código da exceção se houver.
Ex:
  • 84139190
  • 84139190-01
  • 70091000
Valor de frete nas operações de entrada por importação.
Valor de base de cálculo para o Imposto de Importação, quando a operação for sujeita a II, nas operações de entrada por importação.
Valor crédito do ICMS que pode ser aproveitado no documento.
  • Para o SN: Nos termos do art. 23 da LC 123 (Simples Nacional)
  • Para mercadorias tributadas.
Valor de despesas aduaneiras nas operações de entrada por importação.
Percentual representativo para a substituição tributária ou percentual de MVA (margem de valor agregado) do produto/item.
Valor de desconto informado para o item do documento
Valor de base de ICMS ST retido
Valor de despesas acessórias informada para o item do documento
Valor de base para ICMS substituição tributária.
Valor de frete informado para o item do documento
Percentual da base de cálculo do IPI. Este percentual será aplicado sobre a alíquota de IPI.
Valor de imposto que será devolvido no documento fiscal.
Este campo deve ser preenchido somente quando o valor de imposto devolvido, deve ser destacado no campo de "despesas acessórias".
Este valor não irá influenciar o valor de impostos como por exemplo "ICMS".
Somente deve ser preenchido quando o campo "VALOR_IMPOSTOS_DEVOLVIDOS" estiver preenchido. Por exemplo: IPI = 5%
Identificação para os lotes do item do documento separados por linha.
Valor unitário tributário do item
Lista de preços utilizada para o item.
Unidade de medida tributária para o item do documento. Será informada apenas na NFE; caso não informada a unidade de medida padrão para o item.
Quantidade do item, conforme a unidade de medida do produto/serviço. Será utilizado somente para geração do arquivo XML, quando não informado utiliza o valor de quantidade.

Quantidade é automaticamente preenchida quando informado o fator e unidade de medida tributária no produto.
Define o estoque a ser movimentado para operações que ocorrem com terceiros ou o estoque que deve ser movimentado para operação.

Deve seguir obrigatoriamente o estoque informado na natureza de operação, quando o proprietário ou detentor não for o estabelecimento.

Casos:
  • Caso na CFOP da natureza de operação esteja determinado para exigir a escolha estoque a ser movimentado.
  • Operação de "Envio de garantia para a fabrica"
    • Debita do estoque de terceiros em meu poder
    • Credita em estoque próprio em poder de terceiros (neste caso o proprietário do estoque deve ser o cliente que enviou a mercadoria)
Informação sobre o veículo novo
Valor de desconto incondicional para item. P.ex: Zona Franca
Tipo operação veículo novo
  • Venda concessionária
  • Faturamento direto para consumidor final
  • Venda direta para grandes consumidores (frotista,governo,etc)
  • Outros
Valor de desconto para o item do documento.
Percentual de ICMS retido na operação de substituição tributária. Deve ser informada a alíquota do cálculo do ICMS-ST, nao deve ser incluso o FCP caso incida sobre a mercadoria.
Exemplo: Alíquota da mercadoria na venda ao consumidor final = 18% e 2% de FCP deve ser informado no campo especifico.
Valor de seguro para o item do documento
Valor de ICMS ST retido
Caso marcado deve permitir a edição dos valores do item. Este campo é apresentado somente quando existe um item de documento vinculado.
  • Sim - Permite editar o valor unitário do item
  • Não - Não permite editar o valor unitário do item, quando existir um item de documento vinculado.
Valor padrão: S
Unidade de medida alternativa utilizada para a operação com o documento fiscal. Quando informada será obrigatório o preenchimento da quantidade alternativa.
Normalmente, isso é utilizado quando existe alguma legislação exigindo que os documentos fiscais de determinado produto utilizem uma unidade de medida diferente daquela que o estabelecimento utiliza para os processos internos (controle de estoque, pedidos de venda, ordens de compra, etc.).
Permite apresentar os documentos vinculados ao item do documento.

Sua apresentação é configurada na preferência DOENSA.CAD_ITDOES.SCRIPT_DOCUMENTOS_VINCULADOS.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
COCA-COLANãoNão84139190
PEPSISimSim84139190-01
FRUKINãoNão70091000
COCA-COLASimSim84139190
Comportamento:Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Itens de pedido

Interface para inclusão de itens de pedidos no documento.
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Documento referenciado

Operação que permite incluir (vincular) itens de outros documentos ao documento em elaboração. P.ex.: Documento de saída por devolução de mercadorias ao fornecedor onde devem ser informados os itens dos documentos de entrada emitidos pelo fornecedor.
Para permitir ou bloquear a vinculação de itens de documentos de outros estabelecimentos da empresa deve ser configurada a preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.PERMITE_VINCULAR_DOCUMENTOS_TODAS_EMPRESAS.
Comportamento:Topo

Etiqueta dos itens

Interface responsável para impressão de etiquetas de itens de documento de entrada.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Incluir kit

Realiza a inclusão de um kit de produtos, registrando os itens do documento com os itens do kit com seus respectivos produtos, quantidades e valores unitários.
Topo

Importar

Permite importar os itens para documento através de arquivo .CSV.
Colunas obrigatórias no arquivo .CSV:
O campos QUANTIDADE e VALOR_UNITARIO devem ser informados no formato 999999999.999999 com. (ponto) como separador decimal quando as quantidades e valores não forem valores inteiros.
Topo

Exportar

Permite exportar os dados.
COCA-COLAREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)84139190NãoNãoVenda concessionária
PEPSIREVENDA A VISTA COM COMISSÃO84139190-01SimSimFaturamento direto para consumidor final
FRUKIREVENDA A PRAZO70091000NãoNãoVenda direta para grandes consumidores (frotista,governo,etc)
COCA-COLATRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS84139190SimSimOutros
Topo

Importação por layout

Realizar a importação de arquivo utilizando um layout pré-definido.

Para realizar a importação dos itens deve estar previamente cadastrado a tributação correta nos produtos.
Comportamento:Topo

Incluir os itens

Incluir os itens selecionados no documento.

OBS: Se a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO estiver S e o pedido tiver informações de peso e volume, os campos de peso e volume do documento serão preenchidos somando as informações dos pedidos que foram incluídos e o campo Informações de pesos e volumes será configurado como "Informados manualmente"

Dúvidas frequentes

  • Dúvidas no arredondamento da quantidade dos itens de uma nota
  • Como configurar uma regra de ICMS específica para um cliente + CFOP + NCM de produto?
  • Configurações

    DOENSA.CAD_ITDOES.PEDIDO_QUALQUER_CLIENTE

    Informar pedido de qualquer cliente em documento de outro destinatário

    Quando marcado (S) e for informado o número do pedido para inclusão dos itens não será validado o cliente do pedido informado com o destinatário do documento, permitindo a inclusão de pedidos de outros clientes que não sejam o destinatário do documento.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_ITDOES.PERMITE_INCLUIR_CONSUMIDOR_FINAL

    Define se ao incluir os itens de um pedido, deve ser apresentado os pedidos criados para um consumidor final, além de apresentar os pedidos do próprio destinatário do documento.

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_ITDOES.SCRIPT_DOCUMENTOS_VINCULADOS

    Script para apresentação dos itens dos documentos vinculados

    Permite configurar um script engine para apresentar os itens dos documentos pesquisados para seleção e inclusão dos itens no documento em elaboração.

    Por padrão, nada é apresentado.

    Macros disponíveis:

    • ${id}: ID do item.
    • ${documento_id}: ID da nota do item.

    Exemplo: Para apresentar todos os documentos vinculados, deve-se utilizar o script:
    item numero id, label="Número";
    item serie text, label="Série";
    item especie upper, label="Espécie";
    item natureza_operacao upper, label="Natureza operação";
    item data_emissao date, label="Emissão";
    item item id, label="Item";
    item quantidade decimal_value, label="Quant.", format="###,###.######";
    item saldo_confirmacao decimal_value, label="Saldo", format="###,###.######";
    item unidade_medida text, label="Un.";
    item link text_html, label="Link";
    

    sum quantidade;
    
    select doc.numero
    , doc.serie
    , esp.especie
    , nat.natureza_operacao
    , doc.data_emissao
    , itdoc.sequencia as item
    , itdoc.quantidade
    , itdoc.unidade_medida
    , '<a target="_blank" href="ConDoctes?Z_ACTION=CONSULTA&A_ID='||doc.id||'"> <i class="icon-external-link"></i></a>' as link 
    from itens_doc_entradas_saidas itdoc 
    join doc_entradas_saidas doc on doc.id = itdoc.documento_id
    join especies esp on esp.id = doc.especie_id
    left join naturezas_operacoes nat on nat.id = itdoc.natureza_operacao_id
    where itdoc.item_documento_origem_id = ${id}
    order by data_emissao;
    
    select itdoc.saldo_confirmacao
    from itens_doc_entradas_saidas itdoc 
    where itdoc.id = ${id}  
    limit 1;
    

    Tipo: SOURCE_CODE

    Valor padrão: item numero id, label="Número"; item serie text, label="Série"; item especie upper, label="Espécie"; item natureza_operacao upper, label="Natureza operação"; item data_emissao date, label="Emissão"; item item id, label="Item"; item quantidade decimal_value, label="Quant.", format="###,###.######"; item saldo_confirmacao decimal_value, label="Saldo", format="###,###.######"; item unidade_medida text, label="Un."; item link text_html, label="Link"; sum quantidade; select doc.numero , doc.serie , esp.especie , nat.natureza_operacao , doc.data_emissao , itdoc.sequencia as item , itdoc.quantidade , itdoc.unidade_medida , ' ' as link from itens_doc_entradas_saidas itdoc join doc_entradas_saidas doc on doc.id = itdoc.documento_id join especies esp on esp.id = doc.especie_id left join naturezas_operacoes nat on nat.id = itdoc.natureza_operacao_id where itdoc.item_documento_origem_id = ${id} order by data_emissao; select itdoc.saldo_confirmacao from itens_doc_entradas_saidas itdoc where itdoc.id = 17365856 limit 1;

    DOENSA.CAD_ITDOES.SQL_ITENS_PEDIDOS

    Define através de um sql as colunas que serão apresentadas para seleção, para utilizar os filtros exite uma macro ${filtros} que disponibiliza o where com os filtros.

    Macros disponíveis:
    • doc: permite utilizar qualquer informação da entidade EntDocEntradasSaidas.
    • ${filtros}: permite apresentar os itens conforme os filtros informados (estabelecimento, cliente, número do pedido e datas).

    Tipo: SOURCE_CODE

    Valor padrão: select it.id , tp.tipo_pedido , p.pedido , it.sequencia , pr.produto , pr.descricao as "Descrição" , pr.referencia_fabricante as "Referência" , m.marca as "Marca" , it.observacoes as "Observações" , it.quantidade_temporaria_faturar as quantidade , it.preco as "Preço unitário" , it.quantidade_temporaria_faturar * coalesce(it.preco, 0) as total , case when (select x.valor from preferencias x where preferencia ='ERP.ENTREGA_PEDIDOS.ITENS_PEDIDOS.DATA')='N' then null when p.data_requerida is null and p.data_requerida_limite is null then 'SEM PREVISAO' when p.data_requerida is null and p.data_requerida_limite is not null then ' até ' || to_char(p.data_requerida_limite, 'dd/MM/yyyy') when p.data_requerida is not null and p.data_requerida_limite is null then ' até ' || to_char(p.data_requerida, 'dd/MM/yyyy') when p.data_requerida = p.data_requerida_limite then to_char(p.data_requerida_limite, 'dd/MM/yyyy') else to_char(p.data_requerida, 'dd/MM/yyyy') || ' até '|| to_char(p.data_requerida_limite, 'dd/MM/yyyy') end as "Data para entrega" , pp.plano_pagamento as "Plano de pagamento" from itens_pedidos it inner join produtos pr on pr.id = it.produto_id inner join pedidos p on p.id = it.pedido_id inner join estabelecimentos e on e.id = p.estabelecimento_id inner join tipos_pedidos tp on tp.id = p.tipo_pedido_id left join pedidos_classificacoes pc on pc.id = p.classificacao_pedido_id left join marcas m on m.id = pr.marca_id left join planos_pagamentos pp on pp.id = p.prazo_pagamento_id where p.situacao not in ('M', 'C') and it.quantidade_faturar > 0 and it.quantidade_temporaria_faturar > 0 and tp.categoria in ('V', 'S', 'R', 'P', 'T', 'N') ${filtros} order by p.pedido, it.sequencia

    Regras

    Ajustar campos da tela para edição

    Caso campo "EDITAR_VALORES" seja apresentado, e o valor seja igual a "Sim" deve ser permitido a alteração do valor do item do documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Editar valores" do formulário "Alterar"

    Ajustar nome produto

    Ajusta o nome do produto
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar campo de natureza de operação

    Caso natureza de operação do documento permitir alterar a natureza nos itens, deve ser apresentado o campo com as naturezas permitidas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Apresentar campos para importação por layout

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Importação por layout"

    Apresentar documentos referenciados ao item

    Apresenta os documentos referenciados ao item.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de apresentar formulário "Consultar"

    Apresentar documentos vinculados

    Permite apresentar os documentos vinculados ao item conforme configurado na preferência DOENSA.CAD_ITDOES.SCRIPT_DOCUMENTOS_VINCULADOS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Apresentar estoques disponíveis

    Apresentar os estoques disponíveis para realizar a movimentação dos estoques de propriedade e detentor.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

    Apresentar informações do produto

    Apresenta informações do produto, como naturezas de operação disponível, no do produto, unidade de medida.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

    Apresentar operações tributárias do item

    Apresentar as operações tributárias do item, como por exemplo PIS, COFINS, etc. O IPI e ICMS já são apresentados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de apresentar formulário "Alterar"
    • Depois de apresentar formulário "Consultar"

    Atualizar documento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de excluir formulário "Excluir"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Atualizar item de pedido

    Atualizar a quantidade de itens de pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Atualizar item de pedido na exclusão

    Atualizar o item de pedido quando ocorrer uma exclusão do item no documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de excluir formulário "Excluir"

    Atualizar movimento de itens

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Calcular soma total dos itens de pedidos

    Calcula a soma total dos itens selecionados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Itens de pedido" do formulário "Itens de pedido"

    Colocar produto no registro

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Filtrar itens de documento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Informar os valores de aproximado de tributos

    Informar os percentuais separados do aproximado de tributos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Liberar campos para edição no caso de documento complementar

    Quando documento for complementar os campos de ICMS e IPI são editáveis.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Modificar tela

    Modificar a tela insert e update quando documento for de importação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Montar tela de inclusão de itens de documentos referenciados

    Lista os itens de outros documentos que poderão ser vinculados ao item do documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Documento referenciado"

    Ocultar campo de quantidade para variação

    Ocultar o campo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Depois de apresentar formulário "Novo"

    Popular campo com informação da entidade

    Popular campo de documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular campo de documento com informação repassada como parâmetro

    Popular campo de documento com informação repassada como parâmetro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Popular informações na list

    Popular o NCM do produto
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

    Popular naturezas de operações permitidas

    Popular as naturezas de operação permitidas para serem selecionadas no item.
    • Devem seguir a mesma operação da natureza do documento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Popular tipos pedidos

    Popular o tipos de pedidos baseado no estabelecimentos selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Itens de pedido"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Itens de pedido"

    Popular ítens pedidos

    Popula a lista de itens de pedido disponível para adicionar aos itens do documento, as informações apresentadas é controlado por um sql armazenado na preferência DOENSA.CAD_ITDOES.SQL_ITENS_PEDIDOS, é disponibilizado 3 parâmetros para acrescentar ao filtro, ${filtros}
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Itens de pedido"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Itens de pedido"
    • Ao alterar campo "Data emissão final" do formulário "Itens de pedido"
    • Ao alterar campo "Data emissão inicial" do formulário "Itens de pedido"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Itens de pedido"
    • Ao alterar campo "Número do pedido" do formulário "Itens de pedido"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Itens de pedido"

    Processar registro

    Enviar para tela correta.
    Quando o o produto exigir unidades de produtos ou permitir sub-itens deve enviar para tela de VIEW, caso contrario deve enviar para tela de INSERT.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Remover botões

    Remover os botões da interface
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha eletrônica"
    • Depois de apresentar formulário "Novo"

    Remover o campo devolução de valor de impostos

    Remover o campo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de impostos devolvidos (IPI)" do formulário "Novo"

    Salvar código do produto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Salvar informação sobre o veículo novo

    Salvar as informações sobre o veículo novo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar valor de PIS e COFINS

    Caso informado campo de valor de base para PIS e COFINS deve ser atualizado os valores referentes
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Sequência do item do documento

    Sequência do item no documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Tornar campo de observações de devolução de impostos obrigatório

    Caso informado o valor de devolução de impostos, o campo de observações de devolução de impostos deve ser obrigatoriamente preenchido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Valor de impostos devolvidos (IPI)" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de impostos devolvidos (IPI)" do formulário "Novo"

    Verificar se tipo de produto informado

    Verifica se tipo de produto foi informado, caso sim, oculta campo produto
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Tipo de produto" do formulário "Novo"

    Veja também