Documentos de entrada e saída

Índice

Declaração dos itens de documentos fiscais

DOENSA.CAD_ITDOES_DECLARANTE

Descrição

Itens de documentos com enfoque na declaração para a geração dos livros fiscais (SPED Fiscal, SPED Contribuições, GIA, etc).

É permitido realizar alterações na declaração dos impostos ICMS, IPI, PIS, COFINS, permitindo alteração da alíquota do imposto e CST do mesmo.

ICMS


PIS


COFINS

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de documento de entrada:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Modulo de emissão de documento atravez de pedidos:

Módulo de Manutenção de Documento de Entrada e Saida:

Campos:

Sequência dos itens do documento. Deve ser iniciado em 1.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Link para acesso ao documento
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
  • Entrada
  • Saída
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
  • Para documentos modelos 55 (NFE), 65 (NFCE), 57 (CTE), 67 (CTEOS), 58 (MDFE) o tamanho é 44 números, com validação de dígito verificador.
  • Para documentos modelo NFSe não existe tamanho fixo e não existe validação do conteúdo.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Referência/código do produto conforme informado pelo emitente do documento.
Descrição do produto ou serviço que deve ser impressa nos documentos.
Código Fiscal de Operações e Prestações.
Ver O que é CFOP?
Código Fiscal de Operações e Prestações.
Ver O que é CFOP?
NCM ( Nomenclatura Comum para o Mercosul ) para o produto
Origem do produto conforme a tributação escolhida do produto.
  • 0 - Nacional - Mercadoria produzida no mercado nacional.
  • 1 - Estrangeira: importação direta - Estrangeira importação direta.
  • 2 - Estrangeira: adquirida no mercado nacional - Estrangeira adquirida no mercado nacional.
  • 3 - Nacional: mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento).
  • 4 - Nacional: cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos - Cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288/67 e as Leis nos 8.248/91, 8.387/91, 10.176/01 e 11.484/07.
  • 5 - Nacional: mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% (quarenta por cento).
  • 6 - Estrangeira: importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX - Estrangeira, importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX.
  • 7 - Estrangeira: adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX - Estrangeira, adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX.
  • Nacional, com Conteúdo de Importação superior a 70% - Nacional, com Conteúdo de Importação superior a 70%
Código da Situação Tributária (Origem + Tributação do ICMS).
É obrigatória somente quando for produto (não serviço).
Mais detalhes em:
CST para o item do documento para utilização no SPED. Campo é preenchido sempre com o a informação de "origem do produto", p. ex: 000, 060, 360.
Ver Conversões automáticas para operação de declaração de tributos.
Classificação situação tributária do ICMS para o declarante, campo deve ser preenchido sempre com o a informação de "origem do produto", p. ex: 000, 060,360
Conversões automáticas para operação de declaração de tributos

P.ex (Entradas): Em uma operação de entrada foi utilizada a CST 010, mas para a operação de declaração o correto é 060.

P.ex (Saídas): Foi emitida uma nota com a CST 030, mas foi emitida uma CCe alterando a CST para 060.
Valor total para o item considerando o valor unitário e a quantidade informada para o mesmo. Não considera descontos ou acréscimos no seu cálculo.
Valor contábil
Representa o valor total para item considerando:
+ Valor de  mercadorias/serviços
- desconto
+ frete
+ despesas
+ ipi
+ impostos
Percentual do ICMS que está no documento
Valor de ICMS para o produto.
Valor da Base de Calculo do ICMS que está no documento
Valor da Base Isenta do ICMS que está no documento
Valor da Base Outros do ICMS que está no documento
Alíquota percentual de ICMS para a operação de declarante, quando não informada deve utilizar a alíquota informada no item do documento.
Código do ajuste de apuração e dedução
CST (Código da Situação Tributária) para o IPI.
CST para o IPI FISCAL.RQ-013, e neste caso não deve ser informado a origem da mercadoria.
Classificação situação tributária do IPI para o declarante.
CST para IPI

P.ex (Entradas): Em uma operação de entrada foi utilizada a CST 01, mas para a operação de declaração o correto é 49(Outros), e o valor de IPI neste caso deve ser apenas somado ao valor unitário do item.

P.ex (Saídas): Foi emitida uma nota com a CST 01, mas foi emitida uma CCe alterando a CST para 49.
CST informado no PIS
Alíquota do PIS no documento de origem
Classificação situação tributária do PIS para o declarante.
CST PIS ou COFINS

P.ex (Entradas): Em uma operação de entrada foi utilizada a CST 01, mas para a operação de declaração o correto é 73.
Alíquota percentual de PIS para a operação de declarante
CST do COFINS
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Classificação situação tributária do COFINS para o declarante.
CST PIS ou COFINS

P.ex (Entradas): Em uma operação de entrada foi utilizada a CST 01, mas para a operação de declaração o correto é 073.
Alíquota percentual de COFINS para a operação de declarante
Valor de base para PIS
Valor do PIS para o documento
Valor de COFINS

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
0 - Nacional
1 - Estrangeira: importação direta
2 - Estrangeira: adquirida no mercado nacional
3 - Nacional: mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40%
Comportamento:Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Escriturar registros

Operação exige que os documentos sejam escriturados novamente, desta forma a apuração do documentos que foram pesquisados será reprocessada.

Regras

Atualizar os valores da escrituração do documento

Caso seja realizado alguma alteração da escrituração dos itens deve atualizar a escrituração do documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de encerrar a transação formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar todos"

Informar o link

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Remover campo da lista

Quando a origem da informação for a guia de documentos o campo de número do documento deve ser ocultado