Documentos de entrada e saída

Índice

Consulta de apurações de tributos dos documentos fiscais

DOENSA.CON_DOC_ENTRADAS_SAIDAS_APURACOES

Descrição

Interface para consultar os registros de apuração de tributos do documento fiscal.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de CTE:

Modulo de documento de entrada:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Modulo de emissão de documento atravez de pedidos:

Módulo de Manutenção de Documento de Entrada e Saida:

Modulo para apuração de tributos:

Campos:

Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Sigla identificadora do tributo. P.ex.: ICMS para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Ex:
  • ICMS
  • ISSQN
  • IPI
UF
Sigla da Unidade da Federação (estado) do destinatário do documento. Quando o destinatário for do exterior (país diferente do Brasil), este campo deve ser preenchido com "EX".
Código Fiscal de Operações e Prestações.
Ver O que é CFOP?
Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
  • Entrada
  • Saída
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Classificação da situação tributaria para a apuração do tributo.
Alíquota do tributo
Natureza da receita para o PIS/COFINS, quando não informado é utilizado 000
Valor da operação fiscal.
Valor de base de cálculo para o tributo
Valor de base isenta para o tributo
Valor base de outros para o tributo
Valor de IPI outros
Valor do tributo substituto.

1) Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS;
Valor da base de cálculo para o tributo ST.
Valor do tributo que foi substituído.
Valor total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destacado na apuração
Valor excluído do valor contábil, caso informado deve ser informado na observação do registro.
CST (Código da Situação Tributária) para o IPI.
Valor a ser creditado do tributo.
  • Documentos de entrada com valor de tributo superior a zero.
  • Documentos de saída com valores de tributo inferior a zero.
Valor de débito dos impostos.
  • Documentos de saída com valor de tributo superior a zero.
  • Documentos de entrada com valores de tributo inferior a zero.
Valor do tributo
Campo de observação para a apuração
Código da base de cálculo
Descrição do tipo de base de crédito
Link para o documento

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Escrituração do documento

Realizar a escrituração dos tributos do documento fiscal
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Configurações

DOENSA.CON_DOC_ENTRADAS_SAIDAS_APURACOES.APRESENTAR_CRITICAS

Apresentar as criticas da apuração

Apresentar criticas sobre os valores apurados, por exemplo PIS,COFINS, ICMS

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

Regras

Apresentar criticas da apuração

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Listar"

Apresentar o link para o documento

Apresentar o link para acessar o documento que originou a apuração.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"