Documentos de entrada e saída

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Processo de vinculação de documentos a pedidos

DOENSA.PRO_VINCULAR_DOCUMENTOS_PEDIDOS

Descrição

Esta interface permite vincular ou desvincular um documento a um pedido.

Para utilizar, use os filtros para consultar e selecionar o documento desejado. Uma vez selecionado, clique em [b:Vincular pedido] e informe o número do pedido que se deseja vincular. Caso o documento selecionado já possua um pedido vinculado, é apresentada a ação [b:Desfazer vínculos] que irá desvincular qualquer pedido que esteja vinculado ao mesmo.

Atenção
Esta interface deve ser utilizada apenas apenas em casos de EXTREMA necessidade como ferramente para remediar algo que tenha sido realizado de forma incorreta e que não seja possível ser refeito pelos procedimentos tradicionais (cancelar/excluir o documento e refazê-lo novamente).
Os resultados obtidos devem ser cuidadosamente VALIDADOS pelo usuário.

Campos:

Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Valor total do documento.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Número do pedido com o qual deseja vincular o documento.
Indica que após realizar o vinculo, todos os saldos do pedido deverão ser cancelados e o pedido passará para a situação "Entregue".
Valor padrão: S

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)MATRIZ
REVENDA A VISTA COM COMISSÃOFILIAL 1
REVENDA A PRAZOFILIAL 2
TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSCD-RS
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Vincular pedido

Permite vincular o documento selecionado a um determinado pedido.
Topo

Desfazer vinculos

Permite desfazer (excluir) os vínculos existentes entre o documento e o pedido.

Regras

Ajustar ações conforme o documento selecionado

Se nenhum item do documento está vinculado a um pedido, então remove a ação de "Desfazer vínculos".
Se todos os itens do documento já estão vinculados a pedidos, então remove a ação "Vincular pedido".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"