Documentos de entrada e saída > Documentos fiscais
Documento de saída emissão própria
DOENSA.RQ-072
Descrição
Para emissão de documentos fiscais é necessário a configuração do estabelecimento com as informações de espécie e numeração.
Espécies
Espécies de documentos
- Somente são consideradas espécies que possuem modelo para o documento fiscal.
- A quantidade máxima de itens é definida por espécie. P.ex: RPS/NFSE devem ter o limite de 1; já uma NFE tem o limite de 990.
NFE
- Modelo da espécie 55, 65
- Deve possuir pelo menos um item
- Pagamento sempre será informado, mas o valor de duplicata e fatura são considerados conforme o tipo de título.
- No caso de emissão de NFE ou NFCE deve ser informado no cadastro do emitente o CNPJ e IE (Inscrição Estatual)
NFE
- Para o cadastro do cliente é obrigatório o preenchimento:
- Endereço (obrigatório o preenchimento do logradouro, número, bairro)
- CPF ou CNPJ
- IM
NFCE
No caso de NFCE (Nota Fiscal Consumidor Eletrônica) é opcional o preenchimento dos dados do cliente, neste caso é utilizado o cadastro do CONSUMIDOR FINAL.
- Quando o documento for emitido para entrega no endereço do cliente, deve ser obrigatoriamente informado uma pessoa cadastrada.
RPS/NFSE
- Modelo da espécie 99
- Deve possuir somente um item (pode variar conforme a cidade)
- No caso de prestação de serviços é obrigatório o preenchimento da IM (Inscrição Municipal) e CNAE para o emitente.
- Caso seja necessário usar mais de um CNAE deve ser configurado uma regra de ISS informando o CNAE utilizado.
Operação
Mercadorias
Para emissão de documentos fiscais com mercadoria deve ser configurado os tributos:
- ICMS (requerido)
- PIS (requerido)
- COFINS (requerido)
- IPI
- ICMS-ST (SUBST)
- II
- ICMS FCP
- ICMS FCP ST
Serviços
Para emissão de documentos fiscais com serviços deve ser configurado os tributos:
- ISS (requerido, lembrando que a CST é conforme a cidade)
- PIS (requerido)
- COFINS (requerido)
- INSS
- IR
- PIS/COFINS/CSLL
Caso seja permitido pela cidade, é possível informar uma dedução para a base de cálculos dos impostos, neste caso deve ser configurado conforme a regra de cada tributo.
Naturezas de operações
Naturezas de operação
Tipos de títulos
Tipos de títulos
- Somente são apresentados no documento XML o financeiro que no tipo de título estiver marcado para "Apresentar no documento de saída?" e "Incluir fatura/duplicata"
- Quando desmarcado para "Incluir fatura/duplicata" o valor é apresentado como pagamento, mas não informado nos campos de fatura e duplicata do XML.
Produtos
Produtos
Textos legais
Textos fiscais/legais
- Conforme determinação de cada estado, pode ser necessário o preenchimento do texto legal e código do beneficio fiscal conforme a operação que está sendo realizada na emissão do documento fiscal.
Por exemplo: Para uma empresa de autopeças no estado do Rio Grande do Sul, os produtos que são substituição tributária, normalmente irão utilizar o código "RS052427" - "'Anexo V.B' - AP.II,S.III,XX-PECAS,COMP.E ACES.P/PROD.AUTOP.".
Financeiro
Para que o sistema substitua os títulos gerados em pedidos deve ser configurado as preferencias abaixo, lembrando que somente títulos em aberto serão vinculados.
Créditos financeiros
Caso o cliente possua um crédito financeiro, por exemplo um contas a pagar por uma devolução de mercadoria, o sistema permite o uso deste crédito de forma automatizada quando configurado no cadastro de cliente o campo "Utilizar crédito na emissão dos documentos". Também deve ser configurado se a natureza de operação permite ou não utilizar os créditos.
Caso configurado o valor "Opcional" ou "Sempre utilizar" no campo "Utilizar crédito na emissão dos documentos", o sistema irá sempre utilizar os créditos do cliente para abatimento no documento fiscal, mas no caso de "Opcional" o usuário poderá "não utilizar" este crédito no momento da emissão do documento.
Caso configurado o valor "Seleção" no campo "Utilizar crédito na emissão dos documentos", o sistema irá utilizar os créditos somente se o usuário selecionar os títulos que devem ser abatidos, caso contrario apresenta apenas uma mensagem de alerta ao usuário.
OBS: Somente são apresentados/utilizados títulos que pertençam ao mesmo estabelecimento do documento.
Configurações
Cliente
Dentro de cada cliente deve ser configurado o campo de "Utilizar crédito na emissão dos documentos" e "Forma de aplicação do crédito"
Natureza de operação
Dentro da natureza de operação deve ser configurado o campo "Utilizar crédito do cliente", por padrão todas as naturezas utilizam o crédito.
Tipos de títulos
Dentro do tipo de título deve ser configurado os campos abaixo:
- Utilizado como crédito na emissão dos documentos:
- Permite realizar abatimentos:
Data de saída
Dentro da guia de Documentos do estabelecimento é possível determinar se a data e hora de saída do documento deve ser preenchida automaticamente, ou manualmente (obrigatório) e manualmente (opcional).
Formato de impressão
Atualmente nos documentos fiscais eletrônicos é possível determinar o layout que deve ser utilizado na geração documento PDF, para determinar o formato usado deve ser configurado na guia de Documentos do estabelecimento, onde é possivel determinar o tipo utilizado, por padrão é "DANFE Normal - Retrato" para NFE, e "DANFE NFCE" para NFCE.
Importação dos itens
Importação de itens de documentos conforme layouts externos.
Procedimentos