Documentos de entrada e saída > Documentos fiscais > Documento de entrada emissão própria
Emissão de documento fiscal de entrada
DOENSA.RQ-095
Descrição
Caso o destinatário do documento de saída esteja devolvendo a mercadoria sem a emissão de um documento fiscal, deve ser gerado um documento fiscal de entrada contendo as mercadorias devolvidas.
Neste caso é aconselhado o uso da tela DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO, para criar um novo registro é necessário informar o documento de saída, e se necessário o destinatário do documento.
Devolução
Usando a interface DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO
Integral
Caso a devolução seja de todos os itens do documento de saída deve ser marcado a opção de "Todo documento" na tela de inclusão, desta forma todos os itens do documento serão automaticamente vinculados.
Parcial
Caso a devolução seja de alguns itens do documento de saída, deve ser gerado o documento, mas não deve ser marcado a opção "Todo documento" que existe na tela de inclusão de itens. Depois de criar o cabeçalho do documento, deve ser acessado a guia de itens da devolução e selecionado o item a ser devolvido.
Financeiro
Por padrão o documento de devolução deve realizar abatimento nos títulos que estão vinculados ao documento de origem, seguindo o fluxo:
- Caso o tipo de título não permita realizar abatimentos ou cancelamento, será gerado um novo título usando o plano de pagamento do documento.
- Caso o tipo de título permita realizar apenas cancelamento, será gerado um novo título caso seja uma devolução parcial, mas em uma devolução integral será cancelado o título.
- Caso o tipo de título permita realizar abatimentos e cancelamentos, será gerado um novo título caso não seja possível informar abatimentos no título, e caso o título seja integralmente abatido, será cancelado.
OBS: No caso de Boletos já enviado para o banco não será realizado o abatimento ou cancelamento.