Empresas e estabelecimentos

Índice

Centros de custo

EMPEST.CAD_CENTRO_CUSTO

Descrição

Interface para manutenção de centros de custo.

Campos:

Código de identificação (único) do Centro de Custos / Apropriações.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Nome/título dado para o Centro de Custos/Apropriações.
Ex:
  • Estoque
  • Produção
  • Administrativo
Campo livre para observações sobre o centro de custo
Domínio para mapear as opções desejadas de uma entidade associativa. Funciona de forma semelhante ao domínio SELECAO, porém a interface é composta por um conjunto de check-boxes.
A largura irá indicar o número de colunas utilizadas para check-boxes.
A altura dependerá do número de opções existentes e é ignorada.

Na consulta, apresenta os check-boxes. Se o usuário não selecionar nada, lista todos os registros. Se o usuário selecionar alguns valores, então lista apenas os registros que tenham pelo menos um dos valores selecionados.

Propriedades (format)

select-controls

Apenas se view-mode:column (padrão). Define se deve ou não apresentar botões para marcar ou desmarcar todas as opções.
  • both (padrão) - Apresenta mini-botões para marcar e desmarcar todas as opções.
  • none - Não apresenta os mini-botões.

sortable

Indica se o componente permitirá mudar a ordem dos campos ou não.
  • true: Permite arrastar os campos para mudar a ordem.
  • false: Não permite mudar a ordem dos campos (padrão).

view-mode

Define o modo de apresentação dos registros:
  • columns (padrão) - Cada registro tem um texto de descrição que é apresentado para a opção. Conforme as dimensões disponíveis, várias opções podem ser apresentadas na mesma linha.
  • table - Cada registro tem um conjunto de atributos apresentados na forma de uma pequena tabela. Os dados destes atributos são informados da mesma forma que as tabelas do domínio Wiki (colunas separadas pelo caractér "|").

field-labels

Permite definir os títulos das colunas quando utilizando view-mode:table. Exemplo:
view-mode:table; field-labels:| Título|Tipo | Data | Previsão | Valor| Saldo|

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
ESTOQUEEstoque
PRODUÇÃOProdução
ADMINISTRATIVOAdministrativo
VENDASEstoque
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].

Regras

Apresentar estabelecimentos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Salvar centros de custos

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"