Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Usuários do estabelecimento:
Nome (ou código) para identificação do estabelecimento. Este atributo é importante para separar as informações de diferentes estabelecimentos que estão sendo utilizados pelo sistema. Como muitas telas do sistema precisam apresentar este atributo, sugere-se utilizar um nome curto ou sigla. Por exemplo: Ao invés de utilizar "FILIAL SÃO LEOPOLDO", sugere-se apenas "FILIAL SL" ou até "FSL". Ao invés de usar "CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO REGIÃO NORDESTE", use apenas "CD-NE".
Algumas empresas preferem estabelecer um código para cada estabelecimento. Em casos de empresas/filiais, sugere-se o número de filial constante no CNPJ, ou seja, 001 para a matriz, 002 para a primeira filial, etc. Ex:
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Pessoa que identifica o estabelecimento da empresa. As informações cadastrais do estabelecimento, tais como os documentos (CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal) e endereços, serão obtidos do cadastro da pessoa que representa o estabelecimento.
Atenção Caso seja um estabelecimento novo deve ser efetuado o cadastro de uma nova pessoa (Pessoas) e NÃO DEVE ser informada uma pessoa já cadastrada que não seja realmente a pessoa do estabelecimento (p.ex.: pessoa com CNPJ diferente do CNPJ do novo estabelecimento), pois não será possível alterar a pessoa no cadastro do estabelecimento.
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Nome da moeda no singular. Necessário para transcrever adequadamente um valor em extenso. | |||||||||
Espécie de documento padrão para o estabelecimento. Essa será a primeira opção apresentada nas telas de emissão de documentos, tais como "Emissão de documentos a partir de pedidos". | |||||||||
Nome dado para o grupo de usuários.
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Nome dado para identificar a lista de preços ou coleção.
Ex:
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Código de Regime Tributário do estabelecimento.
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Regime especial tributário
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Define se o estabelecimento é uma indústria ou outro tipo de empresa que é equiparada à indústria. | |||||||||
Código de identificação para a classificação de contribuinte. | |||||||||
Descrição para a classificação do contribuinte. | |||||||||
Define se deve apresentado o campo de plano de pagamento nos pedidos/documentos. | |||||||||
LOP padrão para títulos a receber emitidos pelo estabelecimento.
Será utilizado como padrão para geração dos financeiros dos documentos e/ou pedidos quando não houverem definições de LOP específicas nas operações que gerarão os títulos a receber. P.ex. LOP informado na parcela do plano de pagamento, LOP informado no plano de pagamento, LOP informado no documento, LOP informado no pedido, LOP padrão informado no cadastro do cliente. | |||||||||
LOP padrão para o estabelecimento nas operações de entrada. Será utilizado como padrão para cadastro dos financeiros dos documentos e/ou pedidos de entrada.
Caso não informado, será utilizado o LOP padrão para o estabelecimento. LOPs | |||||||||
Define se o estabelecimento permite, ou não, movimentar produtos que estejam com o estoque negativo (estoque menor que 0 (zero)). | |||||||||
Define se os custos fiscais e financeiro (de aquisição) dos produtos devem ser atualizados automaticamente, ou não, no momento em que um movimento de estoque for realizado. | |||||||||
Valor percentual de despesas variáveis do estabelecimento, para permitir o calculo do % MC. | |||||||||
Percentual para o IR/CSLL para formação de preços de venda. | |||||||||
Percentual máximo permitido para desconto em pedidos. Quando for informado um desconto maior no pedido, o sistema irá exigir que um usuário que tenha a função ERP.PRECO_ABAIXO_MINIMO autorize o pedido.
Valor mínimo: 0,00% Valor máximo: 100,00% | |||||||||
Percentual de ICMS a ser destacado nos dados adicionais dos documentos fiscais, juntamente com o valor da base de cálculo do imposto, emitidos a partir de 01/01/2009 por empresas optantes do regime tributário Simples Nacional.
Não deve ser impresso o texto de destaque do imposto no documento fiscal caso o valor da base de cálculo do documento seja R$ 0,00 (zero). A alíquota de ICMS pode variar mensalmente conforme tabela estabelecida pelo governo a partir dos patamares de faturamento acumulado da empresa no ano fiscal. A revisão da alíquota deve ser efetuada no dia primeiro de cada mês, antes da emissão do primeiro documento fiscal, pois o destaque do imposto será realizado a partir da alíquota registrada no momento da emissão dos documentos. | |||||||||
Data de bloqueio para realizar movimentações na contabilidade. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta. | |||||||||
Data de bloqueio para realizar movimentações no contas à pagar. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta. | |||||||||
Data de bloqueio para realizar movimentações no contas à receber. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta. | |||||||||
Data de bloqueio para realizar movimentações nos documentos de entrada. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta. | |||||||||
Data de bloqueio para realizar movimentações nos documento de saída. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta. | |||||||||
Informações legais, fiscais ou informativas utilizadas em documentos fiscais.
Por padrão são aceitos as macro substituições:
Ex:
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Arquivo de imagem do logotipo do estabelecimento que será utilizado em relatórios emitidos pelo sistema.
O nome do arquivo não deve, preferencialmente, conter caracteres especiais como espaços em branco, caracteres acentuados ou caracteres especiais (p.ex. &, !, #, *, etc). | |||||||||
Logotipo a ser utilizado nas interfaces do sistema. Por padrão, deve ser um arquivo PNG, GIF ou JPG com 90x40 pixels.
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Arquivo de chave pública para uso em conexões seguras. Campo substitui o atributo "CAMINHO_CHAVE_PUBLICA". | |||||||||
Caminho para arquivo com a chave publica. | |||||||||
Caminho para a chave de segurança para a emissão da chave eletrônica | |||||||||
Chave para abertura do arquivo de segurança | |||||||||
Certificado a ser utilizado pelo sistema para autenticação da comunicação com a SEFAZ Ex:
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Local onde serão gravados os arquivos individuais das NFE que foram enviados para SEFAZ | |||||||||
Pasta onde serão salvos os documentos DANFE | |||||||||
Responsável pela manutenção/administração do estabelecimento.
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Pessoa que representa a empresa diante os órgãos do Fisco. | |||||||||
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
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Local onde serão gravados os arquivos de lote enviados para validação com a SEFAZ | |||||||||
Número de dias de validade para os orçamentos gerados por este estabelecimento. | |||||||||
Código numérico para o estabelecimento. | |||||||||
Define se valores informados diretamente no pedido, como p.ex.: encargos financeiros, descontos e outros valores, devem ser embutidos diretamente no valor dos itens do pedido, ocultando estes valores do cabeçalho na impressão do pedido.
Os valores informados no pedido são distribuídos e rateados entre os itens do pedido. | |||||||||
Indica se o estabelecimento participa do programa da Nota Fiscal Gaúcha.
Entre as regras do programa a serem seguidas pelos estabelecimentos cadastrados estão: a) Perguntar ao cliente se ele deseja incluir o CPF na nota fiscal (PDV); b) Enviar eletronicamente os dados destas compras para a Sefaz. | |||||||||
Permite definir se deve validar ou não a finalidade da mercadoria dos pedidos no documentos.
Se marcado não permite incluir itens com finalidades diferentes, p.ex.: consumo e revenda. Por padrão irá validar. | |||||||||
Define se a empresa é uma incentivadora cultural. | |||||||||
Data de fechamento para o caixa | |||||||||
Nome dado para identificar uma conta de e-mail. | |||||||||
Define se a contabilidade fiscal e tributário deve ser executada on-line (no momento da execução das operações, p.ex.: emissão de uma NFE), ou não. | |||||||||
Define quais operações devem ser contabilizadas por padrão conforme o estabelecimento. Por padrão esta definição informa no documento ou título se a contabilização deve ser realizada automaticamente ou manualmente.
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Plano de contas a ser utilizado para Contabilidade utilizada pelo estabelecimento.
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Identifica a qual plano de contas gerencial o estabelecimento irá utilizar nos lançamentos contábeis gerenciais.
Atenção Estrutura de gestão gerencial em formato contábil (créditos e débitos) está em desuso e somente é mantida para atendimento de legados.
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Plano de contas gerencial a ser utilizado pelo estabelecimento.
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Plano de contas padrão para utilização em projetos. O mesmo será indicado por padrão para novos projetos.
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Centro de Custos/Apropriações padrão para os movimentos financeiros do estabelecimento.
Será utilizado nos títulos quando não for informado um Centro de Custos específicos nas operações financeiras. Ex:
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Centros de Custos vinculados ao estabelecimento.
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Nome da agenda (único no sistema). Pode ser o nome de uma pessoa, nome de um projeto, de uma equipe, etc. | |||||||||
Determina que o estabelecimento selecionado é o Matriz dentro da empresa.
a) a sede da pessoa jurídica é o lugar escolhido pelos seus controladores no qual pode ser demandada para o cumprimento de suas obrigações; | |||||||||
Código indicador da incidência tributária no período
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Código indicador de método de apropriação de créditos comuns, no caso de incidência no regime não-cumulativo
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Código indicador do Tipo de Contribuição Apurada no Período
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Indicador da apuração das contribuições (débitos) e créditos de PIS/COFINS na escrituração das operações por NF-e, NFC-e e ECF no período e geração do arquivo SPED Contribuições.
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Código indicador do critério de escrituração e apuração adotado, no caso de incidência exclusivamente no regime cumulativo (COD_INC_TRIB = 2), pela pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido.
Caso não informado é utilizado o valor "9".
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Tipos de pedidos que o estabelecimento utiliza.
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O CSC - Código de Segurança do Contribuinte é um código de segurança alfanumérico de conhecimento apenas da secretaria da fazenda da UF e do contribuinte (sócio).
É utilizado para gerar o código bidimensional, denominado "QR Code" da NFC-e. Este código deve ser solicitado ao contador da empresa antes da emissão da primeira NFC-e. Deve ser digitado o código exatamente igual ao gerado pela SEFAZ, com traços. Lembrando que deve ser informado no inicio do código a sequencia dele. Abaixo um exemplo: Exemplo sequencia 1: 000001XXXXXXXX-XXXX-XXXX-XXXX-XXXXXXXXXXXX Exemplo sequencia 2: 000002YYYYYYYY-YYYY-YYYY-YYYY-YYYYYYYYYYYY | |||||||||
Token para utilização dos webservices do IBPT. | |||||||||
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
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Horário de funcionamento do estabelecimento.
Ex:
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Define se o estabelecimento está bloqueado, ou não. Não é permitida a realização de operações de movimentação ou transações (financeiras, emissão e cadastro de documentos, etc.) nos estabelecimentos bloqueados, mas é permitida a consulta às suas informações já registradas. |
MATRIZ | PADRÃO | Simples Nacional | Não | Documentos de saída | Não | Não | ||||||||||
FILIAL 1 | PROMOCIONAL | Simples Nacional - Excesso de sublimite de receita bruta | Sim | Documentos de entrada | Sim | Sim | ||||||||||
FILIAL 2 | INVERNO 2017/2018 | Regime Normal - Lucro presumido | Não | Contas a receber | Não | Não | ||||||||||
CD-RS | CLIENTE X | Regime Normal - Lucro real trimestral | Sim | Contas a pagar | Sim | Sim |
MATRIZ | |
PADRÃO | |
Simples Nacional | |
Microempresa Municipal | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não | |
RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR: | |
PRD_2013 | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não | |
Documentos de saída | |
ESTOQUE | |
Estoque | |
Não | |
Escrituração de operações com incidência exclusivamente no regime não-cumulativo | |
Método de Apropriação Direta | |
Apuração da Contribuição Exclusivamente a Alíquota Básica | |
1 - Consolidado | |
Regime de Caixa - Escrituração consolidada (Registro F500) | |
PADRÃO | |
Não |
Estoque | |
Estoque | |
MATRIZ | |||||
FILIAL 1 | |||||
FILIAL 2 | |||||
CD-RS | |||||