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Configuração de documentos para emissão

EMPEST.CAD_NUMEROS_DOC

Descrição

Configuração dos tipos de documentos para emissão pelo estabelecimento com manutenção da numeração, leiaute de impressão e em qual instância (servidor) de ambiente replicado os documentos poderão ser emitidos.

Atenção
A exclusão indevida da espécie de documento poderá inviabilizar a emissão de documentos, portanto deve ser utilizada somente em situações em que o estabelecimento não irá mais emitir documentos daquela espécie.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Usuários do estabelecimento:

Campos:

Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Quando informado série anual, o campo de série será reiniciado conforme o ano da emissão do documento. Desta forma caso o documento emitido seja de 2016, e a série esteja 2015 número do documento 103343, será reiniciado a numeração.
Série do documento.
Último número de documento emitido ou utilizado para esta espécie, série e estabelecimento.
O próximo número a ser utilizado é este número + 1.
Caso exista a necessidade de controle de diversas séries para o mesmo estabelecimento e espécie, deve ser desmarcado este campo. Ele determina que está série será utilizada por padrão quando não informado um número para emissão do documento fiscal.
É permitido apenas uma das séries seja a principal para a espécie e estabelecimento.
Define se deve registrar a ciência dos documentos fiscais modelo 55 (NFE) emitidos contra a empresa e que utilizam o monitor de documentos fiscais.

Caso ativo para espécie NFSE, será realizado o download de notas fiscais emitidas pelo próprio estabelecimento que não estão registradas no sistema.
Define se obrigatoriedade para preenchimento da data e hora de saída nos documentos.

O preenchimento é validado somente no momento da emissão do documento.
  • Não requerido - O preenchimento é opcional.
  • Requerido - No momento da emissão do documento deve ser preenchido manualmente a data e hora de saída.
  • Automático - Caso não informado a data e hora de saída, será automaticamente preenchido com a data e hora atual.
Impressora utilizada para impressão de documentos. No caso de NFCe é possivel definir a impressão conforme o caixa.
Ex:
  • PEDIDOS
  • NOTA_FISCAL
  • ESTOQUE
  • FINANCEIRO
Formato de impressão dos documentos fiscais, ou de conhecimento eletrônico.
  • DANFE normal - Retrato - Emite somente em PDF. Usa o campo LAYOUT_PDF como layout
  • DANFE normal - Paisagem - Emite somente em PDF. Usa o campo LAYOUT_PDF como layout
  • DANFE Simplificada - Emite por padrão em PDF.
    Usa o campo LAYOUT_PDF como layout quando ativo o campo IMPRIMIR_PDF
    Usa os campos LAYOUT_CABECALHO_DOC_MOD1,LAYOUT_ITENS_DOC_MOD1, LAYOUT_RODAPE_DOC_MOD1 para modelo matricial/térmica.
  • DANFE NFC-e - Emite por padrão em PDF.
    Usa o campo LAYOUT_PDF como layout quando ativo o campo IMPRIMIR_PDF
    Usa os campos LAYOUT_CABECALHO_DOC_MOD1,LAYOUT_ITENS_DOC_MOD1, LAYOUT_RODAPE_DOC_MOD1 para modelo matricial/térmica.
  • DANFE NFC-e em mensagem eletrônica - Emite por padrão em PDF.
    Usa o campo LAYOUT_PDF como layout quando ativo o campo IMPRIMIR_PDF
    Usa os campos LAYOUT_CABECALHO_DOC_MOD1,LAYOUT_ITENS_DOC_MOD1, LAYOUT_RODAPE_DOC_MOD1 para modelo matricial/térmica.
Caso marcado o documento será "emitido" em modo de contingência.
No caso de NFE será gerado um evento de EPEC com posterior envio do documento XML a SEFAZ.
No caso de NFCE será impresso a DANFE com a mensagem de emitido em contingência, e o XML será enviado posteriormente para autorização com a SEFAZ.

Em ambos os casos é obrigatório a utilização a rotina de emissão de NFE/NFCE em JOB.
  • Normal (Não está em contingência) - Emissão normal (Não está em contingência)
  • Contingência FS-IA - Deverá ser emitido em 2 vias, sendo que uma via deverá ser armazenada pelo prazo decadencial (5 anos) pelo emitente e a outra entregue ao consumidor. Após superado o problema técnico, ou em prazo máximo de 168 horas as NF-e emitidas em contingência devem ser encaminhadas para autorização pela Secretaria da Fazenda da jurisdição do contribuinte. Não é permitido seu uso para NFCe.
  • Contingência EPEC - Evento Prévio da Emissão em Contingência.
  • Contingência FS-DA - Deverá ser emitido em 2 vias, sendo que uma via deverá ser armazenada pelo prazo decadencial (5 anos) pelo emitente e a outra entregue ao consumidor. Após superado o problema técnico, ou em prazo máximo de 168 horas as NF-e emitidas em contingência devem ser encaminhadas para autorização pela Secretaria da Fazenda da jurisdição do contribuinte.Não é permitido seu uso para NFCe.
  • Contingência SVC-AN - SEFAZ Virtual de Contingência do AN
  • Contingência SVC-RS - SEFAZ Virtual de Contingência do RS
  • Contingência off-line da NFC-e - Na escolha de contingência off-line da NFC-e (tpEmis = 9) não é necessária a adoção de série específica ou a utilização de papel especial, todavia deve ser observado o prazo de 24 horas da emissão da NFC-e para o envio para autorização da NFC-e
Data e hora que iniciou o processo de contingência, Será informado no documento somente se o tipo contingência estiver diferente de normal.
Justificativa da entrada em contingência para emissão dos documentos.
Define se deve ser informado o caixa PDV para os documentos desta espécie. Caso em branco deve ser utilizado o padrão existente na espécie.
  • Sim - Deve ser informado caixa do usuário nos documentos emitidos fora do PDV
  • Não - Não deve ser informado caixa do usuário nos documentos emitidos fora do PDV
Define se deve ser gerado arquivo PDF para documentos da espécie NFCE (Nota Fiscal a Consumidor eletrônica).
Nome do arquivo de leiaute para impressão do documento em PDF.


Será utilizado o leiaute definido na preferência "ELIGO.LAYOUT_ENTREGA" caso não seja informado um leiaute específico para a espécie de documento para o estabelecimento.

No caso de NFSE pode ser configurado o caminho para o arquivo layout, substituindo o layout configurado no integrador eletrônico.
Define como será impresso o cabeçalho nos relatórios PDF.
  • Apresentar - Apresenta por completo o cabeçalho
  • Apresentar parcialmente - Apresenta parcialmente o cabeçalho, imprimindo apenas código de barras e número do pedido
  • Não apresentar - Não apresentar cabeçalho
Define se será impresso o rodapé ou não no arquivos PDF.
Número de faturas a serem impressas no formulário.
Quantos itens podem ser impressos por folha do documento.
Número de linhas no campo de dados adicionais
Quantas colunas são permitidas.
Leiaute do cabeçalho do documento fiscal de saída modelo 1.
Leiaute dos itens do documento fiscal de saída mod 1.
Leiaute do rodapé do documento fiscal de saída modelo 1.
Calculado automaticamente através do código contábil do pai concatenado com um ponto "." e o número da sequência.
Ex:
  • 2
  • 2.1
  • 2.2
Calculado automaticamente através do código contábil do pai concatenado com um ponto "." e o número da sequência.
Ex:
  • 2
  • 2.1
  • 2.2
Calculado automaticamente através do código contábil do pai concatenado com um ponto "." e o número da sequência.
Ex:
  • 2
  • 2.1
  • 2.2
Calculado automaticamente através do código contábil do pai concatenado com um ponto "." e o número da sequência.
Ex:
  • 2
  • 2.1
  • 2.2
Indica se deve ser enviado um e-mail para os destinatários do documento.
Valor padrão é marcado, "Sim"
Os anexos devem ser determinados no campo DOENSA.NUMEROS_DOC_ESANEXOS_EMAIL - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = DOENSA.NUMEROS_DOC_ESANEXOS_EMAIL!
Define quais os arquivos que devem ser anexados ao e-mail do documento.
  • PDF do documento (DANFE, DACTE, DANFCE, RPS/NFSE, etc.) - Arquivo PDF do documento fiscal.
  • XML do documento fiscal - Arquivo XML do documento fiscal.
  • PDF dos boletos - Arquivos PDF dos boletos dos títulos a receber em aberto e não vencidos.
  • Anexos ao documento - Arquivos anexos ao documento, p.ex.: relatório de atividades em PDF, DOC, XLS, etc.
  • Identificação dos Lotes - Arquivo PDF individual dos lotes do documento fiscal.
Indica se a espécie está ativa ou não para uso no estabelecimento.
Indica em qual servidor será permitido o "consumo" da sequência (numeração) dos documentos do estabelecimento.
Este controle é necessário a fim de evitar duplicidade de numeração de documentos em bases replicadas, sendo que a emissão dos documentos deverá ser liberada no servidor onde o documento deverá ser emitido.
Será informado automaticamente o servidor que emitir um documento pela primeira vez, ou seja, quando o servidor não estiver informado neste tipo de documento e ocorrer a alteração do número será definido o servidor que estiver emitindo o documento.
Para liberar o servidor é preciso clicar no botão [b:Liberar vínculo com servidor] na Configuração de documentos para emissão.

Caso seja necessário um controle paralelo para numeração de documentos fiscais, deve vinculado esta numeração, a outra sequência que permita o controle.
Por exemplo: Na cidade de Caxias do Sul, não é permitido o salto de numeração de documentos fiscais, neste caso a espécie RPS tem uma sequencia livre, mas antes do processo de emissão o número da nota fiscal deve ser substituída pela numeração desta espécie vinculada.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
NãoNão requeridoDANFE normal - RetratoNormal (Não está em contingência)Não
SimRequeridoDANFE normal - PaisagemContingência FS-IASim
NãoAutomáticoDANFE SimplificadaContingência EPECNão
SimNão requeridoDANFE NFC-eContingência FS-DASim
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar último número

Permite alterar o último número de documento emitido.
Topo

Liberar vínculo com servidor

Liberar o vínculo com o servidor/node utilizado e autorizado para emissão dos documentos. Desta forma pode ser vinculado a um novo servidor ao controle de numeração dos documentos.

Regras

Apresentar espécies permitidas para vinculo

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Veja também