Gerenciamento de relacionamentos empresariais
ERM
Descrição
O gerenciamento de relacionamentos empresarial (Enterprise Relationship Management) é uma parte estratégica da empresa focada em criar e promover uma rede de relacionamentos eficiente entre todos os participantes internos e externos do negócio para maximizar oportunidades correntes e futuras.
O gerenciamento de relacionamentos empresariais foca em ferramentas genéricas que são utilizadas em áreas específicas, tais como:
- CRM: Gerenciamento de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management), que se concentra em melhorar o crescimento da receita, maximizando a capacidade de uma organização de identificar oportunidades de vendas e negócios com seus clientes. Ver Gestão do relacionamento com o cliente (CRM).
- SCM: Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supplier Relationship Management), que foca em gerenciar toda a cadeia de aquisição de produtos e serviços junto a fornecedores com o objetivo de otimizar custos e eficiência.
- PRM: Gerenciamento de parceiros (Partner Relationship Management), concentra-se na otimização de oportunidades junto a todo o tipo de parceiros que possam agregar valor ao negócio tais como canais de venda, representantes externos, prestadores de serviços, etc.
- HRM: Gerenciamento de recursos humanos (Human Resource Management), focando nas relações internas entre os colaboradores com o foco em melhorar o desempenho das pessoas e dos processos.
Sub-sistemas relacionados