Diversos (depreciado)

Índice

Cadastro de Mensagens

ERP.CAD_MENSAGENS

Descrição

Interface para manutenção de Mensagem

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Mensagens:

Campos:

Chave de identificação interna
Título ou assunto da mensagem.
Data de início ou publicação da mensagem. Uma data futura permite a inclusão de uma mensagem que será distribuída com antecedência mas que estará disponível para leitura apenas a partir da data (e hora) informada neste campo.
Caso não informada, a mensagem estará disponível imediatamente.
Data de término da validade e apresentação da mensagem. Quando informada, a mensagem não será mais apresentada a partir deste data e hora.
Pessoa (autor) que emitiu a mensagem.
Pessoa para qual a mensagem é destinada, caso esteja vazia é para todas as pessoas.
Este atributo ficará obsoleto no futuro. Utilizar o editorial específico do usuário.
Mensagem propriamente dita. O conteúdo da mensagem é formatado de acordo com formato definido para ela.
Nome da categoria. P.ex.: Para uma classificação tipo PROFISSÃO, podemos ter categorias como: MÉDICO, PEDIATRA, ARQUITETO, ENGENHEIRO, ADMINISTRADOR, etc.
Nome dado ao tipo ou classificação das mensagens.
Ex:
  • Notícia
  • Tutorial
  • Comunicado
OBSOLETO - O CONTROLE DE LEITURA É REALIZADO POR USUÁRIO

Define que a mensagem já foi lida pelo usuário destino.
Quando não informado o destinatário, a mensagem sempre será considerada como "NÃO" lida.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Mensageria

Apresenta uma lista de mensagens registradas.
Comportamento:Topo

Custom

Lista das mensagens, possível determinar as mensagens atrás de parametros de query

Regras

Emitente por padrão deve ser o usuário logado

Emitente por padrão deve ser o usuário logado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Montar lista de mensagem para dashboard

Monta uma lista de mensagens para se apresentados na dashboard
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Mensageria"