Controle de estoque

Índice

Endereços de estoque

ESTOQUE.CAD_ENDERECOS_ESTOQUE

Descrição

Interface para manutenção do cadastro de endereços de estoque. Este cadastro é necessário quando a preferência ESTOQUE.USAR_ENDERECOS_ESTOQUES está marcada com "S".

Um endereço de estoque é a identificação de um local onde os produtos estocados serão armazenados.
Os endereços são organizados de forma hierárquica onde cada nível representa um andar, sala, corredor, estante, gaveta, etc.
A definição de como o estoque é organizado, é definida no endereço de primeiro nível. Todos os endereços abaixo deste, seguem essa estrutura.

Campos:

Código único de identificação do endereço.
Calculado com o nome global do pai + prefixo-do-nivel + endereço.
Código único de identificação do endereço.
Calculado com o nome global do pai + prefixo-do-nivel + endereço.
Código de identificação deste endereço dentre os endereços abaixo do mesmo endereço pai.
Número inteiro opcional (0 a 9999) que define a ordenação dos endereços dentro do mesmo pai. Permite forçar uma ordem quando o próprio endereço não oferece uma.
Indica o nível no qual este endereço se encontra na estrutura hierárquica da organização do endereçamento dos depósitos.
Calculado automaticamente: Será 1 para endereços que não possuem um endereço pai e 1 + nivel do endereço pai para os demais.
Título "amigável" para o endereço. Calculado automaticamente concatenando o TITULO do pai, uma vírgula (quando tem pai), o título do nível (definido no estabelecimento), um espaço e o ENDERECO. Ex: Rua 1, número 25
Código de identificação do setor. Não podem ter 2 setores com o mesmo código.
Título dado para o setor.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Define como os endereços são organizados. Este atributo é informado apenas no nível 1. Todos os sub-endereços seguem o que está definido no respectivo "nível 1". A estrutura é definida por N níveis, separados por linhas. Cada nível é definido por um conjunto de diretivas separadas por espaços:
  • A primeira diretiva é a única obrigatória e indica sempre o nome/título do nível Exemplo: Prédio, Andar, Sala, Corredor, Estante, Gaveta, etc.
  • Um número entre colchetes, indica o tamanho máximo. Exemplo: [1], [2], [4], etc. Caso não informado, assume [3].
  • A palavra "alfa" indica que a informação do nível será feita com caracteres alfabéticos. Neste caso, deverá iniciar obrigatoriamente com uma letra entre "A" e "Z".
  • A palavra "num" indica que a informação do nível será numérica, ou seja, composta exclusivamente de dígitos "0" a "9".
  • Uma ou mais letras entre aspas simples, indica um prefixo a ser usado no nome global. Ex: '.', '-P', '/', etc. Caso o prefixo não seja informado, assume um hífen ('-').
  • Caso não seja informada uma validação "alfa" ou "num", então será feita a validação padrão que permite apenas o uso de dígitos 0-9 e letras A-Z.

Exemplo 1:
Prédio [1] 'P' alfa
Andar - [1] '-' num
Rua - [2] '-R' num
Número - [3] '-' num
Esse exemplo poderia ser usado para formatar um endereço da seguinte forma:
PA-3-R01-034  (Prédio A, Andar 3, Rua 1, número 34)

Exemplo 2:
Rua
Número
Gaveta
Esse exemplo poderia ser usado para formatar um endereço da seguinte forma:
A01-025-002  (Rua 1, número 25, gaveta 2)

Caso alterar esta hierarquia, todos os endereços de estoque deste estabelecimento deverão ser revisados (loop em todos os endereços, indicando para não recalcular os filhos).

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Excluir todos

Ação que permite excluir todos os registros que obedecem ao filtro informado!
Topo

Inclusão em massa

Permite cadastrar vários endereços de uma única vez, respeitando o cartesianos obtido pelas faixas de valores informadas.
Comportamento:

Regras

Ajustar campos conforme o endereço pai

Quando pai não for informado estrutura é obrigatória.
Quando pai for informada, label endereço deve ser ajustado conforme definida na estrutura raiz e o campo estrutura não deve ser apresentado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Endereço pai" do formulário "Novo"

Ajustar inclusão em massa

Ajusta o formulário para que cada nível abaixo do endereço pai tenha dois campos para informar a faixa de valores a ser gerada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Inclusão em massa"
  • Ao alterar campo "Endereço pai" do formulário "Inclusão em massa"

Popular estabelecimentos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Salvar estabelecimentos

Salva os estabelecimentos relacionados ao nivel 1.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"