Controle de estoque

Índice

Estoques de produtos

ESTOQUE.CAD_ESPR

Descrição

Manutenção dos estoques de produtos. Permite consultar os estoques bem como definir parâmetros para a respectiva gestão.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Produtos:

Produtos:

Variação do produto:

Variação do produto por embalagem:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para o tipo de estoque.
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Define se o estoque deste tipo está disponível para venda. Quando marcado, a quantidade em estoque será incluída no somatório de produtos disponíveis para venda.
Permite filtrar produtos por tipos de produtos que são agrupadores.
Caso seja informado um tipo de produto agrupador, serão apresentados todos os produtos cujo tipo participe deste grupo.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Número de série do equipamento.
Utilizado apenas quando o tipo de produto estiver configurado para uso das unidades de produto.
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Situação atual do produto.
  • Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
  • Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
  • Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
  • Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.
Valor padrão: C|!=
Identifica o proprietário do estoque de produtos.
O estabelecimento deve ser o proprietário quando definido no tipo de estoque para as propriedades igual a "Propriedade do estabelecimento e em seu poder" ou "Propriedade do estabelecimento e em posse de terceiros"

Nome completo do proprietário da mercadoria vinculada ao estoque.
Pessoa/empresa que detém a posse do produto.

O estabelecimento deve ser o detentor quando definido no tipo de estoque para as propriedades igual a "Propriedade do estabelecimento e em seu poder" ou "Propriedade de terceiros e em posse do estabelecimento"

Quando o proprietário é o estabelecimento e o detentor é uma outra empresa, significa que se trata de um estoque do estabelecimento em poder de terceiros.

Quando o detentor é o estabelecimento e o proprietário é uma empresa, significa que se trata de um estoque de terceiros em poder do estabelecimento.

Nome completo do detentor da mercadoria vinculada ao estoque.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Estoque atual.
Quantidade atual do produto em estoque.
O modo como este atributo é atualizado depende de duas preferencias:
Quantidade reservada do produto em pedidos ou documentos do estabelecimento do estoque.
Quantidade disponível do produto para o estabelecimento do estoque. Esta informação é resultado da subtração do estoque atual com a quantidade reservada.
Quantidades do produto disponíveis em embalagens ou volumes. P.ex.: Produto vendido em unidades, mas que possue um produto relacionado que representa a embalagem "caixa com 12" unidades.
Quantidade mínima que o produto deve possuir em estoque.

Caso a preferência ERP.ESTOQUE_MINIMO_EMAIL estiver configurada, é disparado um e-mail quando o estoque atual for menor que o mínimo.
Caso a preferência ERP.ESTOQUE_MINIMO esteja com valor "S", será apresentado um aviso quando o estoque atual for menor que o mínimo.
Estoque máximo para o produto.
Caso não seja informado, não existe estoque máximo para o produto.
Domínio primitivo para representar/implementar atributos de números inteiros.
Valores entre -2147483648 e 2147483647 (2 bilhões).
Data do último movimento (entrada ou saída) do produto no estabelecimento e tipo de estoque.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Data em que o produto foi comprado pela última vez.

Esta data é preenchida automaticamente pela movimentação de estoque quando a natureza de operação do documento associado está marcada para Gera estatística de compras.

É utilizada por exemplo para pesquisar produtos que tenham ou não tenham sido comprados em um determinado período.
Indica se o estoque do produto no estabelecimento e tipo de estoque poderá ser reposto e/ou permite nova aquisição ou compra. O produto não será apresentado nos processos de reposição de estoques se estiver marcado como "não".
Quantidade padrão (lote mínimo) para reposição do estoque.

Utilizada no e-mail de notificação de estoque mínimo (quando configurada a preferência ERP.ESTOQUE_MINIMO_EMAIL).
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Data em que o produto foi vendido pela última vez.

Esta data é preenchida automaticamente pela movimentação de estoque quando a natureza de operação do documento associado está marcada para Gera estatística de vendas.

É utilizada por exemplo para pesquisar produtos que tenham ou não tenham sido vendidos em um determinado período.
Indica se o produto pode ser movimentado neste estoque e estabelecimento, ou não.

Para definir que o estoque seja considerado ou não para venda, deve ser determinado no tipo de estoque.
Define que o valor mínimo deve ser somente múltiplos, por exemplo a quantidade minimo é 2 e o multiplo está ativo, então são aceitos os valores 2,4,6 ...
Quantidade mínima para venda do produto neste estoque. Não haverá restrição de quantidade caso não informada a quantidade mínima.
Quantidade máxima para venda do produto neste estoque, caso não informado não existe um limite para venda.
Quantidades do produto que estão em ordens de compra em aberto
Define se este produto deve ser impresso na lista de preços e se deve ser apresentado para o sistema de vendas mobile (tablet, Palm ou website).
Apresentar produtos somente produtos com estoque >0
Relatório deve apresentar somente os produtos com estoque negativo (< 0)?
Relatório deve apresentar produtos com estoque mínimo?
Texto livre sem quebras de linha e apenas com caractéres maiúsculos
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Fornecedor do produto
Localização (endereço) do produto no estoque.
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
  • Mercadoria para revenda - Produto adquirido para comercialização
  • Matéria-prima - A mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. A mercadoria recebida para industrialização é classificada como Tipo 01, pois não decorre do processo produtivo, mesmo que no processo de produção se produza mercadoria similar classificada como Tipo 03
  • Embalagem
  • Produto em processo - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado. No “retorno de produção”, o produto retorna (é consumido) a uma fase de produção anterior à qual ele foi gerado. Isso é uma excepcionalidade, pois o normal é o produto em processo ser consumido em uma fase de produção posterior à qual ele foi gerado, e acontece, portanto, em poucos processos produtivos
  • Produto acabado - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado
  • Subproduto - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)
  • Produto intermediário - Aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização
  • Material de uso e consumo
  • Ativo imobilizado
  • Serviços
  • Outros insumos
  • Outros (kit) - Outros produtos (kit) que não devem ser registrados nos documentos fiscais, sendo permitido somente em documentos internos.
  • Outros
Escolha da ordenação do relatório
  • Código/ID de produto
  • Descrição do produto
Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.
  • Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
  • Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
  • Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.

    É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
  • Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
    P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
  • Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
  • Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).

    O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
  • Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
Número de dias para reposição. Ao ser informado, o produto que não tiver movimentação não poderá mais ser comprado (o atributo "permite reposição/compra" será alterado para "não").
Indica se o estoque do produto está ou não ativo.
Indica o estoque para onde os produtos deverão ser transferidos.
Se marcado apresenta o campo "Estoques a transferir" permitindo alterar a quantidade a transferir dos itens que foram listados.
Serão transferidos apenas os itens que tiverem quantidade informada maior que zero, se a quantidade de um item não estiver informada ou informada com valor 0 este item será desconsiderado.
Se marcada a flag do campo Selecionar estoques a transferir este campo é apresentado para permitir alterar as quantidades a transferir.
  • OBS: Se a quantidade de um item não estiver informada ou estiver informada com valor 0 este item será desconsiderado.
  • A preferência ESTOQUE.CAD_ESPR.ESTOQUES_TRANSFERIR.LIMITE_OPCOES permite definir qual será o limite de opções apresentadas para transferência. Caso não configurado o padrão o valor será 1000.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZEstoqueCOCA-COLANãoNãoMercadoria para revendaNão
FILIAL 1Matéria-primaPEPSISimSimMatéria-primaSim
FILIAL 2RevendaFRUKINãoNãoEmbalagemNão
CD-RSEm terceirosCOCA-COLASimSimProduto em processoSim
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Estoque de produtos

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Matricial

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Estoques

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZEstoqueNãoNão
FILIAL 1Matéria-primaSimSim
FILIAL 2RevendaNãoNão
CD-RSEm terceirosSimSim
Comportamento:Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Novo

Inserir um novo estoque (não permite informar a quantidade em estoque).
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Bloquear reposição

Função para alterar a reposição do estoque do produto conforme a número de dias informado. Se um produto não foi movimentado até X dia, será modificado o atributo "permite reposição/compra" para "Não".

Normalmente, esta função é chamada por job.
Topo

Reprocessar

Reprocessa todos os movimentos deste estoque recalculando os respectivos saldos e custos com base nos movimentos de estoque.
Topo

Reprocessar todos

Reprocessa todos os estoques filtrados, recalculando os respectivos saldos e custos com base nos movimentos registrados.
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Transferir todos

Funcionalidade que permite transferir entre estoques do mesmo estabelecimento todos os produtos consultados de um tipo de estoque e que possuam saldo em estoque positivo (maior que zero).
Serão gerados:
Esta funcionalidade (botão) somente será apresentado na interface quando todos os registros apresentados forem do mesmo estabelecimento e do mesmo tipo de estoque.
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Como consultar os produtos que estão com estoque negativo?
  • Como ajustar as casas decimais no estoque de produtos?
  • Configurações

    ESTOQUE.CAD_ESPR.SQL_OPCOES_ESTOQUES

    Permite customizar como a lista de estoques dos produtos será apresentada na operação "Transferir todos".
    É necessário o id do registro esteja no select e utilizar a macro ${estoque} como parâmetro.

    O SQL padrão é:
    select ep.id, nome_estabelecimento
    , tipo_estoque
    , produto
    , p.descricao
    , p.descricao_detalhada
    , m.marca
    , p.referencia_fabricante
    , simbolo
    , estoque_atual
    , (select coalesce(sum(v.quantidade), 0.0)
    from V_RESERVAS_PRODUTOS v
    join produtos prod on prod.id = v.produto_id
    WHERE v.produto_id = ep.produto_id
    and v.estabelecimento_id = ep.estabelecimento_id
    and (v.tipo_estoque_id is null or v.tipo_estoque_id = ep.tipo_estoque_id)
    limit 1) as reservas
    , coalesce(ep.estoque_atual, 0.0)
    -
    (select coalesce(sum(v.quantidade), 0.0)
    from V_RESERVAS_PRODUTOS v
    join produtos prod on prod.id = v.produto_id
    WHERE v.produto_id = ep.produto_id
    and v.estabelecimento_id = ep.estabelecimento_id
    and (v.tipo_estoque_id is null or v.tipo_estoque_id = ep.tipo_estoque_id)
    limit 1) as disponivel
    ,permite_venda
    ,permite_reposicao
    , case when p.tipo_item = '00' then 'Mercadoria para revenda'
    when p.tipo_item = '01' then 'Matéria-prima'
    when p.tipo_item = '02' then 'Embalagem'
    when p.tipo_item = '03' then 'Produto em processo'
    when p.tipo_item = '04' then 'Produto acabado'
    when p.tipo_item = '05' then 'Subproduto'
    when p.tipo_item = '06' then 'Produto intermediário'
    when p.tipo_item = '07' then 'Material de uso e consumo'
    when p.tipo_item = '08' then 'Ativo imobilizado'
    when p.tipo_item = '09' then 'Serviços'
    when p.tipo_item = '10' then 'Outros insumos'
    when p.tipo_item = '98' then 'Outros (kit)'
    when p.tipo_item = '99' then 'Outros' end as tipo_item
    ,movimenta_estoque
    ,data_ultima_movimento
    ,data_ultima_venda
    , ep.ativo
    from estoques_produtos ep
    join tipos_estoques te on te.id  = ep.tipo_estoque_id
    join produtos p on p.id = ep.produto_id
    left join marcas m on m.id = p.marca_id
    join estabelecimentos e on e.id = ep.estabelecimento_id
    join unidades_medidas um on um.id = p.unidade_medida_id
    where ep.id = ${estoque}
    

    Atenção
    Esta preferência está OBSOLETA.

    Tipo: SOURCE_CODE

    Regras

    Ajustar proprietário e detentor

    Deve ser editável os campos de proprietário e detentor conforme definido no tipo de estoque.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de estoque" do formulário "Novo"

    Ajustar query operators

    Ajusta os query operators do campo "Fornecedor".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

    Alterar a ordenação da lista

    Alterar a ordenação da lista de valores.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Bloquear estabelecimentos

    Não permitir que apresente os estabelecimentos que não são do usuário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Filtrar produtos

    Adiciona filtros especiais ao bloco:
    • Quando a tela está sendo apresentada a partir do cadastro de um produto específico, deve apresentar junto o estoque dos produtos relacionados e, caso o produto for um modelo, de todos os produtos deste modelo.
    • Caso não informado que é para apresentar os "zerados", então incluir um filtro para apresentar apenas produtos com estoque.
    • Caso filtrado por um tipo de produto agrupador, filtrar pelos tipos de produtos que são filhos deste tipo "agrupador".
    • Caso informado para apresentar apenas itens com estoque negativo, incluir filtro específico.
    • Tratar filtro "Apresentar estoque mínimo?".
    • Tratar filtro "Fornecedor". Caso informado, lista apenas produtos que sejam fornecidos por esse fornecedor, tratando os query-operators "igual a " e "é um destes".
    • Tratar filtro "Tag".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Informar produto

    Informar o produto
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Modifica tela de query

    Tratamentos para a tela de query:
    1) Alterar campo estabelecimento conforme regras do usuário
    2) Apresentar opção de filtro "Enviar para Palm" se preferência ".FILTRO_PALM" com valor padrão S.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Ocultar transferir todos

    Oculta o botão [b:Transferir todos] quando o tipo de estoque ou estabelecimento não for igual para todos os registros.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Popular estoque destino

    Popula o tipo de estoque utilizado pela função TRANSFERIR_TODOS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Transferir todos"

    Popular estoques a transferir

    Apresenta os estoques de produtos filtrados permitindo alterar a quantidade a transferir dos itens.

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Transferir todos"
    • Ao alterar campo "Selecionar estoques a transferir" do formulário "Transferir todos"

    Remover botões de insert

    Quando não informado o parametro PRODUTO_ID deve ser retirado o botão de INSERT
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Estoques"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha"

    Remover informações do produto

    Quando informado por parâmetro o produto os campos do produto/descrição deve ser ocultados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Veja também