Consulta que apresenta o saldo/estoque dos produtos com os respectivos custos no estabelecimento e tipo de estoque em uma data especifica.
Registro contendo o saldo/estoque final do produto em um dia específico no estabelecimento e tipo de estoque.
Seu principal uso é a geração do livro de estoque, livro de inventário, bloco K200 e bloco H010 e outros voltados para a escrituração fiscal/contábil do estabelecimento.
Por padrão, é informada a data de bloqueio para documentos de entrada e saída do estabelecimento na emissão desta consulta e desta forma evitar possíveis erros de lançamento/movimentação de produtos em um período já escriturado.
Para o SPED ICMS/IPI, GIA de fevereiro deve ser gerado um relatório contendo o livro de inventário do último dia do ano anterior (bloco H010). Por exemplo 31/12/2017, informado em 28/02/2018.
Para o SPED ICMS/IPI, caso a empresa esteja obrigada a informar, deve ser gerado o estoque escriturado (bloco K200) contendo os estoques do último dia do mês escriturado, por exemplo 31/01/2018.
Atenção
Antes da execução da consulta deve ser executado o procedimento de geração e atualização dos saldos através do botão [b:Gerar saldos].
Caso contrário, as informações apresentadas poderão não ser as atualizadas e corretas.
Observações:
Ao informar a data pela primeira vez serão criados os saldos para o estabelecimento e tipo de estoque.
Atenção
Não deve ser informada a data atual nesta consulta!
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
MATRIZ
FILIAL 1
FILIAL 2
CD-RS
Tipo de estoque a qual o saldo está vinculado.
Na rotina de geração dos saldos, caso não informado será gerado o saldo de todos os estoques que o estabelecimento possui registros.
Ex:
Estoque
Matéria-prima
Revenda
Em terceiros
De terceiros
Consumo
Ativo imobilizado
Ferramentas
Consignação de terceiros
Consignação em terceiros
Feiras
Para garantia
Em garantia
Data do saldo da mercadoria em estoque.
Não é aceito data igual ou superior a atual.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Nome da marca.
Ex:
COCA-COLA
PEPSI
FRUKI
Classificação do NCM para o produto
Ex:
84139190
70091000
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
Mercadoria para revenda - Produto adquirido para comercialização
Matéria-prima - A mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. A mercadoria recebida para industrialização é classificada como Tipo 01, pois não decorre do processo produtivo, mesmo que no processo de produção se produza mercadoria similar classificada como Tipo 03
Embalagem
Produto em processo - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado. No “retorno de produção”, o produto retorna (é consumido) a uma fase de produção anterior à qual ele foi gerado. Isso é uma excepcionalidade, pois o normal é o produto em processo ser consumido em uma fase de produção posterior à qual ele foi gerado, e acontece, portanto, em poucos processos produtivos
Produto acabado - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado
Subproduto - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)
Produto intermediário - Aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização
Material de uso e consumo
Ativo imobilizado
Serviços
Outros insumos
Outros (kit) - Outros produtos (kit) que não devem ser registrados nos documentos fiscais, sendo permitido somente em documentos internos.
Outros
Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.
Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).
O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
Situação atual do produto.
Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.
Identifica o proprietário do estoque de produtos.
O estabelecimento deve ser o proprietário quando definido no tipo de estoque para as propriedades igual a "Propriedade do estabelecimento e em seu poder" ou "Propriedade do estabelecimento e em posse de terceiros"
Nome completo para o proprietário
Pessoa que detém a posse do produto.
O estabelecimento deve ser o detentor quando definido no tipo de estoque para as propriedades igual a "Propriedade do estabelecimento e em seu poder" ou "Propriedade de terceiros e em posse do estabelecimento"
Nome completo do detentor
Quantidade do produto em estoque na data.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Saldo fiscal unitário médio para o produto no dia.
Valor fiscal total do produto.
Custo financeiro unitário médio para o produto no dia.
Valor financeiro total do produto.
Custo unitário atribuído manualmente para fins de fechamento contábil sendo, por padrão, igual ao custo fiscal.
Quando informado substitui o valor de custo fiscal.
Localizações (endereços) do produto nos estoques do estabelecimento do saldo.
Estoque deve ser informado no registro de inventário do SPED.
Valor total do custo utilizado para o rateio entre os itens.
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Gerar os saldos de estoque do estabelecimento na data informada. Serão atualizados os saldos dos produtos em todos os tipos de estoque caso não seja informado o tipo de estoque.