Consulta dos movimentos de estoque para auditar a composição do respectivo custo, bem como reprocessar os custos dos movimentos para ajuste do valor do estoque.
Campos:
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
MATRIZ
FILIAL 1
FILIAL 2
CD-RS
Nome dado para o tipo de estoque.
Ex:
Estoque
Matéria-prima
Revenda
Em terceiros
De terceiros
Consumo
Ativo imobilizado
Ferramentas
Consignação de terceiros
Consignação em terceiros
Feiras
Para garantia
Em garantia
Data do movimento do produto no estoque.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Nome da marca.
Ex:
COCA-COLA
PEPSI
FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Texto livre para descrever o tipo de produto.
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
Mercadoria para revenda - Produto adquirido para comercialização
Matéria-prima - A mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. A mercadoria recebida para industrialização é classificada como Tipo 01, pois não decorre do processo produtivo, mesmo que no processo de produção se produza mercadoria similar classificada como Tipo 03
Embalagem
Produto em processo - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado. No “retorno de produção”, o produto retorna (é consumido) a uma fase de produção anterior à qual ele foi gerado. Isso é uma excepcionalidade, pois o normal é o produto em processo ser consumido em uma fase de produção posterior à qual ele foi gerado, e acontece, portanto, em poucos processos produtivos
Produto acabado - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado
Subproduto - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)
Produto intermediário - Aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização
Material de uso e consumo
Ativo imobilizado
Serviços
Outros insumos
Outros (kit) - Outros produtos (kit) que não devem ser registrados nos documentos fiscais, sendo permitido somente em documentos internos.
Outros
Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.
Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).
O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
Nome dado para identificar o tipo de movimentação de estoque.
Identifica a operação do tipo da movimentação do estoque.
Entrada - Define tipo do movimento como entrada.
Saída - Define tipo do movimento como saída.
Nula - Indica que a movimentação não representa uma mudança na quantidade física de estoque.
Este tipo de movimentação é utilizado apenas para gerar históricos internos que devem ser apresentados juntamente com os extratos dos produtos, como por exemplo, mudança na localização e ou responsável de uma unidade de produto.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Quantidade do estoque movimentada.
Quantidade que ficou em estoque no estabelecimento, logo após a movimentação.
Esta quantidade é calculada pela quantidade acumulada do movimento anterior somado ou subtraído da quantidade deste movimento, independente do tipo de estoque.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
Hint para o grupo.
Custo fiscal unitário da mercadoria, apenas utilizando os valores fiscais da mercadoria.
Custo fiscal unitário da mercadoria, apenas utilizando os valores fiscais da mercadoria, mas não sendo considerado o crédito de ICMS (se houver)
Custo de aquisição unitário da mercadoria considerando valores financeiros como p.ex.: descontos financeiros, acréscimos financeiros.
Definição contábil:
A soma do preço de compra de um bem com os gastos suportados direta ou indiretamente para colocá-lo em condição de uso.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
Hint para o grupo.
Indica como o custo do movimento é calculado.
Apurado no documento - O custo utilizado é o que está calculado no item do documento vinculado. Em documentos de compra será igual ao custo de aquisição do mesmo. Em notas de devolução será igual ao custo utilizado no respectivo documento que deu origem à operação que está sendo devolvida agora.
Médio - O custo é calculado através do custo médio do produto no momento do movimento.
FIFO - O custo é calculado usando a regra "Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair".
NÃO USAR - NÃO USAR!!!! DEVE UTILIZAR O CUSTO DO APURADO DO DOCUMENTO, QUE POR SUA VEZ, DEVE SER IGUAL AO DO DOCUMENTO REFERENCIADO.
Antigo custo apurado no documento referenciado.
Setado - Indica que o custo é setado manualmente no movimento - Utilizado APENAS em compensação de custo do estoque.
Custo unitário do movimento.
Custo fiscal total que este movimento agregou ou retirou no estoque.
Este valor é calculado de acordo com o que estiver definido no atributo Cálculo do custo no respectivo tipo de movimentação de estoque.
Custo fiscal acumulado para este estoque logo após este movimento (custo fiscal total anterior + custo fiscal total do movimento).
Custo fiscal médio para este produto após a realização deste movimento calculado pelo custo fiscal acumulado dividido pelo saldo do estoque no movimento.
Caso o saldo do estoque no movimento seja zero será mantido o custo fiscal médio do movimento anterior a este movimento.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
Hint para o grupo.
Custom de aquisição unitário deste movimento. Formado pelo custo de aquisição total dividido pela quantidade.
Custo financeiro total que este movimento agregou ou retirou do valor financeiro do estoque.
Este valor é calculado de acordo com o que estiver definido no atributo Cálculo do custo no respectivo tipo de movimentação de estoque.
Custo financeiro acumulado para este estoque logo após este movimento (custo financeiro total anterior + custo financeiro total do movimento).
Custo financeiro médio para este produto após a realização deste movimento calculado pelo custo financeiro acumulado dividido pelo saldo do estoque no movimento.
Caso o saldo do estoque no movimento seja zero será mantido o custo financeiro médio do movimento anterior a este movimento.
Quantidade física em estoque que ainda não foi utilizada. Este atributo é utilizado quando o controle de custo do estoque é calculado através do procedimento FIFO. Neste caso, todas as entradas no estoque populam este valor com a mesma quantidade do movimento e, posteriormente, as saídas de estoque irão consumir quantidades deste saldo até que ele seja zerado.
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo
Listar
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Reprocessa os movimentos de estoque para atualizar os respectivos saldos. Topo
Planilha eletrônica
Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZ
COCA-COLA
Mercadoria para revenda
Modelo
Apurado no documento
FILIAL 1
PEPSI
Matéria-prima
Produto
Médio
FILIAL 2
FRUKI
Embalagem
Variação
FIFO
CD-RS
COCA-COLA
Produto em processo
Embalagem
NÃO USAR
Regras
Apresentar informações do movimento
Apresentar informações do movimento, por exemplo nota, pedido, etc. Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"