Relatório para realização de contagem para inventário do estoque de um estabelecimento.
Campos:
Local (estabelecimento) no qual o estoque do produto é gerenciado.
Atenção
Quando for filtrado "estabelecimento igual a" na pesquisa, o relatório PDF apresentará o nome do estabelecimento informado no filtro. Caso o filtro seja diferente de "igual a", será apresentado o nome do estabelecimento padrão do usuário (o que é o padrão para todos os relatórios).
Ex:
MATRIZ
FILIAL 1
FILIAL 2
CD-RS
Nome dado para o tipo de estoque.
Ex:
Estoque
Matéria-prima
Revenda
Em terceiros
De terceiros
Consumo
Ativo imobilizado
Ferramentas
Consignação de terceiros
Consignação em terceiros
Feiras
Para garantia
Em garantia
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Classificação/curva ABC dada para informar a importância do produto no cenário de vendas.
Apresenta a classificação informada no cadastro por estabelecimento, caso não tenha informado apresenta a classificação genérica do produto.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Categoria principal do produto.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Nome da marca.
Ex:
COCA-COLA
PEPSI
FRUKI
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Referencia do fornecedor
Localizações (endereços) do produto nos estoques do estabelecimento padrão da sessão do usuário.
Estoque do produto (físico ou disponível) conforme informado no campo "Apresentar estoque" na tela de filtros.
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo texto.
Propriedades (format)
text-transform
uppercase: Transforma o texto para letras maiusculas
lowercase: Transforma o texto para letras minúsculas
capitalize: Primeiras letras em maiúscula
ascii7: Ajusta acentos, cedilhas e outros caracteres especiais para caracteres básicos
trim: Remove espaços extras no início e no fim do texto.
ellipsis-in
Indica que deve apresentar apenas "N" primeiros caracteres. Se existir um quarto caractere, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado
ellipsis-at
Indica que deve apresentar todos os caracteres até o caractere incluído como parâmetro. Se o caractere informado não for encontrado, então mostra todo o conteúdo. Se ocorrer algum caractere depois, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado.
OBS: Se ambas propriedades forem utilizadas ao mesmo tempo, apresenta até o caractere "X" limitando a "N" caracteres.
validações
accept-digit:S/N = define se aceita ou não digitos
accept-alpha:S/N = define se aceita caracteres alfabeticos
accept-special:S/N = define se aceita caracteres especiais
min-length: = define a quantidade minima de caracteres
max-length: = define a quantidade maxima de caracteres
Código de produto inicial para relatório.
Produto final para pesquisa
Situação atual do produto.
Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.
Permite definir qual estoque deve ser apresentado na impressão PDF ou planilha.
Esta opção não reflete na listagem.
Disponível
Não apresentar
Real
Valor padrão: R
Recebe o valor "S" ou "N". Na interface é representado por um check-box que quando selecionado representa o valor "S".
Nas telas de query, a interface utiliza uma pop-list com as opções "Sim", "Não" e em branco (nulo).
Propriedades (format)
label-suffix
Quando informado "label-suffix:true", o label aparece no lugar do sufixo, ou seja, após o check-box. Por padrão, o label aparece sempre à esquerda do check-box.
multi-row-check
Quando informado "multi-row-check:true", define que em telas Multi Row terá um "checkbox" no top da lista onde é possível marcar e desmarcar todos campos correspondentes.
Define a ordenação para exibição do relatório
Descrição + Descrição detalhada
Produto
Referência do fabricante
Marca + Referência
Localização + Descrição do produto
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
Mercadoria para revenda - Produto adquirido para comercialização
Matéria-prima - A mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. A mercadoria recebida para industrialização é classificada como Tipo 01, pois não decorre do processo produtivo, mesmo que no processo de produção se produza mercadoria similar classificada como Tipo 03
Embalagem
Produto em processo - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado. No “retorno de produção”, o produto retorna (é consumido) a uma fase de produção anterior à qual ele foi gerado. Isso é uma excepcionalidade, pois o normal é o produto em processo ser consumido em uma fase de produção posterior à qual ele foi gerado, e acontece, portanto, em poucos processos produtivos
Produto acabado - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado
Subproduto - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)
Produto intermediário - Aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização
Material de uso e consumo
Ativo imobilizado
Serviços
Outros insumos
Outros (kit) - Outros produtos (kit) que não devem ser registrados nos documentos fiscais, sendo permitido somente em documentos internos.
Outros
Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.
Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).
O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
Quando for filtrado "estabelecimento igual a" na pesquisa, este relatório apresentará o nome do estabelecimento informado no filtro. Caso o filtro seja diferente de "igual a", será apresentado o nome do estabelecimento padrão do usuário (o que é o padrão para todos os relatórios).
Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Alterar a pesquisa conforme produto inicial e final informados. Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha eletrônica"
Antes de apresentar uma tela formulário "Relatório em Matricial"
Antes de apresentar uma tela formulário "Relatório em PDF"
Estoque disponível
Apresentar o estoque disponível do produto Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"
Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório em Matricial"
Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório em PDF"
Informar estabelecimento filtrado no PDF
Quando o filtro de estabelecimento for "igual a", o relatório PDF apresentará o estabelecimento informado. Caso seja outro query operator, será apresentado o estabelecimento padrão do usuário. Eventos que disparam esta regra:
Antes de executar o relatório formulário "Relatório em PDF"
Modificar a ordenação
Modificar a ordenação da lista conforme preferencia do sistema. Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha eletrônica"
Antes de apresentar uma tela formulário "Relatório em Matricial"
Antes de apresentar uma tela formulário "Relatório em PDF"
Montar interface para pesquisa
Montar interface para pesquisa.
Apresentar somente estabelecimentos do usuário.
Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"