Informar o usuário e senha, se não estiver logado.
Clicar no botão "Baixar atualizações".
Observar a informação apresentada no campo "Atualizações:" da tela e:
Caso esteja informado "Baixando atualizações...", clicar no botão "Refresh" para atualização das informações na tela.
Caso esteja informado "Não é necessário atualizar.", a versão do sistema está atualizada e não será necessário realizar a atualização da versão.
Caso esteja informado "Atualização x.x.xxxx disponível", executar os procedimentos a seguir.
Clicar no botão "Aplicar atualização". Em alguns segundos o sistema estará liberado e atualizado. Será necessário efetuar o login novamente como super-usuário para dar continuidade aos procedimentos de atualização do sistema. Será apresentada novamente a interface About com a situação atualizada do sistema. Prosseguir com os procedimentos a seguir, caso estiver informado "Não é necessário atualizar." no campo "Atualizações:" .
Desmarcar a opção de "Drop columns" e clicar no botão "Diagnosticar schema".
Caso existam modificações no modelo de dados, será apresentada uma lista de comandos SQL que devem ser aplicados no banco de dados. É aconselhado realizar um backup antes de qualquer operação no banco de dados.
Em uma nova janela ou aba do browser, executar os comandos SQL apresentados no item acima através da interface UtlDbSql (Executor de SQL e DML).
Retornar à janela ou aba do browser onde foi executado o UtlDbSchema, clicar no botão "Voltar", clicar no botão "Diagnosticar schema" para verificar novamente se ainda existem modificações a serem aplicadas no banco de dados e caso existam, aplicá-las através do UtlDbSql.
O sistema está atualizado para a nova versão, caso não ocorram erros nos procedimentos acima.
Para forçar uma versão específica
Caso seja necessário forçar uma versão específica para o cliente, basta cadastrar a preferência APP.FORCE_VERSION com o número da versão desejado.
Precisa reiniciar?
No caso do PDV, será necessário reiniciar o tomcat porque as bibliotecas de comunicação com o ECF ficam na memória e não permitem que sejam utilizadas na nova instância até que o tomcat seja reiniciado.
No caso das demais aplicações, a atualização pelo About consome uma parte da memória PERM que o tomcat não consegue desalocar, aumentando o risco de ocorrer um erro OutOfMemory Perm Gen. O ELIGO precisa em torno de 100MB de memória PERM. Então se houver muito mais do que isso disponível, não é necessário reiniciar.
Para saber o quanto de memória PERM temos disponível, consulte a tela
http://.../ELIGO/ctr/Notification/info
Na tabela apresentada, procurar pelas informações de memória PERM:
Key
Value
MEMORY_CMS_PERM_GEN
41%, init=20MB, used=424MB, max=1024MB
Neste exemplo, estão disponíveis 600MB (1024MB - 424MB) de PERM e não é necessário reiniciar o Tomcat.