Gestão de pedidos

Como configurar quais os planos de pagamento serão apresentados nas telas de orçamentos, pedidos, ordens de serviço e emissão de documentos?

PEDIDOS.FAQ-12279
A definição de quais os planos de pagamento serão apresentados nas telas (ver relação de telas abaixo) é feita a partir da preferência ERP.FORMA_PAGAMENTO_FILTRO informada no Preferências, onde
Se o valor da preferência ERP.FORMA_PAGAMENTO_FILTRO for alterado para S, é necessário revisar todos os cadastros de clientes, liberando os planos de pagamento que poderão ser utilizados por cada cliente.


Caso seja aplicada uma lista de preços "promocional" (ver Cadastro de Listas de preços e Empresas e Estabelecimentos) serão apresentados somente os planos de pagamento informados na preferência ERP.PRAZO_PAGAMENTO_PADROES configurada na Preferências.
Exemplo de valores que podem ser informados na preferência ERP.PRAZO_PAGAMENTO_PADROES.
A VISTA
A VISTA CHEQUE
7 DD
Estes planos de pagamento devem ser informados exatamente como estão informados no Planos de pagamento.

Esta preferência é utilizada nas seguintes telas


Para que seja obrigatório informar o plano de pagamento nas telas deve-se marcar com Sim a opção Plano de pagamento obrigatório? no Estabelecimentos.
Esta definição é opcional e deve ser configurada para cada estabelecimento cadastrado no sistema.


Telas onde os planos de pagamento são apresentados e tem as funcionalidades definidas anteriomente:


Observações sobre o "conceito de cliente"

O "conceito do cliente" informado no Clientes é "informativo" para o usuário nas operações comerciais (orçamentos e pedidos), ou seja, apresenta uma mensagem informando qual o conceito do cliente no momento do cadastro do orçamento/pedido e o bloqueio destas operações (inclusão de pedidos) para clientes com conceito marcado com "bloqueio de vendas" (definido no Conceitos de clientes).
Os conceitos são "cadastráveis" no sistema e não são "fixos", sendo administrados pelos usuários do sistema.
Não existe vinculação entre o conceito do cliente e os planos de pagamento, portanto, mesmo que o conceito do cliente esteja "cadastrado" como SOMENTE A VISTA e no cadastro do cliente não estiver explicitamente indicado somente esta condição de pagamento, serão apresentadas todas as condições de pagamento disponíveis e ativas no sistema no momento da venda.