Administração do sistema
Como customizar quais campos e em qual ordem são apresentados em uma tela ou planilha ou relatório PDF em formato de lista?
RT.FAQ-13426
Existem algumas situações onde se deseja configurar os campos utilizados em uma interface de forma customizada para determinados usuários (p.ex.: tela de pedidos de venda para usuários vendedores com conjunto de campos reduzidos na interface de inclusão de pedidos).
A T2 permite que sejam configuradas preferências que define a ordem com que os campos são apresentados nas interfaces, bem como quais campos são apresentados.
Estas preferências também permite que se exclua alguns campos da tela.
Situações onde é conveniente alterar a ordem com que os campos aparecem em uma determinada tela:
- Telas de query onde um determinado cliente utiliza um determinado filtro com muita frequência.
- Telas de listagem (func LIST) onde algumas informações são mais importante do que outras.
- Planilhas,
- PDFs.
- Etc.
Para utilizar este recurso é necessário configurar manualmente a preferência "SISTEMA.INTERFACE.FEATURE.ITEMS".
Esta preferência poderá ser definida com a lista de campos desejados separados por vírgulas.
Caso se deseje apenas excluir determinados campos e manter a ordem original de apresentação dos mesmos, basta iniciar a preferência com o caractere "-".
Os campos serão apresentados conforme a ordem informada na preferência.
Caso se deseje incluir algum campo existente no bloco, mas que normalmente não está visível em uma feature, basta iniciar a preferência com o caractere "+". Os campos serão adicionado no final do formulário na ordem com que forem informados.
Exemplos:
- Excluir apenas o campo OBSERVACOES da interface Ocorrências:
PROJET.CAD_OCORRENCIAS.SHEET.ITEMS=-OBSERVACOES
- Definir quais campos aparecem e em que ordem:
PROJET.CAD_OCORRENCIAS.SHEET.ITEMS=TITULO,PROJETO,REPONSAVEL,ATIVIDADE
- Incluir as dimensões na tela de filtro do cadastro de Produtos.
PROD.CAD_PRODUTOS.QUERY.ITEMS=+DIMENSOES_PRODUTO_ALTURA,DIMENSOES_PRODUTO_COMPRIMENTO,DIMENSOES_PRODUTO_LARGURA
O nome da preferência deve ser o nome global da funcionalidade acrescido de ".ITEMS" e o seu valor deve ser composto pela lista de campos que desejados separados por vírgulas. Os nomes dos campos deve obedecer os nomes dos itens que podem ser consultados através das Configurações das interfaces do sistema.
Observações:
- Campos do formulário que sejam obrigatórios deverão estar presentes. Campos requeridos que não sejam configurado na preferência, serão automaticamente incluídos no final do mesmo.
- Este recurso poderá ser utilizado também em conteúdos apresentados no Dashboard através da passagem do parâmetro Z_ITEMS, que, caso informado, se sobrepõe ao valor configurado na preferência.
- Por enquanto, este recurso não deve ser utilizado em formulários de entrada de dados (INSERT, UPDATE, etc.).
- Em telas de entrada de dados, o sistema não permite que se exclua campos obrigatórios. Por isso, mesmo que seja configurado para não informar um determinado campo, ele continuará sendo apresentado no formulário logo após os campos configurados pela preferência.