Antes de começar a pensar na integração é importantíssimo fazer o mapeamento das categorias que seus produtos irão ser vinculadas. Esse mapeamento é feito pela interface Tipos de categorias de produtos.
Dica
As categorias são o coração da integração junto ao Mercado Livre, então, é importante que esse cadastro seja o mais próximo das categorias que iriam vincular os produtos no Mercado Livre.
Por ex:
[img:nova-categoria]
Logo após salvar a categoria com o campo "Categoria Mercado Livre" preenchida, deve-se clicar no [b:Sincronizar API], para que o sistema busque todas informações dessa categoria no Mercado Livre, como perfil e características para seu produto.
Produtos
Com as categorias todas mapeadas, próximo passo é configurar os produtos/anúncios.
Atenção
Para um produto ser válido para o mercado livre é preciso associar esse produto a alguma categoria criada acima, e marcar a mesma como "Principal".
Por ex:
[img:produto-categoria]
Caso a categoria não esteja aparecendo como uma Guia no cadastro de produto, deve-se clicar na engrenagem no final das Guias, depois, marcar CATG - Categorias e salvar.
Logo depois de associar a a categoria ao produto, irá aparecer alguns campos novos vindo do Mercado Livre, por ex:
[img:caracteristicas]
Dica
É importante preencher esses campos para melhorar o rankeamento do seu anuncio.
Preço
Para um produto efetivamente ser enviado para o Mercado Livre o mesmo precisa ter preço válido na lista de preços associada ao Sistemas externos. Assim que inserido o preço o sistema tentará enviar o produto.
Caso o Mercado Livre não aceite o anuncio por qualquer motivo o mesmo será mostrado imediatamente na tela.
Imagens
A imagens enviadas para o Mercado Livre são as registradas na Guia "Anexos" e com o tipo de Anexo "FOTO", todas outras serão ignoradas.
Recomendações para subir imagens do proprio Mercado Libre:
As imagens RGB são melhores que as CMYK.
Carregue imagens de 1200 x 1200 px. Se forem muito grandes, editaremos para que mantenham o tamanho mencionado.
O tamanho máximo aceito é 1920 x 1920 px (versão F) e o mínimo é 40 x 40 px (versão M). Se a imagem tiver maior resolução, será redimencionada a versão F.
Se tiver tamanho menor ao mínimo, ficará com o mesmo tamanho (não a deixaremos maior).
Se o lado da imagem for maior a 800 px, ativaremos um widget de zoom para que quando os compradores passem o mouse sobre a imagem possam vê-la em primeiro plano.
Você pode carregar imagens de até 10 MB nos seguintes formatos: JPG, JPEG, PNG
Tipo de anúncio
Hoje o tipo de anúncio "Free, Premium e etc" é definido no Sistemas externos e repassado para todos os anúncios.