Administração do sistema
Como ordenar as listas apresentadas no sistema?
RT.FAQ-143894
Ao executar uma pesquisa dos registros em uma tela do sistema, é apresentada uma tabela contendo um registro por linha e com os atributos (campos) destes registros organizados em colunas.
Os registros são ordenados com um critério padrão pré-definido que pode ser alterado pelo usuário a qualquer momento.
Para saber o que o sistema está usando como critério de ordenação, veja na primeira linha, onde aparecem os títulos dos campos, se existem campo com o ícone [icon:sort-up] ou [icon:sort-down], signinica que a coluna está sendo usada como chave de ordenação no modo ascendente ou descendente respectivamente.
Para alterar a ordenação, basta clicar no campo desejado. O primeiro click irá ordenar de forma ascendente (do menor para o maior). Um click sobre uma coluna que já está sendo ordenada irá inverter a ordem para descendente (do maior para o menor).
Quando for necessário incluir uma segunda chave de ordenação, deve-se clicar no segundo campo mantendo a tecla SHIFT pressionada.
Ao fazer isso, ambos os campos estarão apresentando um ícone de ordenação.
Exemplo:
- Numa listagem de pedidos, o usuário gostaria de listar os pedidos por data de emissão e, para os pedidos emitidos na mesma data ordenar por nome do cliente. Para fazer isso, clique no título da "Data de emissão" e depois clique em "Nome do cliente" mantendo a tecla shift pressionada.
Ver também:
- (faq:10898; Como usar as interfaces do sistema)