Administração de impressoras disponíveis para o servidor
Como diagnosticar problemas de impressão usando o CUPS?
IMPRES.FAQ-41212
Acessar o painel de administração web do CUPS ( http://ip-do-servidor:631 ).
Acessar "Administration" > "Manage printers" e clicar na impressora que se deseja verificar.
Problemas comuns:
- A impressora está ligada a uma estação que o IP mudou. Neste caso, use o smbtree para descobrir o nome da estação e nmblookup para descobrir o IP da mesma.
- Conflito no SAMBA ou CUPS - Reiniciar os serviços.
- NT_STATUS_IO_TIMEOUT
- Reiniciar o samba e o cups
service samba restart
service cups restart
- Resumir a impressora pelo painel de administração ou por linha de comando:
cupsenable printer
Ferramentas de apoio
Para listar todos os compartilhamentos disponíveis para a rede Windows, pode-se acessar o servidor por ssh e digitar:
smbtree
Para descobrir o IP a partir do nome da estação
nmblookup NOME_DA_ESTACAO
Listar recursos compartilhados por uma máquina
smbclient -L IP_DA_MAQUINA
Reiniciar o SAMBA/CUPS
service samba restart
service cups restart