Runtime
Boas práticas no uso de mensages instantâneas
RT.FAQ-48498
Este artigo tem como objetivo orientar o uso adequado de mensagens instantâneas (Chat, WhatsApp, etc.)
- Envie mensagens completas.
- Evite quebrar a mensagem em várias mensagens.
- Cada mensagem interrompe desnecessariamente o destinatário.
O Whatsapp é quase uma unanimidade como aplicativo de comunicação instantânea e quem o utiliza participa de pelo menos um grupo. Aí que vem o problema, nem sempre os participantes do grupo tem bom senso, com isto o que deveria ser um ambiente de troca de informações se transforma em uma fonte de perturbação.
Vamos conhecer algumas dicas e boas práticas no uso dos grupos de WhatsApp.
A não ser que você saiba que os integrantes do grupo ficam acordados na madrugada, ou acordam muito cedo, respeite o horário comercial para as postagens. Assim, se você acordou as 4:30 da manha para nadar, correr ou pedalar não precisa dar bom dia para todos afinal a maioria dos integrantes do grupo ainda devem estar dormindo. Ahh sim, você não é obrigado a dar bom dia todos os dias do ano e nem as outras pessoas a responder. Este tipo de postagem só aumenta o tráfego e o gasto com as franquias de dados de todos.
Antes de publicar qualquer mensagem no grupo avalie se o conteúdo é de interesse da maioria dos integrantes do grupo. Caso não seja dê preferência as mensagens diretas os destinatários.
As mensagens de áudio são muito simples de se enviar mas as use com moderação pois nem todos podem ouvi-las na mesma hora pois podem estar em reunião, restaurante ou outro local público. Sempre que possível dê preferência a mensagens de texto pois estas são mais discretas e podem ser lidas em praticamente qualquer local.
Os emojis, aquelas figurinhas que podem ser incluídas no texto, são legais e reforçam o significado da mensagem que você está enviando. O problema aparece quando você exagera, a partir daí ao invés de facilitar o entendimento você complica a interpretação da mensagem.
Tenha cuidado ao enviar imagens de conteúdo duvidoso ou preconceituoso para a lista. Isto pode constranger ou ofender alguns participantes. Esta prática pode fazer com que alguns integrantes deixem o grupo ou podem até mesmo trazer problemas para você.
É comum recebermos correntes, pedidos de ajuda e outras mensagens motivacionais por Whatsapp, evite republicar estas mensagens nos grupos. Isto só polui a lista desviando a atenção das discussões. Se você acha que a republicação é realmente necessária cheque antes a veracidade da fonte e da mensagem para evitar espalhar conteúdo falso.
As mensagens devem ser escritas como um texto normal utilizando-se letras minúsculas e maiúsculas. Escrever uma mensagem utilizando apenas letras maiúsculas equivale a gritar com seu interlocutor. Esta dica vale para o Whatsapp, e-mail e outras redes sociais.
O mais importante. Antes de postar ative o bom senso e verifique se a mensagem vai ser útil para a maioria dos integrantes. Se não for não mande.
Boas práticas
O uso do WhatsApp sem dúvida facilita a comunicação organizacional e pode ajudar a extender a rede de networking. No entanto, o alto grau de interatividade pode acabar sendo prejudicial ao trabalho, atrapalhando a concentração e diminuindo a produtividade. Veja aqui algumas regras gerais de etiqueta para o uso da ferramenta em uso corporativo:
Não exija ou presuma que todos usam o WhatsApp.
É de bom tom sempre perguntar primeiro se o seu cliente, prestador de serviços, parceiro comercial ou funcionário deseja usar a ferramenta. Como empresário ou empresa, você pode sugerir a troca de informações através do WhatsApp, no entanto, nunca exija.
E, se houver acordo comum para uso do app, esclareça de antemão as regras e implicações para sua utilização. Dessa forma, se evitam futuros conflitos e desconfortos.
Não espere resposta imediata
Resposta imediata no WhatsApp não é sinônimo de comprometimento com o trabalho. Na verdade às vezes pode significar o contrário, pois, por se sentir na obrigação de responder, as pessoas se tornam menos produtivas e mais distraídas. Não seja e não espere que ninguém seja escravo do app.
“Uma grande vantagem do WhatsApp é que você consegue saber se a pessoa leu a mensagem na hora”, diz Renato Alves. No entanto, o corretor relata também o lado ruim disso: “às vezes estou em reunião e leio rapidamente uma mensagem que recebi, e as pessoas esperam que responda automaticamente, mas naquele momento não posso, e muitos não entendem”, diz ele.
Além disso, uma outra problemática que profissionais relatam é a exigência de clientes em receberem respostas fora de seu horário de trabalho. Dependendo na natureza da transação, pode, sim haver trocas de mensagens além das horas comerciais, no entanto é muito importante que todos esses detalhes sejam acordados anteriormente, para evitar desconfortos na relação profissional.
WhatsApp não substituI email
“Alguns clientes querem conversar por WhatsApp, ao invés de email, mas nem sempre dá. Geralmente, se a pessoa entrar em contato pelo app, converso por ali e depois transfiro para o email”, diz Renato Alves.
O WhatsApp, de forma geral, é útil porque permite uma comunicação casual, como uma conversa, quando as pessoas não estão frente à frente. Por isso, no caso de transações internacionais, ele facilitou e agilizou muito os processos. No entanto, não se pode esquecer que o email é hoje a forma de troca de informações mais profissional que existe, além de permitir um armazenamento de histórico e informações mais organizado. De forma geral, devem apenas se trocar informações curtas e imediatas pelo WhatsApp e seguir o contato por email.
13 coisas que você nunca deve fazer em grupos de WhatsApp
O que parecia ser a solução dos problemas para quem tem uma vida agitada, longe da família e com equipes de trabalho muito grandes, os grupos de WhatsApp têm, em sua maioria, se tornado verdadeiros karmas para os usuários do aplicativo. Mensagens que não acabam mais, fotos e mais fotos que lotam os arquivos dos celulares e os áudios e vídeos mais desnecessários estão entre as principais reclamações.
Para evitar constrangimentos, brigas sérias e até mesmo aquela mágica do “silenciar grupo”, reunimos no Dia Internacional da Família 13 dicas de etiquetas indispensáveis para você ser agradável, inspirador e educado com seus conhecidos. Veja abaixo e não se esqueça da máxima de Confúcio: “não faça aos outros, o que você não quer que seja feito a você.”
1 – Você já viu anjos e cachorros fofos falando bom dia? Então, por que manda todos os dias um desses? Respeite o horário comercial, chega de mensagem motivacional às 5h da manhã.
2 – Refletir é sempre bom! Pense duas vezes antes de mandar uma mensagem no grupo. Se não interessar ou envolver, pelo menos, metade do grupo, mande no particular. Não deixe constrangido um membro ao perguntar algo específico. E se mesmo assim, alguém o fizer, não seja inconveniente de se intrometer no assunto.
3 – Corrente? Só se for de ouro! Você conhece alguém que ficou rico, morreu ou encontrou o amor da sua vida em três dias só com aquelas mensagens que viralizam pelas redes sociais? Então pronto, não precisa mandar!
4 – Só mande gravações de voz em último caso. Você gostaria de apertar o play e uma brincadeira ecoasse do seu telefone no meio do seu trabalho? Então, por que você faz isso com os outros?
5 – As orações foram criadas para serem usadas. Se você é daqueles que mandam uma palavra por mensagem, saiba que a culpa do “silenciar grupo” é toda sua, além, claro, de acabar com a bateria do celular dos outros integrantes.
6 – Exagero de emoji, sério? Quantos anos você tem?
7 – Novos aplicativos, velhos costumes: Caps Lock só é aceitável se você realmente quiser enfatizar ou gritar com alguém. Caso contrário, a caixa baixa se faz necessário e bem mais elegante.
8 – “Eu vi que você leu e não respondeu”. Esta é uma frase que não pode aparecer nunca em seu vocabulário. Você não está do outro lado do celular para saber o que está acontecendo com a pessoa. Cobrar respostas não é nada elegante.
9 – Nick estranho ou duvidoso são totalmente descartáveis. Ninguém é obrigado a descobrir quem está falando.
10 – Cada vez mais frequente nos ambientes profissionais, o Whatsapp pode ser uma arma se você não tomar cuidado com a sua foto. Aquela foto antes da balada, ou mesmo aquela depois, já na padaria às seis da manhã, podem ser ignoradas. Invista em fotos mais neutras, menos comprometedoras para a sua imagem.
11 – Todo bom grupo tem o engraçadinho dos “pornôs”. Nunca seja essa pessoa, isso não é legal e ainda constrange os outros participantes.
12 – Fotos fortes, como de acidentes e pessoas decapitadas, são de extrema deselegância. Não se esqueça de que elas são de tragédias, não há motivo para compartilhar.
13 – Nunca compartilhe mensagens religiosas, bênçãos do Papa, do preto velho e do pastor. Religião e política são temas que não devem ser discutidos e sempre serem respeitados.
Blog do BG: http://blogdobg.com.br/13-coisas-que-voce-nunca-deve-fazer-em-grupos-de-whatsapp/#ixzz3vo00xYnw