Financeiro

Como incluir retenção de impostos em uma negociação?

FINANC.FAQ-54117
No processo de negociação é permitido gerar títulos com a retenção de impostos (IR). Este tipo de retenção é característico de cenários como a cobrança de comissões (ou outros serviços) que vão sendo coletadas ao longo de um período através de títulos a receber e que em um determinado momento são negociadas para serem cobradas em um único compromisso financeiro.

Para fazer isso, proceda da seguinte forma:

Criar um histórico de retenção

Isso somente será necessário se for desejado que o título seja criado com o valor bruto seguido de uma retenção de forma que o saldo do mesmo seja o valor líquido.
Caso ainda não exista um histórico para este fim, acesse a interface Históricos para movimentos financeiros e crie o histórico (para títulos a receber).
Este histórico deverá ser:

Vincular o histórico a uma conta gerencial para cada estabelecimento

Para configurar a conta gerencial a ser utilizada para o histórico de retenção, acesse a guia "Gerencial" nas configurações do estabelecimento e insira um registro informando o histórico e a respectiva conta gerencial. Ver Contas gerenciais dos históricos por estabelecimento.

Configurar o tipo de negociação

Para permitir a retenção de IR, será necessário configurar o respectivo tipo de negociação. Acesse a interface Tipos de negociações de títulos e ajuste os campos conforme explicado abaixo.



Negociação dos título

Quando o tipo de negociação permitir reter IR, então o usuário poderá informar uma alíquota. Caso informada, os respectivos títulos irão considerar a retenção (ou gerando o título já com o valor líquido, ou gerando o título com o valor bruto e inserindo um histórico de retenção de forma que o saldo do título fique com o valor líquido do mesmo).

Atenção
Atualmente, o sistema está permitindo reter apenas IR. Caso seja necessário reter algum outro tipo de imposto, favor entrar em contato com a equipe de desenvolvimento do Eligo.